terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

As previsões "imortais" de Merval

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Altamiro Borges

Ungido a "imortal" pela midiática Academia Brasileira de Letras (ABL), Merval Pereira também será "imortalizado" no futuro pelas previsões furadas que obra no jornal O Globo. Nesta terça-feira (3), no artigo intitulado "O começo do fim", o colunista tucano profetizou que o PT está perto da ruína final. Radiante com a eleição de Eduardo Cunha para a presidência da Câmara Federal, ele garante que a vitória do renomado lobista representa "mais uma etapa da desconstrução da hegemonia petista". Num passado não tão distante, Merval Pereira bajulava o demo Demóstenes Torres, que depois foi cassado no Senado por suas ligações intimas com o mafioso Carlinhos Cachoeira. Agora, ele vibra com a vitória do peemedebista "rebelde" e não esconde a sua torcida pelo "começo do fim" do PT.

Justiça agirá contra "trensalão tucano"?

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Nenhum dos nossos jornalões deu esta notícia em manchete, mas merecia. O caso é de 1998, quando o governador era Mário Covas, do PSDB. Só agora, a Justiça resolveu agir para recuperar os prejuízos milionários causados aos cofres públicos de São Paulo pelo cartel formado por empresas multinacionais e agentes públicos, popularmente conhecido como "Trensalão".

Petrobras: a seta do tempo se quebrou?

Por Saul Leblon, no site Carta Maior:

O que vier a ocorrer com a Petrobrás contagiará irremediavelmente o destino do desenvolvimento brasileiro e a sorte da sociedade nas próximas décadas.

Se urgências e retificações de rumo forem deixadas ao sabor da lógica de mercado, descuidando-se da dimensão política que entrelaça o seu destino ao da nação, apetites vorazes debulharão a estatal até amesquinhá-la à condição de um trem enferrujado e solto no ar. Pronto para ser vendido como sucata.

Agressor de mulher confessa no BBB

Por Jarid Arraes, na revista Fórum:

Na madrugada dessa terça-feira (3), o participante da edição atual do Big Brother Brasil Douglas Ferreira confessou ao vivo ter agredido uma mulher com quem teve um breve relacionamento. De acordo com o relato do motoboy, as agressões ocorreram há cerca de 9 anos, em uma delas Ferreira esmurrou a mulher deixando-a inconsciente.

Alckmin/Dilma: Dois perfis, duas crises

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

O governo de Geraldo Alckmin venceu a crise de abastecimento de água no campo da comunicação. O governo de Dilma Rousseff perdeu em todas as crises que encara desde a posse em seu primeiro mandato, e corre o risco de enfrentar um processo de impeachment alimentado pela imprensa.

Geraldo Alckmin fala bastante, mas nada diz. Dilma Rousseff não fala, e quando fala não diz.

"Só o povo nas ruas evita o golpe"

Por Paulo Henrique Amorim, no blog Conversa Afiada:

Mais de 100 instituições brasileiras, entre elas a OAB, a CUT e a CNBB, firmaram uma Coalizão que propõe uma Reforma Política no Brasil a partir de inciativa popular.

Trata-se da Coalização pela Reforma Política Democratica, organizada por um grupo da Ordem dos Advogados do Brasil que conta com o ex-deputado constituinte Aldo Arantes, além de Cesar Britto, Claudio Pereira de Sousa Neto e Marcelo Lavenère.

MPL mira em Haddad; Alckmin agradece!

Por Lino Bocchini, na revista CartaCapital:

O Movimento Passe Livre promoveu, até o momento, seis manifestações na capital paulista em 2015. Defensor da tarifa zero para o transporte público, o MPL, no entanto, direcionou os seus atos especificamente contra a Prefeitura de São Paulo e o prefeito Fernando Haddad (PT). Três dos seis protestos começaram ou terminaram na sede do poder público municipal - o prédio do Banespinha, no Viaduto do Chá, no Centro de São Paulo. O último deles, dia 29, passou pelo prédio no qual mora a família de Haddad.

Dilma virou refém do Centrão

Por Luiz Carlos Azenha, no blog Viomundo:

Dois momentos singelos da política brasileira, no domingo, resumem o filme: mais do que nunca, somos reféns do Centrão. Aquele mesmo, do Sarney, agora revigorado pelo lobista Eduardo Cunha.

Lobista. É assim que se refere a ele o blogueiro Altamiro Borges.

Cunha foi o lobista das empresas de telefonia para detonar o Marco Civil da Internet, é lobista dos barões da mídia para bloquear a regulação do setor e será lobista das empreiteiras para garantir que a Operação Lava Jato não atrapalhe futuros negócios.

O mau cheiro que exala do Paraná

Por Bepe Damasco, em seu blog:

Estimulados pelo bombardeio de uma mídia campeã em manipulação, nove entre dez brasileiros batem palmas para a pretensa operação limpeza da política, espécie de "Mãos Limpas" à brasileira, conhecida como Operação Lava Jato. Como não simpatizo com movimentos de manada e desconfio dessas unanimidades construídas com base em mistificações, meias verdades, mentiras e linchamentos públicos, me preocupa cada vez mais o rumo da Lava Jato, estranhamente concentrada no Paraná, embora diga respeito a supostas ações criminosas ocorridas em vários estados brasileiros. Seja pelo massacre midiático, seja pelo eudeusamento de seu protagonista, lembra muito o mensalão de Barbosa. Não por acaso o juiz Sérgio Moro acaba de ser agraciado com o prêmio Faz a Diferença, das Organizações Globo.

Bienal da UNE e as ações da juventude

http://bienaldaune.org.br/hs/

Por Anderson Bahia

Arcos da Lapa, Rio de Janeiro. Um palco grande, tendas e milhares de rostos jovens e sotaques diferentes mudam o cenário rotineiro do local. Preenchido por moradores de rua e alcóolatras. No outro lado dos Arcos, o Circo Voador fervilha de vibração e entusiasmo sob a apresentação do espetáculo Macunaíma e, em seguida, ao som do sambista Arlindo Cruz. É 19h de 1 de fevereiro. Está aberta a 9 Bienal de Cultura da UNE, #VozesDoBrasil.

10 frases de Alckmin sobre racionamento

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Do blog Diário do Centro do Mundo:

10 frases de Alckmin ao longo de 2014 sobre a questão da água, colhidas numa pesquisa do estudante Gustavo Lobato Rates:

1- “Sou contra (o racionamento), por motivos técnicos e sociais. Nós estamos num momento excepcional e a água está garantida.”

Ao jornal Estado de São Paulo, em 4 de agosto.

Malthus e a crise hídrica em São Paulo

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Felipe Milanez, no site A Conta da Água:

A crise da água está prestes a chegar a proporções catastróficas. E, agora, a escassez deste recurso natural pode resultar em violência, guerras, saques. O desastre humano pela falta dos recursos naturais. É o que diz a prefeitura de São Paulo, de acordo com coluna de Monica Bergamo, na Folha de S. Paulo de 29 de janeiro, com o sugestivo título de: Prefeitura de São Paulo teme violência e saques por falta de água.

A ficha corrida de Eduardo Cunha

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Vivem-se tempos bicudos. Uma das características contemporâneas é o da implosão do poder, tanto o político, como da mídia, das grandes corporações, dos sindicatos.

A Internet produziu um estilhaçamento geral nas formas tradicionais de organização social. E, antes do aparecimento da nova ordem, deixa um caos instalado, do qual a representação mais óbvia é eleição de Eduardo Cunha para presidente da Câmara, com apoio total dos grandes grupos de mídia.

A nova faca no pescoço de Dilma

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Consumou-se o óbvio.

Eduardo Cunha teve uma vitória avassaladora, eleito em primeiro turno, com praticamente o dobro dos votos de Arlindo Chinaglia.

Não foi, propriamente, uma vitória da Oposição, mas uma vitória de oposição ao Governo.

Canalhas querem destruir a Petrobras

Por Mauro Santayana, em seu blog:

O adiamento do balanço da Petrobras do terceiro trimestre do ano passado foi um equívoco estratégico da direção da companhia, cada vez mais vulnerável à pressão que vem recebendo de todos os lados, que deveria, desde o início do processo, ter afirmado que só faria a baixa contábil dos eventuais prejuízos com a corrupção, depois que eles tivessem, um a um, sua apuração concluída, com o avanço das investigações.