domingo, 8 de dezembro de 2013

Haddad e a esfinge da comunicação

Por Renato Rovai, em seu blog:

Declarei apoio a Haddad para prefeito de São Paulo e o fiz com a convicção de que era necessário derrotar o projeto político de Serra e Kassab. A cidade merecia algo melhor. E não me arrependo da decisão tomada.

Segundo as recentes pesquisas de opinião, porém, boa parte dos eleitores que fizeram essa opção já não pensa da mesma forma que este blogueiro. Há um desencanto em relação a atual gestão se cristalizando e o homem novo estaria envelhecendo muito rapidamente.

Homens ao mar no PSDB

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Antonio Lassance, no sítio Carta Maior:

O PSDB encara 2014 com o otimismo de um Titanic frente a um iceberg. Seus dirigentes continuam dando declarações de que não irão afundar de maneira alguma. Mas a verdade é que sentem o frio percorrer a espinha. As más notícias das pesquisas de opinião sobre as eleições presidenciais são o de menos. Aquilo que realmente os apavora é o ataque sofrido ao que têm de mais caro, Minas Gerais e São Paulo, sua república particular do café com leite.

Os EUA e a conta da NSA

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Mauro Santayana, em seu blog:

As revelações feitas pelo ex-analista de informações da NSA, Edward Snowden, sobre o monitoramento pelas agências de espionagem norte-americanas, de empresas e governos estrangeiros, e a quebra da privacidade e do sigilo na internet de milhões de cidadãos de todo o mundo, não teve repercussão apenas nos meios políticos e estratégicos.

Meu celular, minha vida

Por Frei Betto, no sítio da Adital:
Há uma nova doença nos anais da medicina: a nomofobia, o medo de ficar sem celular. O termo foi cunhado no Reino Unido, e deriva de "no mobile phobia”. O fato é óbvio: para qualquer lugar que se olhe, as pessoas estão atentas ao celular – rua, restaurante, local de trabalho, ônibus, metrô, escola, e até igreja.

A empresa da Globo no Panamá!

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:


Já que a Globo, por causa do hotel onde Dirceu irá trabalhar, está tão interessada nas empresas do Panamá, seria bom aproveitar a viagem e explicar ao distinto público porque os irmãos Marinho figuraram como diretores de uma firma naquele país. Trata-se da Chibcha Investment Corporation, presidida por José Manuel Aleixo.






Os irmãos Marinho, todo mundo conhece. Vamos ver quem são os outros.

Veja lança “livro-bomba” de Tuma Jr.

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Em estilo grandiloquente e fanfarrão, o colunista e blogueiro da revista Veja Augusto Nunes anuncia, ao fim da noite da última sexta-feira (6/12), que "as revelações de Tuma Junior vão confirmar que sábado é o mais cruel dos dias para quem tem culpa no cartório". As "revelações" em questão figuram em livro lançado pela edição da revista desta semana.

Kátia Abreu e a milícia dos ruralistas

Da revista Fórum:

No Mato Grosso do Sul para participar do chamado “Leilão da Resistência”, a senadora Kátia Abreu (PMDB/TO), que também é presidente da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), mandou um recado para a juíza da 2º Vara Federal, Janete Lima Miguel, na manhã deste sábado (07). “Eu informo essa senhora que o produtor rural não precisa de dinheiro para contatar milícia.”

Vingança de Tuma Jr., novo heroi da Veja

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Para quem quer entender como funciona a mídia.

Li Kwong Kwen foi preso, em 2010. A Polícia Federal apurou que ele, conhecido como Paulo Li, era chefe de uma máfia chinesa que promovia contrabando de celulares falsificados procedentes da China. A quadrilha também intermediava vistos de permanência no Brasil para imigrantes chineses em situação irregular.

Gravações mostraram conversas comprometedoras de Li com o então secretário nacional da Justiça, Romeu Tuma Jr. Nas conversas, Tuma Jr chegou a fazer encomendas a Li.

50 verdades sobre Nelson Mandela

Por Salim Lamrani, no sítio português Resistir:

As grandes potências ocidentais opuseram-se até ao último instante à sua luta e apoiaram sempre o governo racista de Pretória. Mas o herói da luta contra o apartheid marcou para sempre a história da África. No crepúsculo da sua existência, Nelson Mandela passou a ser louvado por aqueles que sempre o combateram ou o ignoraram – como por exemplo Cavaco Silva. Eles agora choram lágrimas de crocodilo.

A crise da TV Globo veio para ficar

Por Marco Aurélio Mello, no blog DoLaDoDeLá:

São muitos os sinais de que a crise que se instalou no Jardim Botânico veio para ficar.

Crescem os rumores de que a empresa não terá condições de honrar despesas e folha de pagamentos em 2014 e que, por isso, encomendou um estudo de cortes, sobretudo em relação aos salários pagos dos figurões. Pela primeira vez na história, a emissora tem no comando um gestor que veio do jornalismo, acostumado a baixos custos de produção. Ele estaria assombrado com o que tem visto na Central Globo de Produção, gastos que vão muito além dos padrões de mercado.

A pressão pela CPI do helicóptero do pó

Por Rogério Hilário, no sítio da CUT Minas Gerais:

A Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais e mais 15 sindicatos lançaram e apresentaram à imprensa, nesta quinta-feira (5), na Assembleia Legislativa, um manifesto que cobra dos deputados estaduais a instauração da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Helicóptero. O manifesto foi assinado pela CUT/MG e as entidades sindicais e mais assinaturas serão coletadas no movimento sindical, movimentos sociais e populares.

PPS vai de Campos. Serra isola Aécio!

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:


O serrista Roberto Freire, presidente do PPS, entregou o prometido ao chefe.

O partido decidiu apoiar Eduardo Campos à Presidência.

Apesar do empenho pessoal de Aécio Neves , seu grupo não teve sequer força para apresentar a proposta de apoio ao tucano.

"McGreve" nas redes fast-food dos EUA

Por Eduardo Graça, na revista CartaCapital:

Sem uniformes, apoiados por uma legião de professores, estudantes universitários, manifestantes herdeiros do Ocupem Wall Street, grupos de defesa de imigrantes não-documentados, lideranças sindicais e um massa de trabalhadores “low-budget”, que recebem, dependendo do estado, entre 7 e 8 dólares por hora de trabalho, milhares de funcionários de empresas conhecidas dos brasileiros, como McDonald’s, Burger King, Wendy’s, Walgreens, Macy’s e Sears, tomaram as ruas de uma centena de cidades americanas na quinta-feira 5 exigindo o aumento do salário mínimo para 15 dólares por hora.

A derrota do grupo Clarín

Por Roberto Reyna, no sítio Vermelho:

Quatro anos e três semanas após o Congresso argentino sancionar, por ampla maioria, a Lei n. 26.522, o Supremo Tribunal Federal proferiu sentença, em 29 de outubro, declarando a constitucionalidade plena do instrumento jurídico que regula os serviços de comunicação audiovisual no país. A decisão veio um dia antes de o país comemorar os trinta anos do direito ao voto. A medida também fez os argentinos se sentirem mais iguais perante a lei e perceberem que a democracia melhorou com a ampliação da pluralidade e diversidade de vozes.

Renúncia de Genoino é um alerta

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Minha hipocrisia não chega a ponto de me dizer contente com a renúncia de José Genoíno a seu mandato de deputado federal.

Não tenho biografia para julgar um personagem com sua história. Mas é uma decisão preocupante em vários sentidos. Não por ele. Mas por nós.


Queda do PIB e o tripé neoliberal

Por Adilson Araújo, no sítio da CTB:

O PIB recuou 0,5% no terceiro trimestre deste ano. Embora o fato esteja sendo explorado de forma enviesa pelas forças conservadoras, que cobram mais do mesmo (pressionando por doses adicionais de arrocho fiscal), não há como fugir à constatação de que se trata de um desempenho frustrante para os que lutam pelo desenvolvimento nacional, muito aquém das possibilidades e das necessidades nacionais.