terça-feira, 23 de junho de 2020

Todo apoio à greve dos entregadores de APPs

Por Altamiro Borges

Marcada para 1º de julho, a greve dos entregadores de aplicativo (APP) merece toda a solidariedade das forças que lutam contra a precarização do trabalho. A jovem categoria, formada por dezenas de milhares de trabalhadores sem direitos, reivindica aumento no valor mínimo por entrega e no pagamento das corridas e que as empresas arquem com os custos dos equipamentos de proteção individual (EPIs).

Ricardo Salles também fugirá para os EUA?

Por Altamiro Borges

Será que Ricardo Salles, o ricaço ministro da devastação ambiental, seguirá o exemplo do covardão Abraham Weintraub e fugirá para Miami para evitar a cadeia? É que o cerco contra ele está se fechando. Agora, nove ex-ministros do Meio Ambiente – de vários governos e de distintos partidos – pediram à Procuradoria Geral da República (PGR) que investigue o fascistoide por crimes de responsabilidade.

Centrão chantageia o enfraquecido Bolsonaro

O desenlace criminoso de Weintraub no MEC

Entregadores por aplicativo preparam greve

Cinema brasileiro enfrenta grave crise

Paulo Guedes e o desastre bolsonarista

Pandemia e as saídas para a economia

É hora de incluir os ricos na equação!

Por Dão Real Pereira dos Santos, no jornal Brasil de Fato:

A crise sanitária da Covid-19 nos coloca diante do dilema de queda de arrecadação e aumento de gastos. De um lado, por conta das necessárias medidas preventivas, haverá redução na arrecadação de tributos, além de desonerações, parcelamentos e outras facilidades tributárias que são necessárias para as classes mais pobres e para as pequenas e médias empresas. Este é o receituário aplicado na maioria dos países neste momento. Por outro, o Estado nunca foi tão demandado em termos de ampliação de políticas públicas como agora. Precisamos de recursos para aparelhamento da saúde pública e para garantir renda para que as populações mais necessitadas consigam sobreviver. Desonerar tributos e aumentar os gastos parece, a priori, uma equação que não fecha, no entanto, estas duas medidas não são, de forma alguma incompatíveis.

Especulações sobre um possível autogolpe

Por Bruno Lima Rocha, no site Outras Palavras:

Divido esse artigo em três partes para um debate urgente, que deixou de estar no universo da imaginação para entrar na conjectura especulativa. Nas últimas semanas a pergunta “vai ter golpe?” tornou-se recorrente em diversos debates. E reconhecemos que existe algo de muito podre na República do Bananistão. O texto que segue se dedica a especular sobre possíveis manobras da extrema-direita no país. Não me dedico a tentar “dar linha” pela internet, considero essa posição pretensiosa e desnecessária, já que tomo como únicas linhas possíveis as tomadas em decisões coletivas dentro de partidos, coletivos, movimentos e demais agrupações mais à esquerda. Como disse o mestre Lupicínio Rodrigues, aos quem têm “nervos de aço”, vamos ao debate.


Inquéritos no STF abalam bases de Bolsonaro

Da Rede Brasil Atual:

Para o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), há indícios de que uma “organização criminosa” possa estar por trás dos atos realizados por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro em favor do fechamento do Congresso Nacional e da própria Suprema Corte. Nesta segunda-feira (22), ele retirou o sigilo da decisão que autorizou ações contra parlamentares, empresários e blogueiros bolsonaristas.

Dentre essas ações, Moraes autorizou a quebra dos sigilos bancário e fiscal de 11 parlamentares bolsonaristas. Suspeita-se que dinheiro público possa ter sido utilizado para financiar essas manifestações.

Witzel conseguirá escapar do impeachment?

Por Victor Calcagno, na revista CartaCapital:

Nenhum outro político no Brasil, nem mesmo Jair Bolsonaro, representou de forma tão perfeita quanto Wilson Witzel o fenômeno mal descrito como “nova política”. A uma semana do primeiro turno das eleições de 2018, o ex-juiz era um ilustre desconhecido, candidato de um partido inexpressivo, confinado a um irrelevante quarto lugar nas pesquisas de opinião para o governo do Rio de Janeiro. Os cariocas mal sabiam pronunciar seu sobrenome. A ascensão meteórica até a vitória nas urnas, após colar a imagem à campanha de Bolsonaro e à luta anticorrupção, foi o corolário da aversão do eleitorado ao “mais do mesmo”, estimulada pela manipulação das redes sociais.

O silêncio criminoso do presidente Bolsonaro

Editorial do site Vermelho:

O país ultrapassou a triste e trágica marca de 50 mil mortes pela Covid-19, bem como a de mais de um milhão de infectados. Diante desses números, que encerram tanta tristeza, luto e dor, o presidente da República, Jair Bolsonaro, não se dignou a sequer emitir uma nota de consolo, de pesar, às famílias enlutadas.

Não disse uma palavra sobre o que o seu governo fez ou pretende fazer para conter a pandemia que, segundo as autoridades sanitárias, ainda está num estágio elevado de disseminação e letalidade.

É hora de um novo 1º de Maio

Por João Guilherme Vargas Netto

A principal tarefa dos brasileiros é a de enfrentar a doença aterradora com todas as suas consequências trágicas e garantir o isolamento social pelo tempo que for necessário irrigando a sociedade, os municípios e os estados, com auxílios emergenciais e créditos garantidos pelo governo federal.

Nesta luta configuram-se três campos principais.

Os inimigos da doença, os quarentenados, o Jornal Nacional e outros veículos de comunicação, a comunidade da saúde e do SUS e os brasileiros de bom senso.

Os cúmplices da doença, Bolsonaro e os bolsonaristas, comerciantes ávidos e o pessoal que quer “passar a boiada”, Guedes, Salles e os apaniguados.