segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

A diferença entre governo e desgoverno

Por Saul Leblon, no site Carta Maior:

Quem vê de fora pode achar que o governo Dilma fez uma aposta arriscada na ressurreição da vida depois da eutanásia da alma.

Os adversários agem como se assim fosse e não demonstram propensão à indulgência diante da travessia penosa e incerta.

O agendamento conservador pauta a sociedade brasileira de alto a baixo nesse momento.

O boquirroto FHC e o rumo do retrocesso

Por Wladimir Pomar, no site Correio da Cidadania:

O ex-presidente FHC continua pontuando, apesar do descalabro em que deixou o Brasil. Como boquirroto, no entanto, em recente artigo ele nos brinda com o programa que as forças conservadoras estão colocando em ação. Segundo ele, é preciso começar mudando a visão de mundo segundo a qual o Ocidente estaria “em declínio” e que, de sua crise, os Brics, o mundo árabe e o ex-terceiro mundo teriam papel de destaque. Por quê? Porque isso não estaria acontecendo.

Caso HSBC: O escândalo dos outros

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

Um dos maiores escândalos financeiros de todos os tempos se desenrola na Suíça e tem como epicentro o braço de finanças privadas do HSBC, banco britânico com origem em Hong Kong, e suas repercussões ecoam por quase todo o mundo. Menos no Brasil.

O pedido público de desculpas, distribuído pelo banco a toda a imprensa mundial, foi publicado no domingo (15/2) em jornais, revistas, portais e boletins especializados. No Brasil, pode-se ler uma nota na Folha de S. Paulo de segunda-feira (16/2) citando o assunto. Ainda assim, o texto curto do jornal paulista não faz referência à extensão do caso e, no que se refere ao Brasil, apenas observa que “na lista de contas secretas do banco vazada no Swiss Leaks há ao menos 11 pessoas ligadas ao escândalo da Petrobras”.

Mais memes do "impítiman é meuzovo"

Por Conceição Oliveira, no blog Maria Frô:

Pedi aos facebookeiros que postassem nos comentários deste post aqui os melhores memes produzidos desde ontem quando carnavalescos cearenses de Fortaleza resolveram trollar a Globo e enlouquecer o câmera da emissora, expondo atrás do repórter que cobria o carnaval de rua de Fortaleza os cartazes “Impítiman é MeuZovo”, veja o vídeo aqui

O dólar vermelho e o papel da China

Por Mauro Santayana, em seu blog:

A imprensa internacional destaca o crescimento da economia norte-americana, o que está sendo negado por observadores como o ex-secretário do Tesouro dos EUA John Craig Roberts, que afirma que os números são falsos, fruto de manipulação de dados de financiamento do sistema de saúde.

Enquanto isso, cresce o protagonismo diplomático, econômico e geopolítico da China, segunda economia do mundo, dona das maiores reservas monetárias do planeta e principal credora dos Estados Unidos, que substitui Washington e a Europa como fonte de liquidez cambial, empréstimos internacionais Estado a Estado e financiamento para infraestrutura.

Da "revolução" ao "impeachment"

Por Marcelo Zero, no blog de Paulo Moreira Leite:

Antigamente, os que diziam defender a “democracia”, quando queriam se desfazer de governos populares e “defender o país contra o comunismo e a corrupção”, apelavam para as folclóricas quarteladas.

Com o apoio entusiástico da mídia oligopolizada e conservadora, que compunha verdadeiras odes aos golpes em editoriais delirantes, os estamentos militares, armas em punho, se encarregavam de fazer o trabalho sujo de apear do poder líderes populares eleitos em pleitos limpos.

'Impitiman é meuzovo': memes da rede

Da revista Fórum:

“Impitiman é meuzovo’ é a frase do momento nas redes sociais. A mensagem ficou famosa desde que foi divulgada, no sábado (14), por um grupo de foliões em Fortaleza, durante uma aparição ao vivo do repórter Thiago Meireles, da TV Verdes Mares (afiliada da Rede Globo no Ceará). Os manifestantes bem-humorados levantaram placas com os dizeres, enquanto o jornalista tentava, em vão, falar sobre o carnaval da cidade.


O entreguismo deslavado de FHC

Por Eduardo Maretti, na Rede Brasil Atual:

A discussão sobre problemas de corrupção da Petrobras precisa levar em conta o momento em que o primeiro mandato do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso fragilizou a Lei 8.666/1993 (a Lei de Licitações). Em 1997, o governo FHC editou a Lei n° 9.478/1997, que autorizou a Petrobras a se submeter ao regime de licitação simplificado, descaracterizando determinações da legislação anterior. Para o jurista Celso Antônio Bandeira de Mello, esse foi o momento em que “o governo Fernando Henrique colocou o galinheiro ao cuidado da raposa”. Em julgamento de mandado de segurança de 2006, o ministro Gilmar Mendes, do STF (indicado por FHC), concedeu liminar validando a regra da lei do governo tucano. Desde então, outras liminares confirmaram a decisão de Mendes, mas o julgamento do mérito nunca ocorreu.

Argentina-Brasil: Paralelismo suspeito

Por Luiz Alberto Gómez de Souza, no site da Adital:


Aqui, setores de direita pretensamente independentes e anônimos, convocam para uma manifestação dia 15 de março, pedindo o impeachment de Dilma. Lá, na Argentina, setores semelhantes convocam uma manifestação para 18 de fevereiro. Vejam o paralelismo. O mesmo desenho suspeito. Dá para pensar numa articulação que vai além de nossas fronteiras...