quinta-feira, 31 de março de 2016

Mesmo ausente, Globo é alvo do protesto

Do blog Viomundo:

Os repórteres da Globo não circulavam entre a multidão.

Ou, se o fizeram, foi de forma disfarçada.

Havia cartazes variados: contra Aécio, Alckmin e o juiz Sérgio Moro.

Um único lembrava a morte de Vladimir Herzog pela ditadura militar, cuja missa foi celebrada na Catedral da Sé.

O tema mais presente na manifestação desta tarde/noite na praça da Sé, em São Paulo, foi a emissora da família Marinho.

As imagens das multidões pela democracia

São Paulo

A voz ativa dos artistas contra o golpe

Afinal, impeachment é golpe?

A democracia e o sistema político no Brasil


Do site do Centro de Estudos Barão de Itararé:

A democracia e o sistema político no Brasil serão pauta da 5ª edição do Ciclo de Debates Que Brasil é Este, marcada para o dia 11 de abril, em São Paulo. A discussão, que trata de um tema fundamental para compreender a atual e grave crise política brasileira, contará com a presença dos seguintes palestrantes:

Parabéns golpistas, hoje é o vosso dia

Por Renato Rovai, em seu blog:

Hoje faz 52 anos do golpe de 64. Os dias que cercaram aquela ação que muitos, como a Rede Globo de Televisão, chamaram de revolução não eram muito diferentes dos que vivemos atualmente.

O governo Jango foi sendo sitiado aos poucos, até que tivesse mínimas chances de resistir sem que o Brasil entrasse numa guerra civil.

Os golpistas civis e militares, apoiados pela OAB, pela mídia, pelas marchas com a família e pela liberdade, por médicos que depois se tornaram legistas da ditadura, por juízes corruptos, por policiais que depois se tornaram torturadores, por muitos jornalistas que escreveram centenas de milhares de centímetros de texto impulsionando aquela ação, por empresários corruptos e por muita gente que se calou, venceram.

Como a Globo ousa falar em corrupção?

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Pego para ler o livro Política, Propina e Futebol, do jornalista Jamil Chade, correspondente do Estadão na Suíça.

É a história da corrupção na Fifa.

Há um trecho particularmente interessante nele para os brasileiros. Trata das propinas “constantes” pagas a Ricardo Teixeira e João Havelange para influenciarem nas decisões sobre que emissora teria o direito de transmitir Copas no Brasil.

A multiplicação do patrimônio de Bolsonaro

Por Helena Sthephanowitz, na Rede Brasil Atual:

Você conseguiria comprar uma casa que custa, a preço de mercado, alguns milhões por "apenas" R$ 400 mil? O deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) conseguiu esse, digamos, milagre. E recebeu a graça na compra não só de uma, mas de duas mansões. Em termos terrenos, com um abatimento de pelo menos 75% nos preços dos imóveis, foram verdadeiros negócios da China.

Para entender o caso: Jair Bolsonaro – que está em seu sexto mandato consecutivo como deputado federal – declarou à Justiça Eleitoral possuir, no ano de 2010, bens que totalizavam o valor de R$ 826.670,46. Naquele ano, os dois imóveis não constavam da declaração de patrimônio.

O Brasil jogado ao abismo pelo PMDB

Por Francisco Fonseca, na revista Caros Amigos:

A confirmação da saída do PMDB do governo Dilma, rompendo aliança com o PT, encerra um conjunto drástico de lições. Embora não haja um único PMDB, e sim várias facções, o fato é que majoritariamente o partido aderiu ao golpismo. Como a velha figura da “raposa guardando o galinheiro”, sequer se empenhou em assegurar a aura de “guardião” do Estado de Direito Democrática. Afinal, não apenas o vice-presidente da República tem liderado, há muito, o golpismo, como está umbilicalmente articulado à triste figura de Eduardo Cunha, cujos predicados são sobejamente conhecidos.

Dia 31: Ocupar as ruas contra o golpe

Editorial do site Vermelho:

A crise política vive momentos decisivos. Seu enfrentamento exige atenção e a ação dos brasileiros comprometidos com o avanço democrático, o progresso social e a luta sem tréguas contra a corrupção.

Os golpistas se assanham e tentam enganar alegando que o governo vive momentos finais. Chegam mesmo ao desplante de falar, publicamente, na composição de um eventual governo Temer!

Como derrotar uma quadrilha golpista

Por Bepe Damasco, em seu blog:                                  

1) A saída do PMDB do governo está longe de ser a tragédia pregada pela mídia e, infelizmente, absorvida por muitos lutadores contra o golpe. Primeiro porque há muito o PMDB não entrega a mercadoria combinada, já que o governo vem contando com cerca de 30 votos dos mais de 60 dos integrantes da bancada do partido. E depois porque até as paredes do Congresso e do Planalto sabem que uma dissidência significativa permanecerá no governo.

Um governo para recuperar o futuro

Foto: Jornalistas Livres
Por Jeferson Miola

A adesão explícita do vice-presidente Michel Temer à empreitada golpista é a evolução coerente de quem teve uma trajetória conspiradora e traiçoeira e tramou na sombra no último período. Mesmo sendo esperado, o rompimento abalou fortemente o tabuleiro político.

O gesto do Temer é um claro sinal de avanço dos entendimentos entre os distintos atores golpistas. Eles se puseram de acordo sobre a estratégia para derrubar Dilma e destruir Lula, e também sobre os rumos de um eventual governo de exceção pós-Dilma.

Holandês denuncia plágio do "Pato Skaf"

Por Altamiro Borges

O "Pato Skaf", presidente da Federação das Indústrias de São Paulo, é um falsário. Além de copiar as ações golpistas da Fiesp em 1964, que resultaram na sombria ditadura militar, ele ainda faz plágio nas suas peças de propaganda fascista. Saiu no jornal O Globo nesta quarta-feira (30):

O artista holandês Florentjun Hofman acusa a Fiesp de copiar sua obra Rubber Duck para criar o pato gigante inflável que é usado como símbolo da campanha contra aumento de impostos intitulada 'Não vou pagar o pato'. O holandês falou a BBC que a Fiesp transformou a obra de arte original em uma 'paródia política'. Sua equipe considerou o uso 'ilegal' e afirmou que 'infringe direitos autorais'.