segunda-feira, 25 de março de 2019

Joice, Kataguiri e o barraco fascistoide

Por Altamiro Borges

Para desespero dos oportunistas de plantão, o governo Jair Bolsonaro – que reúne milicos ressentidos, abutres financeiros, corruptos velhacos, fanáticos religiosos e milicianos fascistas, entre outros trastes – está definhando rapidamente. É tiro para tudo que é lado. Ninguém se entende no bordel bolsonariano – nem mesmo os filhos do capitão. Nessa confusão generalizada, o “deus-mercado” já começa a perder a confiança no seu “laranja-presidente" e teme pelo futuro da almejada contrarreforma da Previdência – um dos principais motivos da recente onda golpista e fascistizante no Brasil.

Bolsonaro perde força no Congresso

Por Altamiro Borges

Em editorial publicado neste domingo (24), a Folha registrou, de forma até branda e cuidadosa, “certa deterioração” no cenário político do país. Em tom de advertência, o jornal aponta que “erros, desatinos e trepidações ameaçam o cacife político do presidente e as reformas” – em especial, a que elimina a aposentadoria de milhões de brasileiros e que a famiglia Frias apoia ostensivamente. Entre outras lambanças, o jornalão critica a prisão arbitrária do ex-presidente Michel Temer, as “provocações baratas contra Rodrigo Maia” e os privilégios contidos na regra de aposentadoria dos militares.

Temer solto mostra que Bretas não é Moro

Por Kiko Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

No despacho em que soltou Michel Temer, o desembargador do TRF-2 Antonio Ivan Athié fez um contorcionismo desgraçado para elogiar o trabalho do colega Marcelo Bretas e dos procuradores da Lava Jato enquanto o fazia em pedaços.

Na peça, Athié faz deferências a Bretas e ao Ministério Público Federal, mas ressalta não haver evidências de que Temer e os demais representem ameaça à ordem pública, argumento para a preventiva.

Destacou que os contatos entre os investigados listados por Bretas — por exemplo, 400 ligações telefônicas entre o Coronel Lima e o então presidente da Eletronuclear entre 2011 e 2015 - são antigos e não comprovam que a suposta atividade criminosa siga na ativa.

Quem pagou a propaganda da Lava-Jato?

Por Conceição Lemes, no blog Viomundo:

Nesta segunda-feira (25/03), quem chega ou sai de Curitiba, pelo Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, vai encontrar no caminho os procuradores da Lava Jato Paraná.

Não são eles ao vivo, não. Mas em outdoor com a imagem de todos e a mensagem: Aqui se cumpre a lei.

Propaganda eleitoral antecipada do novo partido do Brasil, o Partido Lava Jato, e de seus candidatos?

Quem pagou a confecção do outdoor e a exibição?

Quanto custou?

Sem base parlamentar, Bolsonaro pode cair

Da Rede Brasil Atual:

A "reforma" da Previdência pode estar sendo sabotada pelo próprio governo de Jair Bolsonaro que tanto pede sua aprovação, de acordo com o integrante do Coletivo Advogados e Advogadas pela Democracia José Carlos Portela Júnior. Em entrevista à Rádio Brasil Atual, nesta segunda-feira (25), Portela analisou a troca pública de farpas entre o presidente da República e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que veio à tona nos últimos dias como um alento para os que se mobilizam contra a proposta.

Os mapas do poder dos ruralistas

Por Luis Fernando Vitagliano, no site Outras Palavras:

Para entender as eleições de 2018 devemos esquecer um pouco das diferenças politicas que normalmente influenciam nas eleições e perseguir o dinheiro que fez valer inverdades – batizadas de fakenews – que contaminaram o ambiente político. Não foi só uma estratégia que se focou em fakenews, mas isso inaugurou uma série de mudanças não só no modo como se trabalhou a comunicação de campanha, mas, também, no modo como se construiu apoios e agendas politicas.

As coincidências entre Bolsonaro e milícias

Por Guilherme Boulos, na revista CartaCapital:

Os primeiros 80 dias do ano expuseram um manancial de revelações sobre o alcance político das milícias cariocas. Do caso Queiroz às prisões recentes dos acusados de assassinar Marielle Franco revelam-se conexões escandalosas entre milicianos e o poder político.

Essas relações foram denunciadas pelo PSOL há muito tempo, desde a CPI das Milícias. Agora atingem, porém, um novo patamar e se aproximam perigosamente do grupo alojado no Palácio do Planalto. A cada dia que passa, o noticiário mais parece com um daqueles filmes policiais sobre famílias mafiosas e crimes quase perfeitos.

Crise penaliza e adoece a juventude

Por Lu Sudré, no jornal Brasil de Fato:

Conseguir um emprego, entrar na faculdade e construir uma vida estável. Esses são os objetivos de qualquer jovem entre 18 e 24 anos. No entanto, essa parcela da população é uma das mais afetadas pela crise econômica que assola o país e a consequências desse cenário vão muito além de questões financeiras.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, em 2018, o índice de desemprego entre os jovens brasileiros foi de 25,2% e atingiu 11,6% da população em geral. Ou seja: a probabilidade de um jovem estar desocupado é duas vezes maior do que a do restante dos brasileiros. Os números mostram que a realidade daqueles que daqui há alguns anos deveriam compor a centralidade da força produtiva do país é desanimadora.

Clima de instabilidade no governo Bolsonaro

Do site Vermelho:

Os desentendimentos verbais entre o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e o presidente da República, Jair Bolsonaro, revelaram um clima de instabilidade na governabilidade do país.
Os dois trocaram provocações em torno da responsabilidade nos encaminhamentos da aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2019 da reforma da previdência.

Maia abandou a articulação após publicação de post do vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ), com críticas a ele.

Previdência traz o povo de volta às ruas

Por Isaías Dalle, no site da Fundação Perseu Abramo:

Dá para ganhar essa. É possível derrubar a proposta de contrarreforma da Previdência feita pelo governo federal. Essa sensação, a de que o jogo não está perdido, é seguramente um dos efeitos provocados pelo ato que encerrou, na noite de ontem, na Avenida Paulista, o Dia Nacional de Luta em Defesa da Previdência, convocado pelas centrais sindicais e pelos movimentos sociais.

A ameaça do terrorismo tecnológico

Apagão hoje na Venezuela. Crédito: Aporrea
Por Frederico Rochaferreira, no jornal Le Monde Diplomatique-Brasil:

O apagão na Venezuela que começou na quinta-feira (7) tem provocado acusações mútuas entre governo e oposição e acirrado a crise política e social que o país vive. No terceiro dia de falta de energia elétrica, o caos tomou conta dos serviços de telefonia, internet e metrô e os hospitais tem sido um ponto nevrálgico nessa crise, com casos de óbitos de pacientes de diálise se registrando a cada dia. Estima-se que mais de 10 mil pessoas hospitalizadas estejam em risco.

Mais que o esperado, menos que o necessário

Belém, 22/3/19
Por João Guilherme Vargas Netto

A jornada do dia 22 de março foi um sucesso quase desconhecido pela mídia grande, mas com repercussão nas redes sociais e na comunicação sindical.

Embora as direções ainda não tenham conseguido produzir um balanço quantitativo detalhado do conjunto das manifestações, contentando-se cada uma delas a repercutir o que realizaram em suas áreas de influência, a positividade da jornada pode ser aferida em três eixos fundamentais.

Em primeiro lugar, as manifestações foram nacionais, ocorreram em todo o país, nas grandes capitais e nas cidades menores, nas cinco regiões do Brasil.

Recuo pró-reforma é suicídio para Maia

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Não creio muito nesta história de que Rodrigo Maia vá “blindar” a reforma previdenciária e insistir em aprová-la, com a brutalidade atual, na Câmara dos Deputados.

Não duvido que a crueldade de Maia e sua bajulação ao “mercado” faça disso o seu desejo, mas está criada uma situação que já não depende exclusivamente disso.

Os partidos e uma parcela dos deputados está irritada e convencida de que, se não confrontar o governo Bolsonaro na questão que é o centro das atenções do país, por sua repercussão, estará inapelavelmente rendida diante do falangismo bolsonarista, apenas esperando a vez de ir para o matadouro das redes sociais.