sexta-feira, 29 de março de 2024

Justiça penhora doações da igreja de Valdemiro

Charge: Quinho
Por Altamiro Borges


O jornalista Rogério Gentile revela no site UOL que “a Justiça paulista determinou o bloqueio dos pagamentos feitos à Igreja Mundial do Poder de Deus realizados por meio de cartões eletrônicos. E também a penhora de valores que ela tenha a receber em razão da monetização do perfil ‘Apóstolo Valdemiro Oficial’ no Youtube, que tem 862 mil inscritos e dispõe de mais de mil vídeos. A decisão foi tomada em um processo no qual a igreja, fundada em 1998 pelo apóstolo Valdemiro Santiago, é cobrada por uma dívida em honorários com um escritório de advocacia calculada em cerca de R$ 12,6 milhões”.

Prisões não encerram o caso Marielle

Ilustração: Ronaldo Fraga/Mídia Ninja
Por Bepe Damasco, em seu blog:


Passados alguns dias da prisão dos acusados de serem os mandantes do duplo assassinato brutal e covarde de Marielle e Anderson, dá para perceber uma certa frustração por parte de pessoas do campo progressista pelo fato de o clã Bolsonaro não ter sido alcançado, pelo menos diretamente, pelas investigações.

E a ida do sicário Ronnie Lessa ao condomínio em que mora Jair Bolsonaro logo depois do crime, algo confirmado pelo porteiro, que sumiu depois de indiciado por Sérgio Moro? E o que leva um bandidaço como Lessa ser vizinho do então presidente da República? E a notória ligação entre os Bolsonaro e as milícias do estado, que inclui condecorações ao chefe do escritório do crime e emprego para seus familiares? E o boicote explícito do governo Bolsonaro às investigações sobre o assassinato de Marielle?

Golpe militar impôs regime facínora no Brasil

Charge: Laerte/Memorial da Democracia
Por José Reinaldo Carvalho, no site Brasil-247:

A ferida que a ditadura militar, instaurada por um golpe de Estado há 60 anos, abriu no organismo nacional, malgrado o tempo transcorrido, ainda não cicatrizou. A ditadura militar provocou danos duradouros e indeléveis na vida nacional, que não se apagam com discursos, decretos nem perorações negacionistas.

A ditadura militar foi um regime criminoso, facínora, comandado por facínoras, um regime que atentou gravemente contra a democracia, os direitos do povo e a soberania nacional. Um regime cujos métodos principais para o exercício do poder foram a violência, a mistificação e o engodo. O período de 21 anos em que durou aquele regime foi marcado por graves violações aos direitos humanos e às liberdades democráticas.

Os sócios do golpe nada recebem de Bolsonaro

Charge: Aroeira
Por Moisés Mendes, em seu blog:


Mauro Cid virou a esponja de todos as desgraceiras causadas pela tentativa de golpe. Nunca mais será promovido a general. Engordou 10 quilos. A mulher teve um celular apreendido pela Polícia Federal. Está de volta à prisão e tem problemas financeiros.

Colegas de farda estão fazendo vaquinhas para socorrê-lo. É nesse ponto, dos problemas financeiros, que se revela um dos dramas da turma pobre ou remediada do coronel, que acreditou em Bolsonaro e no golpe, viu o chefe fugir para os Estados Unidos e acompanha agora seu novo plano de fuga.

No áudio que divulgou com ataques à PF e a Moraes, Cid refere-se aos colegas de golpe que estão escapando e com a carreira militar preservada. E lembra que Bolsonaro ficou milionário com a arrecadação de R$ 17 milhões via PIX.

Na antessala do horror: lembranças do golpe

Charge: Jaguar/Memorial da Democracia
Por Roberto Amaral, em seu blog:

Desde 1961, com a derrota imposta pelo povo nas ruas ao golpe militar que intentara impedir a posse de Jango, vivíamos um processo histórico tenso. Hoje, com o distanciamento de tantos anos, diríamos que tenso, mas muito rico, atravessado que foi por uma realidade em construção, povoada por dúvidas e receios, muitos sonhos e muitas esperanças.

Com os termos de hoje, diria que vivíamos de forma aguda o teatro de uma grande polarização, a que nos persegue há 500 anos, entre a necessidade do avanço (então o pleito das reformas de base, ainda hoje por serem realizadas) e a resistência do status quo, nome de fantasia do atraso e da concentração de renda, de escandalosa injustiça. Acreditávamos, a esquerda de então, na revolução brasileira, vista como em processo, e nos considerávamos construtores de uma nova sociedade. A direita, por seu turno, a um tempo negava a ruptura e a conciliação, e direita e esquerda disputavam aliança com os militares, de um lado os “entreguistas”, de outro, o nosso campo, os legalistas, herdeiros do Marechal Lott.

O golpe de 64 continua nas escolas militares

Charge: Maringoni
Por Urariano Mota, no site Vermelho:

Talvez fosse melhor o título “O ensino da falsa história nas escolas militares”. Quero dizer: penso nos jovens dos Colégios Militares, nos rapazes e mocinhas ardorosas e ardorosos tendo que decorar algo como uma História vazia e violentadora, a que chamam História do Brasil – Império e República, de uma Coleção Marechal Trompowsky. Da Biblioteca do Exército. Mas não sejamos preconceituosos, ilustremos com o que os estudantes nas escolas militares são obrigados a aprender, como aqui, por exemplo: