sábado, 3 de agosto de 2019

Os desafios dos movimentos sociais

Foto: Felipe Bianchi
Por Bruna Caetano, no site do Centro de Estudos Barão de Itararé:

Os desafios impostos pela nova configuração do mundo do trabalho e pelos ataques do governo federal aos movimentos populares foram tema da mesa “A ofensiva contra os movimentos sociais”, no IV Curso Nacional de Comunicação do Barão de Itararé, nesta quarta-feira (31).

A mesa foi composta por Clemente Ganz Lucio, diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese); Iago Montalvão, presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE); e João Paulo Rodrigues, coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Ela pretendia iluminar o debate sobre a atuação dos movimentos populares ao longo dos últimos anos, e como devem se comportar diante do cenário de ataques protagonizados pelo presidente Jair Bolsonaro.

Future-se e o aporte de recursos de empresas

Por Renato Dagnino, Wagner Romão e Rogerio Bezerra, no jornal Le Monde Diplomatique-Brasil:

Em 17 de julho, O Ministério da Educação lançou o que parece ser o núcleo da política cognitiva (de educação e de ciência, tecnologia e inovação) da gestão de Jair Bolsonaro: o programa Future-se. Este texto procura complementar as várias manifestações que têm surgido desde então. Ele foca a sua intenção em equacionar o que considera o principal problema das instituições federais de ensino superior (IFES) – seu despropositado e insustentável custo para o Estado – mediante a captação de recursos das empresas para pesquisa e desenvolvimento (P&D).

Conter o fascismo é prioridade

Por Marcelo Zero

Logo no início do governo Bolsonaro, escrevi um artigo intitulado “Bolsonaro não Descerá do Palanque”, no qual vaticinava que o ex-capitão não assumiria qualquer compromisso com a democracia e suas instituições e que governaria com o recurso fascista do ódio ao “inimigo interno”.

O artigo dizia o seguinte:

*****

É tocante ver a expectativa ansiosa com que a imprensa e certos setores políticos esperam algum gesto republicano, de conciliação, de comprometimento democrático, ou mesmo de mínima civilização por parte de Bolsonaro et caterva.

Tutaméia entrevista Dilma Rousseff

Nazismo adotava métodos da Lava-Jato

Dallagnol é o bode expiatório da Lava-Jato

Bolsonaro ameaça a vida na Amazônia

Por Dilma Rousseff, em seu site:

No seu estilo pessoal, com declarações grosseiras recheadas de frases toscas, o presidente Jair Bolsonaro tem justificado enfaticamente, nos últimos dias, o processo de desmatamento e redução da fiscalização por meio do qual seu governo colocou a floresta Amazônica no rumo da devastação, com explícito desprezo pela integridade das etnias indígenas e das reservas ambientais existentes da região.

Bolsonaro vira o vilão do mundo

Por Fernando Brito, em seu blog:

Jair Bolsonaro consegue se superar todos os dias.

Obteve um laurel que poucos homens conseguiram na face da Terra: o de tornar-se um vilão mundial.

A esta altura, jornais e sites de todos os continentes estão publicando que o chefe de Pesquisas Espaciais do Brasil está sendo demitido pelo presidente por denunciar o rápido desmatamento da Amazônia.

Tal como na estúpida discussão que ele próprio provocou, alegando inexatidão dos dados, agora pouco importa que sejam mil, dez mil ou 100 mil os hectares de mata derrubada.

Temas para as palestras de Moro e Dallagnol

Por Ricardo Kotscho, em seu blog:

Agora que foram pegos com a boca na botija, e o STF resolveu finalmente tomar uma providência para afastar Deltan Dallagnol do comando da Lava Jato, caso isso realmente aconteça, ele e seu parceiro, o ministro da Justiça Sergio Moro, poderão ganhar o resto da vida com palestras de autoajuda sobre sua ética particular no “combate à corrupção”.

Sem ninguém me pedir, de graça, elenco abaixo alguns temas que os dois poderão desenvolver (aos caros leitores peço para acrescentar outras sugestões nos seus comentários).

- “Faça as suas próprias leis e fature com elas”.

Quem colocou os psicopatas no poder

Por George Monbiot, no site Outras Palavras:

Há sete anos, o comediante Roty Bremner reclamou que os políticos tinham se tornado tão chatos que poucos mereciam ser imitados. “Atualmente eles são muito parecidos e sem graça… É como se o caráter fosse considerado uma obrigação”, disse ele. Hoje sua profissão tem o problema oposto: por mais afiada que seja a sátira, é uma batalha dar conta da realidade. O universo político, tão sombrio e cinzento há alguns anos, é agora povoado por inacreditáveis exibicionistas.

O número da besta é 666

Por Tereza Cruvinel

A besta de sete cabeças e dez chifres do nosso Apocalipse democrático buscou também seu número nas profecias de São João.

A portaria de Sergio Moro, de número 666, remete à malignidade, faz lembrar a besta e seu número.

É coisa de ditadura uma portaria que prevê a "deportação sumária" de estrangeiros que sejam considerados (por quem?) "pessoa perigosa".

É coisa de ditadura uma portaria que viola a Constituição ao dar cabo do devido processo legal e do direito de defesa, garantido também aos não-nacionais.

A presença visível do militante de esquerda

Por Zillah Branco

Para quem vive na Europa é muito difícil acompanhar os sacrifícios crescentes a que ficou sujeito o povo brasileiro a partir do golpe de Temer - que agora se percebe como a espoleta de uma destruição da Justiça e da Segurança no Estado Brasileiro que germinava ha alguns anos sob a cobertura de uma tênue manta democrática. A mídia hegemônica, departamento do império norte-americano que cobre também a Europa, "fakea" historiazinhas pontuais que desvirtuam completamente a realidade que podemos conhecer através do Vermelho e outros jornais de esquerda e com os videos da mídia alternativa, progressista, que tem mantido um trabalho incansável e cada vez mais aprofundado sobre a realidade nacional e seus vínculos com o setor internacional (tanto o predador colonizante, como as demonstrações de solidariedade com a luta de esquerda).