terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Porta-voz do golpe vira colunista da Folha

Por Eduardo Maretti, na Rede Brasil Atual:

Para o jornalista Fernando Morais e para Venício Lima, sociólogo e professor aposentado da Universidade de Brasília (UnB), não há nada de surpreendente na opção do jornal Folha de S. Paulo de “adquirir o passe” do ativista de direita Kim Kataguiri para seu time de colunistas, embora o espaço dado ao ativista do Movimento Brasil Livre (MBL) nas páginas do jornal tenha sido recebido por muitos com surpresa.

“O rol de colunistas da Folha está muito mais para lá do que para cá”, ironiza Morais. “Não me espanta. Quando tem Reinaldo Azevedo, (o filósofo) Luiz Felipe Pondé, é natural que chamem um cara como ele (Kataguiri). Não me espanta como não me espantaria se eles chamassem o (também filósofo) Olavo de Carvalho para escrever lá”, diz.

"2015 não existiu para a reforma agrária"

Por Maura Silva, no site do MST:

Um ano em que o governo federal virou as costas para todos aqueles que lutam contra o latifúndio, o agronegócio e os direitos da classe trabalhadora no Brasil. É assim que, Alexandre Conceição, da coordenação nacional do MST, avalia 2015.

Em entrevista para a Página do MST, Conceição fala sobre a escolha de lado do governo Dilma ao travar o processo de desapropriações e demarcações de terra.

Para ele, "o pagamento de juros aos bancos e o superávit primário foram as escolhas do governo Dilma, faltou compromisso com a Reforma Agrária".

Quem era o dono do jatinho de Campos?

Por Paulo Henrique Amorim, no blog Conversa Afiada:


A FAB divulgou hoje o resultado da investigação sobre o desastre com o jatinho sem dono que matou Eduardo Campos.

O cansaço do piloto, as brigas com o co-piloto, o tempo - tudo isso deve ser levado em conta.

Mas, isso, não vai ao centro o desastre que conduziu Campos e sua candidata a vice, a Blablárina malandrina pelo país afora, em campanha presidencial.

Lava-Jato é a última esperança do golpe

http://pataxocartoons.blogspot.com.br/

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

É realmente lamentável que uma investigação como a Lava Jato, que poderia se tornar um marco para o combate à corrupção no país, termine de maneira tão melancólica, tão associada a manipulações, transformando-se numa explícita conspiração midiático-judicial.

Ocorre exatamente a mesma coisa que aconteceu no julgamento do mensalão. Imprensa e ministério público unem-se numa conspirata criminosa para esconder provas, manipular processos e promover linchamentos públicos.

Organizações lançam carta contra Facebook

Por Marina Cardoso, na revista CartaCapital:

Organizações de todo o mundo estão divulgando uma carta aberta ao dono do Facebook, Mark Zuckerberg. O motivo: a preocupação com o futuro da World Wide Web, que pode ser catastrófico em termos de diversidade e liberdade de expressão.

A rede social, cada dia mais influente nos países em desenvolvimento, insiste em lançar o Free Basics, antes denominado Internet.org. O projeto pretende, por meio de acordo com prestadoras de serviço de internet móvel, oferecer alguns conteúdos sem cobrança dos dados trafegados – o que fere a neutralidade de rede.

Fórum 21 é fundado em São Paulo

Por Tatiana Carlotti, no site Carta Maior:

Em Assembleia Geral, na última sexta-feira (18.01), representantes do Fórum 21 debateram e aprovaram o estatuto da organização não governamental (ONG) “Fórum 21: ideias para o avanço social”. A entidade é a consolidação da frente Fórum 21 que, desde o ano passado, vem articulando uma série de encontros, manifestos e ações em defesa da democracia e contra a perda dos direitos sociais ameaçados pelo avanço da direita e do ajuste fiscal do governo.

Metrô indenizará mulher por assédio sexual

Do Jornal GGN:

O Metrô terá que indenizar em R$ 7 mil uma mulher que sofreu assédio sexual no interior de um trem, determinou a Justiça de São Paulo. A ação por danos morais já tinha sido aprovada pela 13a. Vara Cível da Capital, mas o Metrô recorreu ao Tribunal de Justiça, alegando que não houve assédio.

De acordo com o desembargador Sebastião Junqueira, uma testemunha afirmou ter ouvido a vítima gritar que sofria assédio sexual e, ao olhar para o importunador, percebeu que ele estava levantando o zíper da calça. O magistrado decidiu que a responsabilidade era da empresa estadual, uma vez que cabe ao Metrô fiscalizar de forma eficaz o interior de seus vagões para evitar situações constrangedoras aos usuários.

TV Globo ironiza movimento LGBT

Da revista Fórum:

Nesta terça-feira (19), a página Feminismo Sem Demagogia divulgou no Facebook uma nota de repúdio contra a TV Globo, acusando a emissora de transfobia. De acordo com a denúncia, a novela A Regra do Jogo vem tratando assuntos importantes da pauta LGBT com ironia e descaso, o que representaria um desserviço em relação aos direitos dessa comunidade, já tão discriminada.

Leia o texto na íntegra:

O 'mercado' mete pé no pescoço do BC

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

O mercado já fez chegar aos seus cronistas que, se depois das previsões ruins para a economia mundial e piores para as brasileiras, o Banco Central não conceder um aumento generoso nas taxas de juros, isso terá sido porque o seu presidente, Alexandre Tombini, terá ‘cedido às pressões do petismo’.

A coluna de Fábio Alves, no Estadão, diante de uma manifestação de Tombini onde diz que serão levadas em consideração na reunião do Conselho de Política Monetária as avaliações divulgadas horas atrás pelo FMI (ué, não deveriam ser levada em conta?) descreve, quase desenhando, o discurso chantagista do mercado:

Governo Dilma não acabou, mostra Ibope

Foto: Ichiro Guerra/PR
Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Ao examinar a visão dos brasileiros sobre 2016, uma pesquisa do Ibope estimulou profecias previsíveis em diversos Cavaleiros do Apocalipse de plantão nos tele-jornais. Compreende-se.

Para quem está empenhado em tentar demonstrar a incapacidade absoluta de Dilma Rousseff recuperar-se até o fim do mandato - melodia obrigatória para embalar o projeto de impeachment - a pesquisa deve ser apresentada como uma prova de que a paciência dos brasileiros esgotou-se e chegou a hora de mandar a presidente para casa sem muita demora.