sexta-feira, 29 de setembro de 2023

General Girão vai depor na Polícia Federal

Marco temporal: bem mais feio do que parece

Ilustração: Jaguatirika/ Portal de Saberes
Por Bepe Damasco, em seu blog:


Pouca gente prestou atenção nos "contrabandos" legislativos do projeto aprovado pelo Senado que, afrontando decisão do STF, instituiu o marco temporal.

Entre outras barbaridades, os senadores, referendando, na íntegra, o texto vindo da Câmara dos Deputados, decidiram:

- Permitir o contato com os indígenas isolados, expondo-os a doenças.

- Retomar territórios demarcados, em casos de "aculturamento", ou seja, quando, na visão dos governantes, os indígenas deixarem de viver como indígenas.

- Dispensar consulta prévia aos indígenas para construir rodovias, ferrovias, hidrelétricas e instalações militares.

- Vedar a ampliação das reservas impedindo a correção de injustiças cometidas no passado.

Bolsonarismo à moda canadense

Assista e divulgue
Por Jair de Souza

Fiz questão de traduzir ao português e legendar o vídeo deste link (https://youtu.be/LOWoOVizmag) por ver nele a repetição no Canadá de algo que presenciamos há pouco em nosso próprio país.

No intuito de encurralar o novo governo que o tinha derrotado nas urnas, os bolsonaristas tomaram o rumo das atividades de sabotagem, de terrorismo e, para culminar o processo, de golpe de Estado. Infelizmente para eles, tudo deu errado e o bolsonarismo se viu derrotado em todas as instâncias.

Porém, os incansáveis defensores dessa ideologia de extremíssima direita em nosso parlamento não se deram por vencidos, e continuaram buscando maneiras de reverter o curso da história. Uma das possibilidades que lhes pareceu apropriada foi usar as comissões parlamentares de inquérito para, através da habilidade de seus defensores naqueles espaços, livrar a cara de seus dirigentes das acusações fundamentadas e evidenciadas de serem eles os grandes responsáveis por toda a mazela, destruição e afrontas à Constituição que estavam sendo cometidas.

A volta do Brasil ao mundo

General Girão vai depor na Polícia Federal

Charge: Miguel Paiva
Por Altamiro Borges


O deputado federal General Girão (PL-RN), famoso por suas bravatas fascistoides, ainda vai pagar pela língua destrambelhada. Nesta semana, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a Polícia Federal a ouvir o fascista no âmbito do inquérito que investiga as ações terroristas do 8 de janeiro em Brasília.

Segundo postagem do site Metrópoles, “Moraes abriu inquérito para apurar se o deputado incitou os atos golpistas depois de um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR). O ministro também solicitou uma investigação para verificar se o político cometeu crime contra o Estado Democrático de Direito e praticou associação criminosa. O magistrado deu 10 dias para que o deputado preste o depoimento. O prazo começou a ser contado a partir de segunda-feira (25), data da publicação da autorização da oitiva”.

quinta-feira, 28 de setembro de 2023

Bolsonaro vira réu por incitação ao estupro

Reprodução da internet
Por Altamiro Borges


Após quase 10 anos de deplorável atraso, finalmente o “capetão” Jair Bolsonaro virou réu na Justiça do Distrito Federal sob a acusação de incitação ao crime de estupro. O antigo processo se refere ao episódio de 2014 em que o então parlamentar do baixo clero agrediu, aos berros, a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS), afirmando que ela “não merecia ser estuprada” porque era “muito feia”.

O repugnante caso chegou a tramitar no Supremo Tribunal Federal (STF), mas as duas ações foram suspensas pelo ministro Luiz Fux, em 2019, sob o argumento de que o então presidente da República só poderia ser processado por crimes praticados no exercício do seu mandato. Em uma decisão bem mais branda da Justiça, ainda em 2019, Jair Bolsonaro foi obrigada a pedir perdão à parlamentar:

TSE exclui milicos da fiscalização das urnas

Charge: Zé Dassilva
Por Altamiro Borges


Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu excluir as Forças Armadas da lista das instituições que fiscalizam as eleições no Brasil. A decisão foi tomada em sessão plenária nesta terça-feira (26). Com a mudança, os militares deixam de integrar o rol de órgãos autorizados a acompanhar as fases de auditoria das urnas eletrônicas e de monitoramento das votações. O Supremo Tribunal Federal (STF) também foi excluído da lista, já que três dos seus ministros já fazem parte do próprio TSE.

Compromisso global pelo trabalho digno

Ilustração do site Hoac
Por João Guilherme Vargas Netto


Merece destaque especial, principalmente nesta quadra de solidariedade global aos metalúrgicos estadunidenses em greve, a declaração conjunta Brasil-EUA sobre a parceria pelo direito dos trabalhadores anunciada pelos presidentes Lula e Biden em uma reunião conjunta com participação do ministro do Trabalho do Brasil, do diretor Geral da OIT e de delegações sindicais brasileiras e norte-americanas.

“Os trabalhadores e os seus sindicatos lutaram pela proteção no local de trabalho, pela justiça na economia e pela democracia nas nossas sociedades – eles estão no centro das economias dinâmicas e do mundo saudável e sustentável que procuramos construir para nossos filhos”, diz a apresentação do compromisso para, em seguida, listar os cinco eixos principais de preocupação:

Gustavo Gayer vira alvo da PGR por racismo

Os desafios da comunicação no governo Lula

A regulamentação de Inteligência Artificial

Militarismo como braço armado do fascismo

Lula vai vetar projeto do Marco Temporal

General Heleno xinga a mãe de Eliziane

Onda de greves toma os Estados Unidos

Lula e Biden querem fortalecer os sindicatos?

General Heleno: Do Haiti até a CPMI do Golpe

O que irá mudar no STF sob nova direção?

terça-feira, 26 de setembro de 2023

Augusto Aras, o bajulador-geral da República

Charge: Nando Motta
Por Altamiro Borges


Nesta terça-feira (26), Augusto Aras chega ao fim do seu triste mandato no comando da Procuradoria-Geral da República (PGR). Ele não deixará saudades. Indicado por Jair Bolsonaro em 2019, ele desempenhou um papel pior do que o de Geraldo Brindeiro, que ficou conhecido como “engavetador-geral” durante o reinado tucano de FHC. Augusto Aras marcou as suas duas gestões como “bajulador-geral” do fascista no poder.

Gustavo Gayer vira alvo da PGR por racismo

Por Altamiro Borges


No final do triste mandato de Augusto Aras, a Procuradoria-Geral da República (PGR) finalmente resolveu se mexer. Neste sábado (23), o órgão pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o deputado Gustavo Gayer (PL-GO) deponha sobre as declarações racistas obradas em junho passado. Ao podcast Três Irmãos, o bolsonarista afirmou que os africanos possuem baixa “capacidade cognitiva”. Ao virar alvo de inquérito, o fascistoide pode até perder o seu mandato.

domingo, 24 de setembro de 2023

Babaca golpista pediu e foi preso novamente

Reprodução do Instagram de Marcos Soares

Por Altamiro Borges

Adestrados na mentira, no ódio e na violência, os imbecilizados bolsonaristas adoram dar tiro no próprio pé. No mundo das redes digitais, eles inclusive fazem selfies dos seus crimes – como na invasão e depredação das sedes do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal no 8 de janeiro. Mesmo depois de desmascarados e ridicularizados, alguns fanáticos ainda se jactam dos seus atos. É o caso do panaca Marcos Soares Moreira, que se apresenta como empresário do Espírito Santo. Na semana passada, ele pediu para voltar à prisão por seus crimes e foi prontamente atendido pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

PGR fecha acordo com 301 vândalos golpistas

Charge: Benett/Kika Castro
Por Altamiro Borges


Na sexta-feira (22), a Procuradoria-Geral da República (PGR) oficializou a proposta dos dez primeiros “Acordos de Não Persecução Penal (ANPP)” com bolsonaristas acusados por incitar os atos golpistas do 8 de janeiro em Brasília. Ainda de acordo com a PGR, entre os 1.125 denunciados por crimes com penas que não alcançam quatro anos de reclusão, 301 já manifestaram interesse em assinar o termo para se safar de penas mais duras.

Ao firmar os ANPP, os réus confessam que cometeram os crimes e se comprometem a cumprir obrigações como prestação de serviços à comunidade, pagamento de multa e participação em curso sobre democracia, além de proibição de manter contas em redes sociais abertas. A ação penal fica suspensa até o cumprimento integral das cláusulas e, em caso de rescisão ou descumprimento, o processo pode ser retomado.

Marcos do Val é rejeitado até pelo PSDB

Charge: Bira Dantas
Por Altamiro Borges


O senador Marcos do Val, o bolsonarista aloprado que se fantasia de agente da Swat, está com dificuldade até para encontrar uma legenda de aluguel. Nos últimos dias, ele anunciou sua saída do Podemos e seu ingresso no PSDB. Mas parece que o troca-troca partidário não vai dar certo. Segundo postagem do site Metrópoles, a alta cúpula do partido decidiu impedir o pouso no ninho tucano do fascista que planejou grampear Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), como parte do plano para desfechar um golpe no país.

STF mantém os direitos políticos de Dilma

Ilustração: CrisVector
Por Altamiro Borges


A notícia não foi capa nos jornalões e nem destaque na TV, o que só confirma que a mídia golpista foi uma das principais protagonista da farsa do impeachment de Dilma Rousseff. Nesta sexta-feira (22), o Supremo Tribunal Federal consolidou a decisão, por dez votos a zero, que manteve os direitos políticos da ex-presidenta.

Em agosto passado, no dia 21, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região já havia votado sua inocência no caso grotesco das “pedaladas fiscais”, que serviu de base jurídica para a deposição fraudulenta. O TRF-1 confirmou decisão em primeira instância, tomada em setembro de 2022 pela 4ª Vara Federal Cível do Distrito Federal.

Empresa de Wajngarten recebe grana do PL

Mauro Cid entrega Bolsonaro e militares

Assange e a defesa da liberdade de imprensa

Refutando mitos da economia

O papel revolucionário de Ângela Davis

Jornalista detona deputado transfóbico

O jogo de cena da delação de Mauro Cid

STF sepulta Marco Temporal

Artimanha de Tarcísio para privatizar Sabesp

Bolsonaro orquestrou golpe com os militares

sexta-feira, 22 de setembro de 2023

Empresa de Wajngarten recebe grana do PL

Charge: Genildo
Por Altamiro Borges


A Folha destacou nesta quinta-feira (21) que “empresa de assessor de Jair Bolsonaro já recebeu R$ 563 mil do PL neste ano”. Segundo a denúncia, “ex-secretário de Comunicação Social da Presidência, Fabio Wajngarten é sócio de empresa que mantém contrato com o partido do ex-presidente da República. Neste ano, a FW Comunicação já recebeu da legenda ao menos R$ 562,5 mil, segundo prestação de contas enviada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A quantia foi paga em parcelas nos meses de maio, junho e julho”.

Corte dos juros segue a conta-gotas no BC

A comunicação no governo Lula-3

A vingança como política de segurança

Por Bepe Damasco, em seu blog:


Noite de 14 de setembro, quinta-feira da semana passada. Uma unidade da Polícia Militar do Recife recebe uma chamada do disque-denúncia dando conta de que haveria pessoas armadas em cima da laje de um imóvel, no bairro de Tabatinga, em Camaragibe, município da Grande Recife.

Chegando ao local dois policiais são baleados na cabeça e morrem. Nunca é demais cobrar a punição exemplar, na forma da lei, do autor ou autores desse crime e deplorar a morte do soldado Eduardo Roque Barbosa, de 33 anos, e do cabo José da Silva, 38, além de expressar sentimentos e solidariedade aos seus familiares, amigos e colegas de corporação.

Contudo, em uma sociedade minimamente civilizada, de forma alguma a perda desses dois agentes do Estado pode justificar a matança e a selvageria que se seguiu.

No dia seguinte pela manhã, Alex Silva, um suspeito de assassinar os PMs, foi localizado e, segundo a imprensa, trocou tiros com a polícia e foi morto.

A fala de Lula que o mundo anotará

Foto: Ricardo Stuckert
Por Tereza Cruvinel, no site Brasil-247:


Que o discurso de Lula na ONU foi irretocável, preciso e corajoso, todo mundo já disse, inclusive na mídia que vem ensaiando a retomada da implicância.

Com a fala que tocou em todos os problemas do mundo, aplaudida cinco vezes por um plenário cheio, Lula concluiu o processo de restauração do respeito da comunidade internacional pelo Brasil, pelo qual vem trabalhando em sua intensa diplomacia presidencial desde a posse.

E com ela, também, estabeleceu-se como voz autorizada do Sul Global no esforço para reformar práticas e estruturas.

Do que Lula pregou na ONU, o que pode ter consequências que gerem mudanças no mundo?

Lula é a real estrela da diplomacia

Foto: Ricardo Stuckert
Por Marcelo Zero, no site Viomundo:


Lula fez um discurso de estadista na abertura da Assembleia-Geral da ONU. E não de um estadista qualquer.

Lula fez um discurso histórico de líder global. De uma liderança que está em sintonia com a maioria dos países do mundo.

Lula falou das desigualdades, da pobreza, da fome, das mudanças climáticas, da democracia, do racismo, da igualdade de gênero, da reforma do Conselho de Segurança e de outras instituições etc.

Cobrou a ajuda prometida pelos países mais ricos aos países mais pobres para o desenvolvimento sustentável. Criticou o protecionismo comercial dos países desenvolvidos e a atual paralisia da OMC.

Teve a coragem de criticar a prisão Julian Assange e o neoliberalismo, sistema econômico que tende a acentuar as desigualdades e a suscitar o surgimento do chamado “populismo de direita”. Destacou, assim, que o neoliberalismo tende a enfraquecer as democracias.

quinta-feira, 21 de setembro de 2023

Corte dos juros segue a conta-gotas no BC

Charge: Aroeira
Por Altamiro Borges


Nesta quarta-feira (20), em sua sexta reunião deste ano para definir a taxa básica de juros da economia, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu por um novo corte de 0,5 ponto percentual, baixando a Selic para 12,75%. A votação foi unânime. É a segunda redução dos juros desde agosto, quando o BC interrompeu o ciclo de arrocho monetário e baixou a Selic em 0,5 ponto, de 13,75% para 13,25% ao ano.

Homem bomba se cala na CPMI. Cadê Damares?


Por Altamiro Borges


Todo metido a valentão, o influenciador digital Wellington Macedo de Souza permaneceu covardemente em silêncio e não respondeu a nenhuma pergunta durante o seu depoimento na CPMI dos Atos Golpistas nesta quinta-feira (21). O homem-bomba bolsonarista, que participou da tentativa de explosão de um caminhão de combustível próximo ao aeroporto de Brasília na véspera do Natal do ano passado, está preso desde 14 de setembro após ser capturado em Cidade do Leste, no Paraguai.

Ibama revalida multa de Bolsonaro por pesca

Por Altamiro Borges


O “desconforto intestinal” de Jair Bolsonaro não cessa. Nesta semana, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) decidiu reabrir o processo que multou o ex-presidente em R$ 10 mil por praticar pesca ilegal em área de conservação no litoral do Rio de Janeiro em 2012. A penalidade havia sido anulada pelo órgão no início de 2019, após sinistro parecer da Advocacia-Geral da União (AGU) dias antes da posse do fascista. Agora, porém, o processo é reaberto. Posando de vítima, de coitadinho, o “capetão” rosnou contra a “perseguição política”.

Continuação com números novos

Por João Guilherme Vargas Netto


Queria continuar escrevendo sobre a normalização e a luta permanente destacando um acontecimento na ação sindical esclarecedor da dialética entre o normal e o excepcional: a greve.

Qualquer greve é um fato extraordinário, marcador das etapas da vida sindical. Mas o recurso à greve é uma opção normal, na maioria dos casos preparada diligentemente pela direção e pelos ativistas e no Brasil garantido pela Constituição e, às vezes, arbitrado pela Justiça do Trabalho.

Há muitos tipos de greve conforme sua abrangência, motivação, duração, institucionalidade e a adesão a ela dos trabalhadores. Mas, em definitivo, há somente dois tipos de greve: a vitoriosa e a derrotada.

Na ONU, Lula cobra nova geopolítica mundial

Lula e Bolsonaro na ONU: tem comparação?

Um novo capítulo nas relações EUA-Brasil?

Lula, líder global

quarta-feira, 20 de setembro de 2023

Alexandre Garcia engole direito de resposta

Sucesso de Lula na ONU faz gado surtar

Lula e Biden discute precarização do trabalho

O 4° Encontro de Ativistas Digitais do ES


Jornalistas e ativistas digitais participam, no próximo sábado (23), do 4° Encontro Capixaba de Blogueir@s e Ativistas Digitais para debater o fortalecimento da mídia independente, a democratização da comunicação, a regulação das plataformas digitais e o cenário dos meios alternativos no estado.

A atividade acontece a partir das 8h, no auditório do Centro de Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) em Vitória e contará com a presença do ex-ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (2007-2010), Franklin Martins.

Confiança nos militares despenca no país

Charge: Benett
Por Altamiro Borges


Neste final de semana, o Datafolha divulgou mais uma pesquisa que confirma a drástica perda de credibilidade dos militares no Brasil. O índice de confiança é o pior desde 2017, quando o instituto iniciou a série histórica. De acordo com a sondagem, 44% da população confia pouco e 21% não acredita nada nas Forças Armadas – totalizando 65% de desconfiança. Já 34% ainda confiam na instituição e 1% não soube responder. Em 2019, no primeiro ano do covil fascista de Jair Bolsonaro, 49% dos brasileiros botavam fé nos milicos.

terça-feira, 19 de setembro de 2023

Alexandre Garcia engole direito de resposta

Charge: Brum
Por Altamiro Borges


O jornalista Alexandre Garcia, que foi porta-voz do último general da ditadura militar e que hoje é conhecido por difundir fake news, acaba de sofrer mais uma humilhação na sua decadente carreira. Por decisão da Justiça, ele foi obrigado a ler durante o programa “Revista Oeste” o direito de resposta pedido pela Advocacia-Geral da União (AGU) após compartilhar informações falsas que culparam o “governo petista” pelas mortes causadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Exército afasta Cid, mas mantém suas regalias

Charge: Gervásio
Por Altamiro Borges


Nesta segunda-feira (18), o Diário Oficial da União publicou a portaria em que o Exército finalmente oficializa o afastamento de suas funções do tenente-coronel Mauro Cid, o ex-faz-tudo do “capetão” Jair Bolsonaro. A saída se dá de forma retroativa, contando a partir de 9 de setembro, data que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o banimento. A portaria foi assinada pelo general de Divisão Alexandre de Almeida Porto. A medida, porém, é bastante controvertida e limitada.

Fantástico detona dois jagunços bolsonaristas

Discurso do presidente Lula na ONU

Na ONU, Lula critica o Conselho de Segurança

Fantástico detona dois jagunços bolsonaristas

Charge: Fraga
Por Altamiro Borges


No seu esforço para desidratar o bolsonarismo e, desta forma, viabilizar uma alternativa de “centro” na política, a TV Globo tem exibido algumas matérias impactantes. Neste domingo (17), o programa Fantástico trouxe duas reportagens que desmascaram o terrorismo da extrema-direita: uma traça o perfil do primeiro “patriotário” condenado no Supremo Tribunal Federal pelos atos golpistas do 8 de janeiro; a outra escancara a violência do jagunço Roberto Jefferson, o ex-presidente do PTB que segue na cadeia.

segunda-feira, 18 de setembro de 2023

Anderson Torres sugeriu enforcar Lula

Charge: Amarildo
Por Altamiro Borges


O patético ex-ministro da Justiça do fascista Jair Bolsonaro corre o sério risco de voltar em breve para a cadeia. O site Metrópoles revelou nesta segunda-feira (18) que “o celular de Anderson Torres armazena uma série de conteúdos considerados golpistas por investigadores. No aparelho foi encontrada imagem, de dezembro do ano passado, que sugere o enforcamento de Lula e de aliados do petista na posse presidencial”.

A campanha contra a privatização da Sabesp

A corrupção veste farda

Braga Netto e outros generais ficam impunes

Duelos e condenados no STF expõem militares

Novo PAC e o Projeto de Desenvolvimento

Acusado de bomba no aeroporto é preso

Evangélicos, PCC, armas e Bolsonaro

Cadê o dinheiro surrupiado pela Lava-Jato?

domingo, 17 de setembro de 2023

RS debate democratização da comunicação

Os desafios da Cultura no governo Lula

Saldo do Encontro de Ativistas Digitais do RS

Do sie do Cpers:


Com o objetivo de fomentar a colaboração entre jornalistas e comunicadores(as) populares, o 3º Encontro de Blogueiros e Ativistas Digitais no RS reuniu profissionais da área, na sede do CPERS, neste sábado (16), em um ambiente propício para o compartilhamento de experiências e a discussão de temas relevantes no cenário atual da comunicação.

Durante a atividade, promovida pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e pela Comissão Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais (BlogProg), foram abordados tópicos relacionados à democratização da informação e às estratégias de engajamento, promovendo uma reflexão enriquecedora para todos os participantes.

A hora da turba empresarial do fascismo

Charge: Thiago
Por Moisés Mendes, em seu blog:

Aécio Lúcio Costa Pereira é, no contexto da invasão de Brasília no 8 de janeiro, o que já chamaram de vândalo, terrorista, mané, patriota, extremista. Ao final do julgamento que iniciou nessa quarta-feira no Supremo, ele será tratado como criminoso formalmente condenado.

Não há milagre que o livre da condenação e talvez nada o impeça de virar presidiário em regime fechado, depois dos votos dos 11 ministros.

Mas o invasor será um Pereira qualquer, apenas um figurante, como todos os outros 1.344 réus que o ministro Alexandre de Moraes definiu no seu voto como integrantes de uma turba golpista.

Moraes, o primeiro a votar, como relator dos processos, condenou Pereira a 17 anos de cadeia, sendo 15 anos e seis meses em regime fechado. Sem surpresa nenhuma.

Impunidade dos EUA e padrões duplos do TPI

Foto: Rick Bajornas
Por Marcelo Zero, no site Brasil-247:


No dia 3 de fevereiro de 1998, um jato EA-6B Prowler, do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, decolou da Base Aérea de Aviano, situada no nordeste da Itália.

Era para ser um voo de rotina, mas o capitão Richard Ashby e seu navegador Capitão Joseph Schweitzer resolveram voar muito mais baixo que o recomendado, apenas 110 metros do solo, descumprindo intencionalmente regras básicas de segurança.

Percorrendo um vale nas Dolomitas italianas, o jato acabou por se chocar com os cabos de um teleférico que levava turistas para uma montanha.

Resultado: os cabos foram cortados e 20 pessoas morreram na queda. O jato, contudo, voltou em segurança para a base dos EUA.

O desafio da mobilização popular

Foto: Ricardo Stuckert
Por Roberto Amaral, em seu blog:


Ninguém de bom senso jamais cultivou dúvida quanto às dificuldades que aguardavam o terceiro mandato de Lula (Cândido ficou preso nas páginas de Voltaire). Elas foram anunciadas e levadas a cabo, uma a uma, já a partir do governo Dilma Rousseff, com a decisiva participação do STF e, nele, do inefável Gilmar Mendes, um e outro peças fundamentais na engrenagem do impeachment e no mostrengo em que se converteu a chamada Lava Jato, súcia de juízes e procuradores do MP cujos crimes, hoje de domínio público, aos poucos se vão comprovando.

Os heróis do general-conspirador Villas Bôas

Charge: Daniel Miguel
Por Jeferson Miola, em seu blog:


Na solenidade de despedida do cargo de comandante do Exército em 11 de janeiro de 2019, o general-conspirador Villas Bôas disse que “2018 foi um ano rico em acontecimentos desafiadores para as instituições e até mesmo para a identidade nacional”.

Referindo-se a Bolsonaro, Sérgio Moro e o general Braga Netto, Villas Bôas afirmou que em 2018 “três personalidades destacaram-se para que o ‘rio da história’ voltasse ao seu curso normal”. “O Brasil muito lhes deve”, declamou.

Para Villas Bôas, Bolsonaro “fez com que se liberassem novas energias, um forte entusiasmo e um sentimento patriótico há muito tempo adormecido”; ao passo que Sérgio Moro foi um “protagonista da cruzada contra a corrupção”, e o general Braga Netto “conduziu a intervenção federal no Rio de Janeiro de forma exitosa”.

Normalização e luta permanente

Charge: Laerte/Centro de Memória Sindical
Por João Guilherme Vargas Netto


Na guerra, na política e na ação sindical a falta de acontecimentos extraordinários que mereçam uma repercussão estrondosa não significa que não esteja sempre acontecendo algo.

A isto chamamos normalização, ou seja, o fluxo de acontecimentos corriqueiros e naturais indicam a normalidade nos fatos e a necessidade permanente de agir conforme as exigências que eles impõem, sem espetacularidade.

Na ação sindical a própria campanha salarial é um fato corriqueiro e natural, embora em alguma ocasião possa se transformar em um acontecimento extraordinário. O mesmo raciocínio aplica-se às mais diversas ações porventura empreendidas pelo movimento sindical: campanha de sindicalização, campanha de reconhecimento e cobrança das PLRs, campanha de comunicação com os associados, campanha de fortalecimento das CIPAs e contra as mortes, acidentes e doenças do trabalho, campanha de requalificação dos dirigentes, congressos, encontros ou seminários e as próprias eleições estatutárias e periódicas.

quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Mauro Cid inclui novos criminosos na delação

Charge: Amarildo
Por Altamiro Borges


A delação premiada de Mauro Cid não assusta apenas o “capetão” Jair Bolsonaro e a ex-primeira-dama Mijoias, que agora choram e apelam a Deus – que não tem qualquer culpa no cartório. Há muita gente fardada e civil com insônias nos últimos dias. Ninguém sabe o que vai sair da boca do tenente-coronel. Seu celular e sua caixa da lixeira já causaram um baita estrago, mas agora o ex-faz-tudo precisará indicar os envolvidos nos crimes da falsificação dos cartões de vacinação, do roubo das joias e, principalmente, dos atos golpistas.

Record promove nova onda de demissões

Por Altamiro Borges


A crise da Record, comandada pelo “bispo” Edir Macedo da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd), parece não ter fim. Na semana passada, a emissora deflagrou uma nova onda de demissões, desta vez na redação do Rio de Janeiro. O site de entretenimento F5, da Folha, “apurou que já são 22 funcionários demitidos desde a última quarta-feira (6)”. Jornalistas e profissionais de outros departamentos foram cortados sem dó nem piedade.

A pauta da III Marcha das Mulheres Indígenas

Fake news bizarra de Damares custará caro

A delação do ajudante de Jair

Braga Netto e os altos negócios militares

terça-feira, 12 de setembro de 2023

Alexandre Garcia será internado ou preso?

Allende, herói do povo latino-americano

Por Bepe Damasco, em seu blog:


“Só me cabe dizer aos trabalhadores: não vou renunciar! Colocado numa encruzilhada histórica, pagarei com a vida a lealdade ao povo. (...) Saibam que, antes do que se pensa, de novo se abrirão as grandes alamedas por onde passará o homem livre, para construir uma sociedade melhor.”

Este trecho do último discurso do presidente Salvador Allende, em plena resistência no Palácio de La Moneda, que estava sendo bombardeado, revela o compromisso inabalável de um mandatário com o povo que o elegeu, com a democracia, com a liberdade e com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Lava-Jato é enterrada mais uma vez

A angústia do precariado

Os caminhos da reforma tributária no Brasil

segunda-feira, 11 de setembro de 2023

Alexandre Garcia será internado ou preso?

Foto publicada no twitter de Vanessa Lippelt
Por Altamiro Borges


O jornalista Alexandre Garcia, que iniciou sua carreira como porta-voz do general João Batista Figueiredo e foi defecado pela ditadura após posar de cueca numa revista masculina, vive seus piores momentos. Não se sabe se o patético bolsonarista será preso ou internado em breve. Após ser demitido da TV Globo, da CNN e até da Jovem Pan por difundir fake news e destilar ódio, ele hoje presta seus serviços sujos à direitista Revista Oeste.

Na semana passada, em plena tragédia humanitária no Rio Grande do Sul, o farsante postou que “no governo petista foram construídas, ao contrário do que recomendavam as medições ambientais, 3 represas pequenas, que aparentemente abriram as comportas ao mesmo tempo. Isso causou uma enxurrada”. Esta insinuação criminosa agora será investigada e deveria resultar numa punição exemplar de Alexandre Garcia.

Galvão Bueno tem contas bloqueadas

Bolsonaro tenta escapar da prisão

O crime de Alexandre Garcia

Nem perdão, nem esquecimento

Por Jair de Souza


Estamos chegando ao dia 11 de setembro. Para os mais jovens, queria retroceder 50 anos na história, pois exatamente neste mesmo dia no ano de 1973, a América Latina e o mundo sofreram um dos mais destruidores golpes de parte das forças mais retrógradas, mais anti-humanas, mais pró-imperialistas que a humanidade já tinha tido o horror de conhecer: o golpe militar comandado por Augusto Pinochet que derrubou o governo socialista de Salvador Allende no Chile.

domingo, 10 de setembro de 2023

Mourão, Villas Bôas e o cabidão dos generais

Charge: Aroeira
Por Altamiro Borges


Os jornalões especulam que “causou alívio” no comando do Exército a decisão do tenente-coronel Mauro Cid, ex-faz-tudo do “capetão” Jair Bolsonaro, de prestar “delação premiada”. Com isso, as Forças Armadas esperam “virar a página” das denúncias contra a instituição, que vêm sofrendo crescente desgaste. Mas não será nada fácil superar os abalos na sua imagem. Derrotado o fascismo – nas urnas e nas tentativas golpistas –, a cada dia surge um novo escândalo envolvendo as altas cúpulas dos militares.

Um dia após o desfile cívico-militar do 7 de Setembro, o jornalista Aguirre Talento postou no site UOL que “a mulher do general e senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), uma filha e uma sobrinha do general Eduardo Villas Bôas, ex-comandante do Exército, estão entre os parentes de militares na folha de pagamento de uma associação privada vinculada ao Exército, a Poupex”.

Audiências do SBT, Band e RedeTV! afundam

Ilustração: Jess Ebsworth
Por Altamiro Borges


Segundo estudo da Kantar Media, obtido com exclusividade pelo jornalista Ricardo Feltrin, as audiências das emissoras desabaram neste ano. “De janeiro a agosto, o SBT perdeu 11% de share, na comparação com janeiro a agosto do ano passado. Ou seja, 11 em cada 100 espectadores que viam o SBT em 2022 deixaram de ver. Já a Band perdeu 14 em cada 100 consumidores este ano. E a RedeTV! perdeu 19 em cada 100 espectadores”.

Galvão Bueno tem contas bancárias bloqueadas

Charge do site Dreamstime
Por Altamiro Borges


O site UOL informou na semana passada que a Justiça de São Paulo determinou o bloqueio das contas pessoais do ex-locutor global Galvão Bueno. A medida foi tomada em processo movido por um antigo sócio do locutor ricaço na vinícola Bueno Wines Itália, localizada na região da Toscana, mas com representação no Brasil. Mas o bloqueio foi frustrante – “encontrou apenas R$ 36,87” como saldo bancário, conforme a irônica notinha.

Ainda segundo a matéria, Alex Reiller de Moraes possuía 10% das cotas da empresa e era o seu administrador. Os dois romperam em 2018, mas Galvão Bueno não encerrou a firma nem formalizou a exclusão do ex-sócio do quadro societário. Ele, então, acionou a Justiça, alegando que estava sendo prejudicado em seus negócios, e ganhou a causa. Mas a celebridade midiática não respeitou a decisão e sofreu uma multa de R$ 71,5 mil.

Toffoli diz que Lava-Jato foi uma armação

A militarização do Brasil no século XXI

Deltan Dallagnol é humilhado na GloboNews

Toffoli deu tiro de bazuca na Lava-Jato

sexta-feira, 8 de setembro de 2023

Golpista pega 22 anos de cadeia... nos EUA

Charge: Steve Sack/StarBune
Por Altamiro Borges


A agência Reuters noticia que o líder do grupo neofascista Proud Boys (“Meninos Orgulhosos”), Enrique Tarrio, acaba de ser condenado a 22 anos de prisão por orquestrar a violenta invasão do Capitólio, sede do Congresso dos EUA, em janeiro de 2021. A ação golpista visou impedir a posse do presidente Joe Biden e foi insuflada pelo direitista derrotado Donald Trump, sob o falso argumento de que as eleições foram fraudadas. Dois anos depois, também em janeiro, os fascistas nativos tentaram repetir a dose em Brasília, invadindo e depredando as sedes dos Três Poderes. Os principais líderes dessa conspiração, porém, permanecem soltos. Só os bagrinhos golpistas foram detidos e boa parte já foi solta!

Ceará retira mausoléu de Castello Branco

Ilustração: Maringoni
Por Altamiro Borges


A Folha confirmou nesta quarta-feira (6) que “o governador do Ceará, Elmano Freitas (PT), decidiu retirar o mausoléu do primeiro presidente da ditadura militar da sede do governo do estado. O complexo do Palácio da Abolição atualmente abriga os restos mortais de Humberto de Alencar Castello Branco, que governou o país de 1964 a 1967, e é tombado pelo patrimônio histórico e cultural do estado”.

O anúncio já havia sido feito no final de agosto. Em um evento em defesa dos direitos humanos, o governador anunciou que “no Palácio da Abolição não ficará o mausoléu de quem apoiou a ditadura... A nossa proposta é instalar um monumento em homenagem ao movimento abolicionista, dando destaque ao principal líder desse movimento no Ceará, o jangadeiro Dragão do Mar”.

Léo Lins vira réu por humor que incita ódio

Ilustração do site Quora
Por Altamiro Borges


O “humorista” Léo Lins, paparicado pela extrema-direita nativa adepta do politicamente incorreto, virou réu na semana passada e teve R$ 300 mil bloqueados em suas contas bancárias. Em ação na Justiça, ele é acusado de “promover ódio e enredos discriminatórios, injuriosos e humilhantes, notadamente contra negros, pessoas com deficiência e nordestinos” – enfatiza uma nota oficial do Ministério Público de São Paulo, que prossegue:

“Delitos de ódio praticados pelo humorista tornaram-se alvos de uma força-tarefa do MP-SP por intermédio do CyberGaeco e da Promotoria de Direitos Humanos. Segundo as investigações, o acusado desafia autoridades de vários Estados em seus shows e nas redes sociais. As autoridades atuaram no sentido de impor multas caso o humorista seguisse divulgando conteúdos capazes de humilhar, constranger e injuriar minorias”.

RS promove 3º Encontro de Ativistas Digitais

Do site do Centro de Estudos de Mídia Barão de Itararé:


O Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e a Comissão Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais (BlogProg) vêm promovendo debates em vários estados do país e chegou a vez do Rio Grande do Sul realizar o 3º Encontro de Comunicadores e Ativistas Digitais. A atividade, que conta com o apoio do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) e suas entidades filiadas, será realizada no sábado (16), no Auditório do CPERS Sindicato, em Porto Alegre a partir das 9h.

Outra sentença de morte tardia da Lava-Jato

Charge: Latuff
Por Jeferson Miola, em seu blog:

A Lava Jato vem sofrendo mortes sucessivas desde que em junho de 2019 vieram a público os diálogos da gangue de Curitiba no aplicativo Telegram.

A decisão do ministro do STF Dias Toffoli [6/9] é mais uma sentença de morte da Lava Jato. Como as antecedentes, também mais uma sentença tardia de morte.

A rigor, no entanto, Toffoli não apresenta absolutamente nenhuma novidade em relação aos abusos e ilegalidades da Lava Jato que se denunciava desde, pelo menos, o ano de 2015 e que, se o STF de Toffoli’s da vida não tivesse sucumbido à tentação fascista-antipestista, teria esmagado na origem o ovo da serpente que ele citou na decisão.

Hora de acertar contas com o "mensalão"

Charge: Junião
Por Bepe Damasco, em seu blog:

Dia desses esbarrei com um vídeo nas redes sociais, no qual o insuspeito Waldemar da Costa Neto, figura de baixíssima extração da política nacional, diz com todas as letras o que já devia ser de domínio público, mas infelizmente ainda não é: “Como se trata de um artista, Roberto Jefferson inventou o mensalão.”

Isto na semana em que o Supremo Tribunal Federal, através do ministro Toffoli, jogou a pá de cal que faltava sobre a Lava Jato.

“Ah, mas se estamos de alma lavada com a derrocada final de Moro, Dallagnol e companhia e com o caminho que se abre para responsabilização criminal da gangue de Curitiba e até, quem sabe, dos veículos de comunicação acumpliciados, por que remoer essa história do mensalão?”, perguntarão alguns lutadores políticos e sociais.

Justiça penhora contas da Igreja Renascer

Teto da Igreja Renascer que desabou em janeiro de 2009
Por Altamiro Borges


No final de agosto, a Justiça decidiu penhorar as contas da Igreja Renascer em Cristo, que é comandada pelo “apóstolo” Estevam Hernandes e pela “bispa” Sônia Hernandes. O casal bolsonarista, que ficou famoso por liderar a “Marcha para Jesus”, que ocorre há 31 anos e atrai multidões nas ruas de São Paulo, não pode mais recorrer. De acordo com o processo judicial, a seita neopentecostal tem uma dívida de R$ 1,1 milhão.

quinta-feira, 7 de setembro de 2023

Aonde a Ancine quer chegar?

Imagem: Caliban
Por Silvio Tendler

Agora que nos livramos de uma quase ditadura, está na hora de remover os entulhos do autoritarismo e jogar certas praticas burocráticas na lata de lixo da história. 

Nos anos 80 fiz o filme Jango para homenagear o Presidente deposto pelo golpe de 64 e único Presidente morto no exílio.

Na época ninguém teve coragem de distribuir o filme, me diziam, "JK, tudo bem mas Jango, ainda não".

Montei uma distribuidora e com a ajuda de Alberto Shatovisky e Luiz Fernando Goulart fizemos um milhão de espectadores, segunda maior bilheteria do documentário brasileiro, só perdendo para "O mundo mágico dos Trapalhões", também de minha autoria, distribuído pela Embrafilme.

PF mira financiadores dos atos golpistas

MST ocupa terras para pressionar governos

A luta contra as privatizações em São Paulo

Antes acovardado, STF condena a Lava-Jato

Governador do RS discute feio na GloboNews

O duro desafio de taxar os super-ricos

quarta-feira, 6 de setembro de 2023

Alguma coisa não acontece no 7 de Setembro

Foto: Adriano Machado/Reuters
Por Paulo Moreira Leite, no site Brasil-247:

Depois de atravessar sete décadas de existência num país que, negando direitos e oportunidades à maioria de seu povo, me permitiu acesso individual a tantas oportunidades e mesmo privilégios, é impossível evitar uma tentativa de reflexão sobre o Brasil, as brasileiras e os brasileiros.

A memória de minha existência como correspondente estrangeiro em Paris e Washington, ou mesmo como simples viajante em férias, deixou uma comparação permanente e inevitável.

Ao contrário do que pude ver nestes lugares - com as distorções inevitáveis de um olhar educado pela memória individual de outra sociedade, outra história - o dia de nossa independência é uma tentativa de combinar grandes contradições, entre aquilo que se comemora nas cerimônias oficiais e aquilo que se vê no cotidiano do país real.

STF confirma que prisão de Lula foi armação!

Não foi erro judicial; prisão de Lula foi crime

Os erros do governo Lula na comunicação