quinta-feira, 26 de julho de 2018

Lula agradece à blogosfera progressista

Da revista Fórum:

A peleja da blogosfera progressista contra as mentiras da grande mídia (plim-plim)

Por Luiz Inácio Lula da Silva

A história ensina que numa guerra, a primeira vítima é a verdade. Encontro-me há mais de 100 dias na condição de preso político, sem qualquer crime cometido, pois nem na sentença o juiz consegue apontar qual ato eu fiz de errado. Isso porque setores da Polícia Federal, do Ministério Público e do Judiciário, com apoio maciço da grande mídia, decidiram tratar-me como um inimigo a ser vencido a qualquer custo.

Uma chance à unidade na disputa eleitoral

Por Tereza Cruvinel, no Jornal do Brasil:

A recusa do empresário Josué Alencar em ser vice de Geraldo Alckmin, que parece consumada, foi um tropeço, mas isso não tira do tucano a vantagem conseguida com o apoio do Centrão.

Este apoio, por sua vez, não é garantia automática de um crescimento que o leve ao segundo turno.

Mas, com sua ampla coligação, Alckmin firmou-se como candidato do establishment, em situação que contrasta com a dos partidos de esquerda. Unindo suas forças, a direita agora vai com tudo em busca de uma vaga no segundo turno.

A resposta tem que ser a unidade, gritam todos na esquerda, mas ninguém se move.

Chico, Fagner, Moro e as afinidades eletivas

Por Kiko Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

“Chico [Buarque] foi meu grande parceiro. Faz tempo que a política nos separou, mas não influenciou no carinho que tenho por ele”, contou Fagner ao Glamurama.

“Perdi um amigo que amo muito. Infelizmente, porque a política deveria ser uma coisa à parte”.

Na verdade, nunca foi uma coisa à parte para um ou outro.

Se Chico permaneceu coerente em suas posições à esquerda, Fagner migrou no sentido contrário.

O bloqueio da “rede MBL” no Facebook

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Falta pouco para a turma da direita ensandecida chamar o Mark Zuckerberg, dono do Facebook, de “lulopetista” ou que se deveu a algum sanduíche de mortadela dado pelo PT a decisão de retirar do ar as páginas de uma rede, segundo a Reuters, “administrada por membros importantes do MBL” que agia usando “contas falsas” para esconder das pessoas “a natureza e a origem de seu conteúdo com o propósito de gerar divisão e espalhar desinformação”.

Bernie Sanders pede "Lula Livre"

Do site da Fundação Perseu Abramo:

O senador Bernie Sanders, que foi pré-candidato à presidência dos Estados Unidos em 2016, e mais 29 congressistas estadunidenses, irão enviar nesta quinta-feira, 26 de julho, ao governo brasileiro, uma carta em que denunciam a “intensificação do ataque à democracia e aos direitos humanos no Brasil” e pedem providências.

O documento destaca a prisão do ex-presidente Lula, em função do que afirma serem “acusações não comprovadas” em um julgamento “altamente questionável e politizado”, e também a morte da vereadora e ativista Marielle Franco, no Rio de Janeiro.

E se o tiro de Israel sair pela culatra?

Ilustração: Vladimir Kazanevsky/Cartoon Movement
Por Belén Fernández, no site Outras Palavras:

Na quinta-feira (19 de julho), o parlamento israelense aprovou uma nova lei estabelecendo Israel como a “Estado-nação do povo judeu”. O consenso até agora na mídia de elite sempre astuta é que a medida foi “controversa“.

O site do Jerusalem Post fornece o texto em inglês da legislação, que estipula que “a realização do direito de autodeterminação nacional no estado de Israel é unicamente para o povo judeu”. Em outras palavras, os palestinos não precisam existir .

Com 41% dos votos, Lula continua imbatível

Por Tatiana Melim, no site da CUT:

Mesmo mantido como preso político há mais de 100 dias na sede da Polícia Federal, em Curitiba, e atacado ferozmente por setores do Judiciário e da mídia, o ex-presidente Lula continua imbatível e seria eleito no primeiro turno se as eleições fossem hoje, de acordo com pesquisa CUT/Vox Populi, realizada entre os dias 18 e 20 de julho.

Ao contrário do que os opositores sonharam, Lula segue na liderança e nem mesmo as manobras políticas e jurídicas para mantê-lo preso abalaram as intenções de votos no ex-presidente.

Temer detona a política habitacional

Por Paula Quental, no site Brasil Debate:

Entre 2003 e 2016, o Brasil enfrentou de forma inédita e eficaz seu histórico problema de déficit habitacional, que diz respeito a milhões de famílias residentes em casas muito precárias ou em áreas de risco e ainda às que têm grande parte da renda comprometida com aluguel. Isso foi feito a partir do desenho de uma nova política pública e de dois programas desenvolvidos pelo governo federal com participação de segmentos sociais relacionados à questão da moradia, e cujos recursos estão sendo agora reduzidos, ano a ano. São eles o PAC-UAP, voltado à urbanização de favelas, e o Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), a partir de 2009, dedicado à construção de novas unidades.

Não à privatização do saneamento básico

Por Nivaldo Santana, no site da CTB:

Por intermédio da Medida Provisória nº 844/2018, o governo ilegítimo de Michel Temer pretende alterar o marco legal do saneamento básico no país. A principal alteração é abrir o setor para a privatização, em linha com a política governista ultraliberal.

Em repúdio a esta medida, a Frente Nacional pelo Saneamento Ambiental (FNSA), espaço de articulação de dezenas de entidades de todo o país, inicia uma ampla campanha de esclarecimento, mobilização e luta para derrotar a MP 844/2018 no Congresso Nacional.

A intimidação macartista nas universidades

Por Eduardo Maretti, na Rede Brasil Atual:

Em nota oficial divulgada na tarde desta quarta-feira (25), a Reitoria da Universidade Federal do ABC (UFABC) afirmou que acompanha “atentamente os desdobramentos referentes à denúncia encaminhada à Corregedoria” contra os professores da instituição Giorgio Romano Schutte, Gilberto Maringoni e Valter Pomar. Eles são objeto de uma comissão investigativa para apurar denúncia anônima sobre o evento de lançamento do livro A verdade vencerá, realizado em 18 de abril no auditório 5 do bloco Beta do campus São Bernardo do Campo. A obra reúne uma entrevista com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e artigos a seu respeito.

A desumanização da economia

Por Luiz Gonzaga Belluzzo, na revista CartaCapital:

Na revista New Yorker, o britânico John Lanchester, autor do livro How to Speak Money, escreveu um artigo instigante a respeito das relações entre Economia e Humanismo.

Em 1974, escreve Lanchester, sete países africanos juntaram forças para combater a cegueira dos rios, doença tropical provocada pela picada de insetos. A Organização Mundial da Saúde supervisionou o programa, um sucesso retumbante que impediu a cegueira de milhares de africanos pobres.

Convidados para avaliar os resultados, economistas do Banco Mundial não foram capazes de afirmar se valeu a pena o esforço coletivo. Na opinião da turma da ciência econômica, a análise de custo-benefício foi “inconclusiva”. Os beneficiados eram tão pobres que preservar sua visão tem baixo impacto monetário.

Moncada e as razões revolucionárias

Por Wevergton Brito Lima, no blog Resistência:

O assalto ao Quartel de Moncada, em 26 de julho de 1953, portanto completando nesta quinta-feira 65 anos, foi um dos principais acontecimentos que antecederam a revolução cubana. A ação envolveu 131 jovens (eram 135 mas quatro desistiram pouco antes). Eles foram organizados e liderados por Fidel Castro, Abel Santamaría e Raúl Castro, e tinham por objetivo desencadear a luta armada contra a ditadura de Fulgêncio Batista.

Antes de partir para a ação, Fidel fez um último discurso a seus camaradas:

Caso Lula é uma tragédia típica brasileira

Por Jean Keiji Uema, no site do Diap:

Os processos, os julgamentos e a prisão a que é submetido o ex-presidente Lula configuram e simbolizam, em diversos sentidos e significados, uma tragédia típica brasileira. Representam e reproduzem a tradição das relações sociais, econômicas e políticas no Brasil: uma história de profundas desigualdades, violências, injustiças, perseguições e arbítrios [1]. Por isso tudo, o “Caso Lula” é paradigmático e traumático [2].