sábado, 22 de novembro de 2014

Cerco a Dilma lembra Getúlio Vargas

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Se a presidente Dilma Rousseff já terminou de ler o último volume da trilogia de Lira Neto sobre Getúlio Vargas, editado pela Companhia das Letras, deve ter bons motivos para ficar preocupada nesta entressafra entre o seu primeiro e o segundo governo.

Talvez isso explique a indecisão dela para anunciar os integrantes da nova equipe econômica, como demonstrou a dança de nomes cogitados para o Ministério da Fazenda nesta semana que chega ao fim, mantendo o suspense no ar.

O pior caminho para Dilma

Por Patrick Mariano, no blog Viomundo:

Ato I

Um jovem com camiseta vermelha é agredido com empurrões e xingamentos na avenida paulista por usar camiseta vermelha. Na estampa, uma alegre alegoria com Marx, Lênin, Fidel e Mao numa festa.

- Vai pra Cuba, vai morar no inferno, estamos num país livre! Vai arrumar emprego na Venezuela e na Argentina, nesses buracos!

O preconceito em "Sexo e as nega"

Por Dennis de Oliveira, no site da Fundação Mauricio Grabois:

Confesso que ainda não tinha assistido a um episódio completo do seriado “O Sexo e as Nega”. O dia e horário em que ele é transmitido coincide com as aulas que ministro na Escola de Comunicações e Artes na USP. Na terça passada, consegui assistir ao episódio, pois estive em um evento que me permitiu chegar um pouco mais cedo em casa. Como considero que é necessário, para dar mais sustentação às críticas que estão sendo feitas ao episódio pelo movimento negro, fazer uma avaliação mais empírica do seriado, procurei me atentar aos detalhes do seriado.

A "privataria tucana" será investigada?

Senado procura Aécio, o "incansável"

Por Kiko Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Um espectro não ronda a política brasileira: o espectro do comparecimento de Aécio Neves ao trabalho.

O senador mineiro prometeu, terminada a eleição, fazer uma “oposição incansável, inquebrantável e intransigente” ao governo.

Fim de ciclo progressista na AL?

Por Igor Fuser, no jornal Brasil de Fato:

As notícias de Nuestra América no último final de semana, 15 e 16 de novembro, mostravam que, ao contrário dos desejos de Washington e das interpretações derrotistas sobre o suposto declínio do ciclo
político progressista, os ventos de rebeldia continuam soprando com força nesta parte do mundo.

Não há mais clima para golpe

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Hoje eu vinha com a faca nos dentes, mas mudei de ideia.

Cansei de falar em golpe, e tenho a impressão que a atmosfera de terceiro turno arrefeceu.

O fantasma do golpe foi esmagado pelo próprio desespero da mídia.

A luta pela paz na Colômbia

Editorial do site Vermelho:

É grande a expectativa de que com a brevidade possível sejam libertados o general colombiano Ruben Dario Alzate, o cabo Jorge Rodriguez, os soldados César Rivera e Jonathan Diaz e a advogada Glória Urrego, detidos na semana passada pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc-EP).

São alvissareiras as informações que circularam na última sexta-feira (21) de que a organização insurgente e o governo colombiano estão prestes a firmar um acordo nessa direção, com a participação de Cuba e Noruega, países garantidores dos diálogos de paz que transcorrem há dois anos na capital cubana, e da Cruz Vermelha Internacional.