domingo, 21 de janeiro de 2018

Temer vai pedir a benção em Davos

Por Altamiro Borges

De 23 a 26 de janeiro, em Davos (Suíça), ocorrerá mais uma versão do Fórum Econômico Mundial, que reúne anualmente a cloaca burguesa do mundo inteiro – aquele 1% de ricaços que exploram e humilham bilhões de pessoas e devastam o planeta. O golpista Michel Temer confirmou sua presença. Com certeza, ele irá ao convescote para pedir benção aos donos do capital e para ofertar – de bandeja – o patrimônio público e as riquezas naturais do país. Como falsário profissional, o usurpador usará o evento para divulgar os “feitos” do covil golpista. Isto se encontrar plateia para suas falácias, já que o Brasil perdeu terreno no cenário mundial desde o golpe dos corruptos que depôs Dilma Rousseff e alçou ao poder a quadrilha de Michel Temer.

Globo vai cortar salário dos “medalhões”

Por Altamiro Borges

O império global – com suas emissoras de tevê aberta e a cabo, suas rádios, seus jornais, suas revistas e seus sites – jura de pé junto que a economia está melhorando e que o Brasil caminha celeremente para o paraíso. O Jornal Nacional da TV Globo, assistido por milhões de famílias, é o principal propagandista do “milagre” produzido pela quadrilha de Michel Temer-Henrique Meirelles. Mas, lá no fundo, nem a famiglia Marinho acredita nessa conversa fiada que só engana os “midiotas” mais tacanhos. Prova disto é que a empresa está reduzindo drasticamente os seus “custos operacionais”, o que deve atingir inclusive os badalados “medalhões” da emissora – como aponta o jornalista Ricardo Feltrin em matéria postada no site UOL neste sábado (20).

Lula agora; depois a sua aposentadoria!

Foto: Ricardo Stuckert
Por Altamiro Borges

O noticiário econômico da mídia rentista já dá como certa a condenação de Lula no “julgamento” que ocorrerá no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) na quarta-feira (24). O poderoso “deus-mercado”, que orquestrou e financiou o golpe que depôs Dilma Rousseff e alçou ao poder a quadrilha de Michel Temer, está ansioso para afastar esse “fantasma” que ainda perturba seus projetos destrutivos e regressivos. Com Lula condenado, apostam os abutres financeiros, as megacorporações empresariais e a imprensa privada, o covil golpista terá ainda maior liberdade para corromper os parlamentares e impor as suas maldades. A contrarreforma da Previdência, que acaba com a aposentadoria de milhões de brasileiros, será o próximo passo!

A verdadeira história do triplex do Guarujá

Brasil: reconolização ou refundação?

Foto: Ricardo Stuckert
Por Leonardo Boff, em seu blog:

Por razões de saúde na minha família, não pude estar neste evento no teatro OI Casagrande, no Leblon, pela democracia e pela elegibilidade do ex-presidente Lula. Como forma de estar presente envio este texto de reflexão.

Companheiros e companheiras, querido amigo e presidenciável Lula (lá onde estiver).

Saúdo a vocês todos e a todas que não se renderam à covardia, à mentira oficial e mediática, à explícita cumplicidade do Judiciário e à geral venalidade de boa parte da classe política.

Cabral acorrentado e o arcaísmo da Lava-Jato

Por Cynara Menezes, no blog Socialista Morena:

Para quem ainda se recusava a enxergar que não é Justiça o que se pratica na operação Lava-Jato, mas justiçamento, as fotos de Sérgio Cabral algemado e com os pés acorrentados não deixam margem a dúvidas. Evocam fanáticos religiosos simpatizantes dos métodos da Inquisição e não juízes e procuradores do século 21. Houvesse a possibilidade de queimar o ex-governador em praça pública, eles o fariam. Sdds Torquemada.

O país que a TV Globo quer. Cuidado!

Por Denise Assis, no blog Cafezinho:

Qualquer que seja o resultado do julgamento de apelação no TRF-4, que poderá corroborar ou não a sentença dada pelo juiz Sérgio Moro, condenando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a nove anos e meio de prisão, no próximo dia 24, ele será determinante para a mudança, já no dia 25, da feição do país.

O dia 25 de janeiro marcará o início do embate eleitoral a ser realizado em outubro. E, para isto, o conjunto do oligopólio da mídia anuncia o método como agirá, ao longo do ano, formatando pensamentos como se o cérebro do conjunto de pessoas que formam a população, fosse massinha de modelar, que podem dispor ao seu bel prazer.

Temer: O caricato presidente de si mesmo

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Não vale a pena analisar objetivamente a entrevista de Michel Temer à Folha de S. Paulo, pela simples razão que ela aborda quase que exclusivamente um assunto menor: ele próprio. A caricatura fotográfica que lhe faz o jornal é perfeita: Temer é uma deformidade na história.

No universo de jogadas, espertezas, arranjos políticos e vantagens em que ele habita, é natural que se considere o centro. Só neste sentido, o do egoísmo medíocre, cabe chamá-lo de um Berlusconi tropical, como o faz, hoje, André Singer. Além, claro, do fato de só ter ascendido ao poder por obra e desgraça da Lava Jato, como aquele o foi pela Mani Puliti.


Collor candidato. Não é fake news!

Por Ricardo Kotscho, em seu blog:

Parece mais uma dessas abobrinhas de internet, mas é verdade, por incrível que pareça.

Fernando Collor de Mello, ele mesmo, o “caçador de marajás” impichado em 1992, anunciou nesta sexta-feira, em entrevista à rádio 96 FM, de Arapiraca, em Alagoas, que será candidato a presidente em 2018.

“Eu digo a vocês que este é o momento dos mais especiais da minha vida pessoal e como homem público. Porque hoje a minha decisão foi tomada: sou, sim, pré candidato à Presidência. Obrigado e vamos à vitória”.

O valor histórico do julgamento de Lula

Por Iago Montalvão, no site da UJS:

Walter Benjamin, um importante historiador alemão que viveu no inicio do século XX dizia que a história tem o dom de despertar no passado centelhas de esperança e que nem sequer os mortos estarão em segurança se o inimigo vencer, e esse inimigo não cessa de vencer.

É exatamente por isso que resistimos, para que já não sejamos mais derrotados por esses inimigos, para que nossos antepassados, suas lutas e memórias descansem em paz e que assim tenhamos um país mais justo para todos. E é justamente nesse passado, nas antigas lutas e em nossos ancestrais, que podemos buscar as centelhas de esperança e a inspiração necessária pra que possamos defender a Democracia em nosso tempo, que ainda é tão frágil, como tem sido demonstrado a cada ataque que o estado democrático de direito tem sofrido nos últimos anos.

A programação completa de Porto Alegre


Uma grande frente composta por militantes de movimentos sociais, sindicalistas, trabalhadores e jovens que defendem a democracia está organizada em uma agenda de lutas e resistência nos próximos dias em Porto Alegre, cidade onde funciona o Tribunal Regional Federal da 4a região que julgará o ex-presidente Lula.

De acordo com a Frente Brasil Popular e a CUT já são 225 caravanas confirmadas de diversos estados, além de grupos que se organizam e vão sair de todos os cantos do Brasil. O MST iniciará seu acampamento no dia 20 e as agendas oficiais terão início no dia 22 espalhadas por diversos pontos da capital gaúcha.

O duplo fracasso de Meirelles

Por Carlos Fernandes, no blog Diário do Centro do Mundo:

A agência norte-americana de classificação de risco Standard & Poor’s rebaixou a nota de crédito da dívida soberana do Brasil de BB para BB-.

A grande notícia neste fato, porém, não está no rebaixamento propriamente dito, mas no que ele significa no contexto político internacional.

Por mais que possa parecer, agências de risco como a S&P, Moody’s e Fitch medem muito mais a capacidade política dos governos em atender os interesses de seus financiadores do que a saúde econômica das empresas e países que avaliam.

Sérgio Cabral é um ponto de não-retorno

Sérgio Cabral em Curitiba
Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

As portas do inferno se abriram no dia 30 de novembro de 2015, quando o Ministro Teori Zavascki ordenou a prisão do senador Delcídio do Amaral. De um lado, um servidor público exemplar; do outro, um político menor e corrupto. Uma mistura que legitima todos os abusos bateu em um caráter momentaneamente contaminado pelo pecado capital da soberba. E resultou no gesto de exceção que marcaria o país dali para frente.

TRF-4: Honra ou vergonha?

Por Joan Edesson de Oliveira, no site Vermelho:

Riobaldo Tatarana, na obra prima do mestre Rosa, afirmava que na vida a gente “carece ter coragem, carece ter muita coragem”. Vivemos hoje no Brasil um dos momentos mais difíceis e de maiores ameaças à democracia e aos direitos do povo. Por isso mesmo, num momento assim, carecemos de coragem, para não arriar as bandeiras de guerra e nem se deixar abater pelo desânimo, mesmo que as tropas do inimigo estejam a um passo de derrubar de vez as frágeis paliçadas que construímos.

Dentro de poucos dias haverá mais um capítulo do julgamento de Lula, julgamento estranho, pois que a condenação já se deu, por juízes e promotores, muito antes. Antes mesmo que começasse todo o processo, a sentença já estava escrita.