quarta-feira, 29 de junho de 2022

Ex-presidente da Caixa sangra Bolsonaro

Ilustração: Sudeshna Priyadarshini
Por Altamiro Borges


Após tensas reuniões em Brasília e muitas negociatas de bastidores, o “tarado” Pedro Guimarães anunciou nesta quinta-feira (29) a sua demissão da presidência da Caixa Econômica Federal. A decisão representa mais um duro revés para Jair Bolsonaro, que nos últimos dias foi atropelado com o pedido de instalação da CPI do balcão negócios no MEC e ainda com a denúncia do ex-presidente da Petrobras sobre pressões sinistras do "psicopata" na empresa, entre outras sujeiras.

Bob Jefferson vira réu por incitação ao crime

Pedro Guimarães é alma gêmea de Bolsonaro

O papel da ABI na luta pela democracia

Quem matou Bruno e Dom?

Ilustração do site Graffiti News
Por Gilson Reis, na revista CartaCapital:

O indigenista Bruno Araújo Pereira, servidor licenciado da Funai (Fundação Nacional do Índio) e o jornalista Dom Phillips, correspondente do jornal The Guardian, foram assassinados de maneira bárbara, covarde e desumana no estado do Amazonas. A princípio, governo federal, Polícia Federal, Forças Armadas e Ministério Público ficaram inertes diante da atrocidade. Somente depois que setores da imprensa nacional e internacional começaram a divulgar os fatos e exigir atitudes do governo, foi que os órgãos de Estado começaram a se movimentar.

Após o caso ganhar repercussão global, as ações do governo foram intensas. Em uma semana, prenderam os possíveis assassinos, acharam os restos mortais dos dois assassinados, fizeram coletivas de imprensa centradas em duas ou três autoridades e encerraram o caso de forma peremptória. Missão cumprida??? Quanto mais rápida a ação do aparato policial, menos crise e desgastes para os verdadeiros responsáveis.

Escândalos abalam campanha de Bolsonaro

Charge: Gilmar
Por André Cintra, no site Vermelho:


Começou o clima de “já perdeu” na pré-campanha à reeleição do presidente Jair Bolsonaro. Quem detalha é a jornalista Malu Gaspar em sua coluna desta terça-feira (28) no jornal O Globo.

Os escândalos de corrupção no MEC – que levaram à prisão preventiva do ex-ministro Milton Ribeiro –, o mau desempenho em pesquisas e as divergências sobre estratégias eleitorais abalaram a pré-candidatura. A tudo isso se somam as más notícias da economia, como os juros cada vez mais altos, os incessantes reajustes nos combustíveis e a inflação sem controle.

Com o sugestivo título “Por que o núcleo político da campanha de Bolsonaro vive clima de derrota”, Malu Gaspar informa que o “comportamento” do presidente é, acima de tudo, a razão para o “clima de velório” que tomou conta da “chamada ‘ala política’ da campanha”.

Ruralistas da Alesp querem privatizar terras

MST protesta contra o PL410 na Alesp. Foto: Julia Gimenez
Do site do MST:

Após ser aprovado na última semana regime de urgência sobre sua tramitação, o PL 277/2022 está em discussão na comissão de líderes da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) e pode ser votado em plenário ainda na tarde desta terça-feira (28).

Com autoria dos deputados Vinicius Camarinha (PSDB), Carla Morando (PSDB), Mauro Bragato (PSDB) e Itamar Borges (PMDB), o Projeto de Lei nº 277/2022 tem como objetivo criar o Programa Estadual de Regularização de Terras, retomando artigos que foram rejeitados na tramitação de outro Projeto de Lei, o PL 410, que ficou conhecido como PL da grilagem.

Aborto, cidadania e democracia

Ilustração: Emma Drake
Por Cristina Serra, em seu blog:


A Suprema Corte dos EUA fez o país andar meio século para trás, ao derrubar o entendimento de que o aborto era um direito constitucional das mulheres. Agora, estados conservadores poderão proibir o aborto por meio de legislações locais. Permitir que governos interfiram dessa forma em assunto tão íntimo é uma violência suprema contra as mulheres.

Aqui no Brasil, o risco de retrocesso é ainda maior. Embora o aborto em decorrência de estupro seja permitido por lei desde 1940, nem todas as brasileiras têm a garantia de que conseguirão acesso a esse direito, como ficou claro no caso da menina de 11 anos, de Santa Catarina, violentada e grávida.

segunda-feira, 27 de junho de 2022

O retorno de Hong Kong à China

Brasil voltará a ser protagonista no mundo?

Pressentimento de Bolsonaro é uma ameaça

Charge: Quinho
Por Moisés Mendes, em seu blog:

Os jornais esconderam o trecho mais ameaçador da entrevista de ontem de Bolsonaro ao programa 4 por 4, em que o sujeito volta a atacar Alexandre de Moraes.

Esse é o trecho que precisa ser esclarecido:

“Uma hora vai acontecer uma tragédia que a gente não quer. Não estamos dando recado, aviso, todo mundo sabe o que está acontecendo”.

Que tragédia? Que aviso? Por que a ameaça está sendo subestimada pela imprensa?

Qual é o pressentimento de Bolsonaro desta vez?

O que Bolsonaro sabe e que todos nós, e não só Alexandre de Moraes, precisamos saber?

O vice de Bolsonaro e o PFA

Charge: Synnöve
Por Fernando Brito, em seu blog:

Jair Bolsonaro confirmou, pelo Twitter, que seu candidato a vice será o soturno general Walter Braga Netto.

Nenhuma dúvida de que seria para este blog – como dito aqui, há duas semanas – mesmo quando isso era uma marola na grande mídia, com argumentos que seriam plausíveis se a questão fosse eleitoral: a ex-ministra Teresa Cristina seria um aceno ao eleitorado feminino, notoriamente hostil a Bolsonaro e muito mais capaz de articular politicamente aliados.

Só que a questão não é eleitoral.

Datafolha e a aposta anti-Lula das elites

Charge: Miguel Paiva
Por Jeferson Miola, em seu blog:


Causaram enorme frisson as prisões do ex-ministro bolsonarista da Educação e dos charlatães bolsonaristas que traficavam influência e verbas do MEC em nome de deus e, claro, em troca de generosas propinas e de reluzentes barras de ouro.

Surgiram diversas hipóteses nos grupos de aplicativos, portais e outros ambientes de debate político.

A mais recorrente dessas hipóteses cogitava o “derretimento” eleitoral de Bolsonaro; a erosão vertiginosa da sua base social e, em decorrência disso, a viabilização de uma alternativa da mal apelidada terceira via – ou seja, uma outra candidatura anti-Lula que não a do Aberração do Planalto. A eterna busca das elites por um anti-Lula.

Questão urbana hoje: Por que lutamos?

Por Pedro Carrano

As lutas por moradia no Paraná passaram por vários momentos na História recente. Das ocupações nos anos 80, em Curitiba, a partir do êxodo do campo e da busca de trabalho na capital, chegando às atuais ocupações devido à crise econômica, sanitária e ao alto custo de vida. Por isso, a principal luta dos movimentos urbanos neste momento é para que não haja despejos forçados em 2022.

As lutas por moradia sempre se chocaram contra o problema estrutural da ausência de políticas públicas robustas, da especulação imobiliária e da destinação das piores regiões para moradia dos trabalhadores. Diante disso, mecanismos como o Estatuto das Cidades (2001) não puderam ser aplicados na prática.

Bob Jefferson vira réu por incitação ao crime

Charge: Frank
Por Altamiro Borges


Por nove votos a dois, o Supremo Tribunal Federal decidiu nesta sexta-feira (24) tornar o ex-deputado Roberto Jefferson, chefão do moribundo e fascistoide PTB, réu sob a acusação de calúnia, incitação ao crime e homofobia. Após a decisão do STF, feita por meio da plataforma virtual, o caso será enviado para tramitação na Justiça Federal do Distrito Federal.

Os ministros decidiram abrir a ação a pedido da própria Procuradoria-Geral da República (PGR), devido a uma série de entrevistas nas quais o jagunço bolsonarista atacou o TSE e o STF, os senadores da CPI da Covid e a comunidade LGBTQIA+. Para Alexandre de Morares, relator da ação, as suas “equivocadas convicções” envenenaram o “ambiente virtual” no país.

domingo, 26 de junho de 2022

Magno Malta remove fake news do YouTube

Charge: Aroeira
Por Altamiro Borges


O ex-senador Magno Malta (PL-ES), que também é “pastor” do ódio bolsonarista, parece temer pelas consequências dos seus atos endemoniados. O site UOL revelou nesta sexta-feira (24) que ele “removeu mais de mil vídeos do seu canal de YouTube após ser alvo de queixa-crime apresentada pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal”.

Desde 17 de junho, 1.136 vídeos foram removidos. Mais de 100 mencionavam já no título palavras como STF e nomes de ministros. Alguns dos títulos retirados: “Ditadura no Supremo Tribunal Federal”; “Ministros do STF são Deus?”; “Pedindo impedimento do ministro Barroso”; “Caso Daniel Silveira: até quando vamos ver esta covardia de Alexandre de Moraes”.

Malafaia pagará R$ 24 mil a Felipe Neto

Por Altamiro Borges


Não é só o pastor Milton Ribeiro, ex-ministro do “capetão”, que está em apuros. Outro mercador da fé, o bolsonarista Silas Malafaia acaba de sofrer uma derrota diante do influenciador digital Felipe Neto. Segundo postagem do site Metrópoles nesta sexta-feira (24), o difusor de fake news e pregador do ódio “aceitou um acordo proposto pelo Ministério Público do Rio de Janeiro e pagará 20 salários mínimos (pouco mais de R$ 24 mil) por difamar o youtuber nas redes sociais”.

Iates de luxo e 20 milhões vivendo de bicos

Bolsonaro só tem os mercadores do templo

Charge: Bruno Struzani
Por Fernando Brito, em seu blog:

Pela terceira vez em uma semana, outro evento evangélico foi transformado em ato de campanha de Jair Bolsonaro.

Outra “Marcha com Cristo”, em Camboriú (SC), hoje, serviu-lhe de comício.

É, afinal, o que ele consegue ter, porque sua aparição de 23 segundos no São João de Caruaru deu no que todos sabem.

Lá, voltou a repetir sandices, como a de que “podemos viver sem oxigênio, mas não sem liberdade”, o que deixa dúvidas se a sua recente amizade com Elon Musk não terá algo a ver com uma pretensão do dono da SpaceX poderá planejar uma viagem a Marte com astronautas em mangas de camisa, ou se ele pretende algum suicídio coletivo, a la Jim Jones.

Esquerda radical e o 1º turno das eleições

São Cristóvão/SE, 18/6/22. Foto: Ricardo Stuckert
Por Jair de Souza


Nas eleições vindouras, a esquerda radical se vê diante de um dilema: dar seu apoio à candidatura de Lula para que ele possa vencer já no primeiro turno, ou insistir em uma linha de atuação independente que mantenha equidistância dos dois concorrentes que aparecem na dianteira das enquetes.

Creio ser difícil responder a esta questão sem que tenhamos clareza do que queremos dizer com o palavreado que estamos empregando. O que significa “ser de esquerda”? E o que vem a ser “esquerda radical”?

Esta terminologia que faz menção à esquerda ou direita com conotação política é uma simbologia originada de uma peculiaridade surgida no transcorrer da Revolução Francesa. Foi quando, por mera casualidade do momento, os delegados vinculados aos interesses dos setores populares passaram a sentar-se na ala esquerda do local onde se reunia a Assembleia constituinte, enquanto que aqueles identificados com as classes dominantes ocupavam o lado direito do mesmo recinto.

Um presidente cada vez mais desnorteado

Charge: Guto Respi
Por Eric Nepomuceno, no site Brasil-247:


Confesso que meu masoquismo me levou a perder pouco mais de dezoito minutos para acompanhar neste sábado 25 de junho a fala de Jair Messias a seguidores dos autonomeados pastores evangélicos em Camboriú, Santa Catarina – talvez o mais bolsonarista dos estados brasileiros.

Eu esperava que ele fizesse alguma menção, qualquer que fosse, ao escândalo desatado por Milton Ribeiro, que foi seu ministro da Educação.

Achei que iria se referir a rumores, ou desmentir o tal aviso por telefone, dizer que de novo estava sendo perseguido, qualquer coisa.

Pois nem um pio.

Vitória no 1 turno evita tentativa de golpe

Bolsonaro interferiu na investigação do MEC?

CPI do MEC e Lula no 1º turno

sábado, 25 de junho de 2022

Cadê a CPI do balcão de negócios no MEC?

Pensar (e combater) o fascismo hoje

Bolsonaro segundo Weintraub

Um genocídio indígena institucionalizado

Um novo Plano Nacional da Cultura

Bolsonaro queima a cara

Em defesa da vida e da Amazônia

Iates de luxo e 20 milhões vivendo de bicos

Charge: Emanuele Del Rosso
Por Altamiro Borges


Duas notinhas publicadas na Folha nesta quarta-feira (22) mostram os absurdos das desigualdades no capitalismo. A primeira informa que “a empresa italiana de iates de luxo Azimut planeja aumentar a capacidade do seu estaleiro no Brasil e começar a fabricar novos modelos. No último ano, a filial brasileira cresceu mais de 20%. Desde a sua inauguração, em 2010, a empresa diz que já vendeu R$ 1,5 bilhão em embarcações”.

Ainda segundo o jornal, excitado com o luxo da cloaca burguesa, “a empresa viu aumentar a procura por megaiates, como os da linha Grande, lançada há menos de dois anos no Brasil. O modelo de barcos com área equivalente a 350 m² já teve dez unidades vendidas, das quais três estão em produção, e custa mais de R$ 50 milhões. A expansão visa atender, também, a chegada da linha Atlantis, com barcos de alta performance de design esportivo”.

Cadê a CPI do balcão de negócios no MEC?

Charge: Jônatas
Por Altamiro Borges


Antes mesmo do vazamento dos áudios que confirmam a interferência direta de Jair Bolsonaro para tentar salvar seu ex-ministro Milton Ribeiro, a oposição já havia conseguido as assinaturas necessárias para a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o balcão de negócios no Ministério da Educação. O requerimento reuniu 28 adesões na quinta-feira (23), uma a mais do que o mínimo exigido.

Mesmo assim, o presidente do Senado, o fisiológico Rodrigo Pacheco (PSD-MG), já sinalizou que sabotará sua criação. No maior cinismo, ele afirmou em entrevista coletiva considerar que a proximidade das eleições “prejudica o escopo de uma comissão de inquérito”. Quando do pedido de criação da CPI da Covid, no ano passado, o oportunista também protelou a leitura do requerimento por mais de dois meses. Ela só foi instalada após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

sexta-feira, 24 de junho de 2022

Os desafios pós-pesadelo

Charge: Mau
Por Roberto Amaral, em seu blog:


É majoritária entre os analistas da cena republicana a convicção de que caminhamos para a mais importante das eleições presidenciais desde o fim da última ditadura. Serão, porém, eleições graves, e disputadas em clima de exacerbado antagonismo, ensejador da violência política, terreno pelo qual a extrema-direita brasileira (como suas congêneres mundo afora) tem demonstrado predileção. Mais que indicar o próximo inquilino do palácio do planalto, estaremos, em outubro próximo, definindo que país pretendemos construir. O próprio embate, reduzido a duas candidaturas antípodas, a opostas visões de mundo, de país e de sociedade, dá ao pleito o seu caráter plebiscitário, sem meio termo, pois estaremos decidindo entre a promessa de futuro e a persistência de um passado que enodoa a história.

Poderemos estar ditando o fim de um ciclo escatológico.

Bolsonaro ainda pode vencer Lula?

Charge: Nando Motta
Por André Cintra, no site Vermelho:


A pré-campanha eleitoral de 2022 alcança uma marca simbólica nesta sexta-feira (24): faltam exatamente cem dias para o primeiro turno da disputa à Presidência da República. A crer nas tendências detectadas pela pesquisa Datafolha que foi divulgada nesta quinta-feira (23), o favoritismo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está um pouco mais cristalizado.

Tal como um time de futebol que entra em campo podendo empatar ou até perder de pouco, a campanha do petista chega a esta fase da pré-campanha com uma vantagem sólida. Lula teria hoje, segundo o Datafolha, 53% dos votos válidos já no primeiro turno, contra 32% do presidente Jair Bolsonaro. Na comparação com a pesquisa anterior, de um mês atrás, os números apenas oscilaram dentro da margem de erro.

Presos por corrupção são ligados a Bolsonaro

Charge: Toni D'Agostinho
Por Vanessa Grazziotin, no jornal Brasil de Fato:

Desde que assumiu, percebemos nesse governo que o discurso anticorrupção não passava disso: um discurso vazio, já que desde seu início inúmeros casos de desvios de dinheiro público vieram a público. Nesta quarta-feira (22), no entanto, a operação “Acesso Pago”, da Polícia Federal, prendendo um ex-ministro pelo qual Bolsonaro colocou a “cara no fogo”, põe a nu, para o grande público, o verdadeiro caráter desse governo. Como se não bastasse ser incompetente e retrógrado, é corrupto.

Pegaram os pastores, mas não os vampiros

Charge: Mocanus
Por Moisés Mendes, em seu blog:

As rezas dos pastores de Bolsonaro e de Milton Ribeiro podem ter sido mais fracas do que as orações dos vampiros que tentavam vender vacinas inexistentes dentro do Ministério da Saúde, enquanto o governo sabotava a vacinação.

O balcão de negócios com Bíblias e barras de ouro foi denunciado em março deste ano, quando apareceu pela primeira vez (que se dê o crédito) no Estadão. Já as quadrilhas das vacinas foram expostas desde junho do ano passado pelo deputado Luis Miranda.

Ribeiro e alguns pastores já estão presos, e não há nenhum vampiro encarcerado. A gangue dos pastores ainda não se submeteu aos constrangimentos de nenhuma CPI. Os vampiros foram investigados durante seis meses por uma comissão do Senado.

Vitórias sindicais e esperança de mudança

Por João Guilherme Vargas Netto


Quero registrar algumas vitórias recentes dos trabalhadores em sua luta sindical: a greve de 16 dias dos metalúrgicos da Renault, no Paraná, a laboriosa articulação dos frentistas no Congresso Nacional e nos tribunais evitando a extinção de sua categoria, as negociações vantajosas dos metalúrgicos da Caoa Chery garantindo benefícios aos demitidos e a greve de um dia dos motoristas e cobradores na cidade de São Paulo.

Foram todas vitórias maiúsculas, apesar das dificuldades e confirmam o lema de que “quem luta, vence”.

Amado Batista pede desculpas a Lula

Imprensa e democracia em tempos de trevas

Bolsonaro está metido na corrupção do MEC

O racismo na Câmara Municipal de Curitiba

Os militares são cúmplices de Bolsonaro

Esconder a notícia é desinformar

O imperialismo e a cruzada anticomunista

Ex-ministro de Bolsonaro já está livre

As redes sociais são democráticas?

quinta-feira, 23 de junho de 2022

Amado Batista pede desculpas a Lula

Charge: Quinho
Por Altamiro Borges


"Apesar de ter dito que Fábio Luís Lula da Silva seria latifundiário e dono de cabeças de gado no Mato Grosso e no Pará, reconheço que essa informação chegou ao meu conhecimento a partir de meros boatos irresponsavelmente difundidos na sociedade", admite Amado Batista. O difusor de fake news finalmente confessou seu crime. Antes tarde do que nunca!

Vale lembrar que o pedido de desculpas do bilionário artista bolsonarista é fruto de acordo judicial firmado nesta semana no Tribunal de Justiça de Pernambuco. Como afirma generosamente o site de Lula em postagem nesta quarta-feira (22), "o cantor Amado Batista restabeleceu a verdade e fez um bem a si próprio e à sociedade brasileira”.

Ficha difícil de cair

Charge: Mau
Por Manuel Domingos Neto

Incomoda-me ouvir recriminações ao Exército por sua “inoperância” no de Bruno e Dom. Isso é assunto de polícia, não de militares. Há mil motivos para repudiar o Exército, não esse.

Custear exército para que atue na segurança pública é jogar dinheiro fora e expor a cidadania à truculência.

Exércitos devem servir para dissuadir ou abater agressores estrangeiros; preparar-se para lidar com inimigos, não para disciplinar cidadãos e perseguir criminosos. Excepcionalmente acodem a sociedade em calamidades extremas.

O Constituinte vergou quando admitiu que as Forças Armadas atuassem para garantir a Lei e a Ordem. Lula errou ao sancionar, em 2004, a Lei Complementar que garantiu poder de polícia às Forças Armadas na faixa de fronteira. Agravou o distúrbio de personalidade das fileiras e deixou de fazer o necessário preparar a segurança pública nas áreas remotas.

Bolsonaro e a roubalheira "em nome de deus"

Charge: Magno
Por Jeferson Miola, em seu blog:

O ministério bolsonarista da Educação [MEC] é palco de vários escândalos de corrupção, em regra abafados, como ocorre em outros ministérios e órgãos do governo militar, inclusive nas Forças Armadas.

Antes do esquema de corrupção de pastores que controlavam a agenda e os repasses de verbas públicas, outros escândalos do MEC ficaram conhecidos, como, pelo menos [1] a fraude milionária com gráficas para impressão das provas do ENEM; [2] a licitação fraudulenta de R$ 3 bilhões para compra de computadores para escolas públicas, por meio da qual 255 estudantes de uma determinada escola receberiam 30 mil laptops, uma média de 117,6 laptops por aluno; e [3] a licitação, também fraudulenta, com superfaturamento de R$ 700 milhões para a compra de ônibus escolares.

PF prende pastor do MEC e amigos de Jair

Charge: Nei Lima
Por Fernando Brito, em seu blog:

“Ex-ministro e pastor ligado a Bolsonaro são presos pela PF em operação sobre ‘balcão’ do MEC” era tudo o que Jair Bolsonaro temia que acontecesse. Afinal , a prisão do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro é pior do que qualquer consequência das muitas falcatruas praticadas por este governo.

Jair Bolsonaro, afinal, há menos de três meses dizia “botar a cara toda no fogo” pelo pastor-ministro e quis colocar sigilo de 100 anos para as agendas das múltiplas visitas que os pastores de negócios – vendedores de bíblias em troca de comissões em verbas públicas – no Palácio do Planalto.

Para o juiz da 15ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal ter expedido 5 mandados de prisão e outros 13 de busca e apreensão, é provável que os indícios que o levaram a isso sejam fortes e escandalosos.

Colômbia necessita de Estado protecionista

Gustavo Petro e Francia Márquez
Por Leonardo Wexell Severo, da agência ComunicaSul:

Uma vez vitoriosos Gustavo Petro e Francia Márquez nas eleições presidenciais de domingo (19), “agora vem a parte difícil do processo para construir uma nova realidade”, alerta o professor Renán Vega Cantor. Em entrevista exclusiva, o economista e historiador, professor da Universidade Pedagógica Nacional da Colômbia, defende que o país “necessita de um Estado protecionista para impulsionar a industrialização”. Doutor em Estudos Políticos pela Universidade Paris VIII, mestre em História e bacharel em Economia pela Universidade Nacional, Renan Vega acredita que é preciso fortalecer o mercado interno e pôr fim ao importacionismo como medidas imprescindíveis para gerar emprego e renda. 

O que explica a "queda" do desemprego?

O general e a Amazônia entregue ao crime

História da polícia no Brasil: como mudá-la?

O avanço das esquerdas na América Latina

O futuro da Colômbia após eleição de Petro

Prisão de ex-ministro afeta Bolsonaro?

quarta-feira, 22 de junho de 2022

Os protestos contra a carestia... no Equador

Prisão de ministro é um baque para Bolsonaro

Sartre e a imprensa

A imprensa e os crimes na Amazônia

Amazônia foi entregue ao crime ambiental

Espaços de sociabilidade nas periferias

Milton Ribeiro preso e o escândalo do MEC

Esquerda tem vitória histórica na Colômbia

A nova onda progressista na América Latina

Bolsonaro abandona ministro preso

terça-feira, 21 de junho de 2022

CPI da Petrobras é jogo de cena de Bolsonaro

Por Altamiro Borges

As manchetes dos jornalões privatistas desta terça-feira (21) só reforçam o jogo de cena de Jair Bolsonaro. Folha: "Pressão derruba presidente da Petrobrás". Estadão: "Pressão política faz o presidente da Petrobrás deixar o cargo". O Globo: "Pressão acelera mudanças no comando da Petrobrás". Valor: "Sob ataque, Petrobrás agora tem presidente interino".

Nos últimos dias, temendo sua queda de popularidade em função dos aumentos seguidos dos preços dos combustíveis, o farsante que governa o país rosnou contra a empresa estatal – apesar dele ser o responsável pela indicação do presidente e da maioria do conselho da Petrobras e por manter a dolarização suicida do Preço de Paridade de Importação (PPI).

Nunes Marques, capacho no STF, curte Paris

As cooperativas que enfrentam a uberização

Bolsonaro tem culpa na alta de combustíveis

De Lula a Bolsonaro, os combates na internet

Privatização da Eletrobras e tarifaço em 2023

Por Pedro Carrano

Numa mesma semana, o governo federal anunciou manobra que, ao mesmo tempo, entrega a Eletrobras, principal empresa brasileira do setor elétrico, para acionistas internacionais. E, sem resolver o problema do preço dos combustíveis, aponta segurar o preço dos combustíveis a partir da arrecadação com a privatização da estatal.

Sem enfrentar os verdadeiros problemas em relação ao alto preço da gasolina e do diesel, Bolsonaro e o ministro da economia, Paulo Guedes, apontam ainda a retirada de impostos estaduais, caso do ICMS, que passaria a ser cobertos com os valores da privatização.

A privatização da Eletrobras está agendada, mas não concluída, e deve entregar o patrimônio público numa operação de capitalização coordenada por grupos internacionais, caso do Bank of America, Goldman Sachs, Citi, Credit Suisse, J.P. Morgan, Morgan Stanley e Safra, além de grupos nacionais, caso do BTG Pactual, Itaú BBA, XP Investimentos, Bradesco BBI e Caixa Econômica Federal.

Defender a Petrobras é um dever patriótico

Por Jair de Souza

Desde que foi consumado o golpe contra Dilma Rousseff em 2016, o preço dos combustíveis vem subindo assustadoramente. A gasolina, que não chegava aos R$ 3,00 por litro, anda na casa dos R$ 7,00; o botijão de gás de cozinha, que custava em torno de R$ 40,00, já atingiu os R$ 120,00.

Nada a estranhar para aqueles mais atentos que sempre souberam que a motivação maior para a deposição do governo petista estava centrada no propósito de se apoderar das grandes riquezas que as recém-descobertas jazidas do pré-sal significam e dos gigantescos rendimentos produzidos por nossa empresa emblemática, a Petrobrás.

A atuação orquestrada para transferir para o usufruto privilegiado de um reduzido número de grandes acionistas privados (substancialmente, estrangeiros) os ganhos gerados por essa empresa construída com o sacrifício e dedicação de todo nosso povo contou com a participação de vários agentes de peso em diversos campos de atividade.

Cadê a reportagem sobre o fim de Moro?

Charge: Schröder
Por Bepe Damasco, em seu blog:

O ex-juiz Sérgio Moro hoje perambula pelo mundo político como um cadáver insepulto, um zumbi do qual grande parte das pessoas quer distância.

Sigo esperando sentado, no entanto, por uma reportagem alentada do cartel da mídia sobre o fim melancólico do outrora herói da imprensa nativa.

E por que, então, uma pauta óbvia, de nítido interesse jornalístico, é solenemente ignorada?

O problema é que os veículos de comunicação apostaram alto demais na parceira golpista com Moro e agora lhes falta um mínimo de grandeza para reconhecer o quanto esse conluio foi nocivo para o Brasil.

A reviravolta da Colômbia

Por Eric Nepomuceno, no site Brasil-247:


Ao longo da história republicana a Colômbia jamais havia tido um presidente declaradamente de esquerda. E menos ainda um ex-guerrilheiro.

No máximo até agora o que aconteceu foi um revezamento entre presidentes efetivamente liberais – Ernesto Samper e Juan Manuel Santos são os exemplos mais recentes – e outros muitos, que mais que conservadores foram francamente reacionários sem remédio.

E mais: nem em seus mais tenebrosos pesadelos a parte conservadora, racista e misógena imaginaria uma vice-presidente mulher e, para elevar ainda mais a já vulcânica temperatura, negra e de origem muito pobre.

Pois foi exatamente uma dupla desse teor que saiu vitoriosa das urnas colombianas no domingo 19 de junho: Gustavo Petro, ex-guerrilheiro, e Francia Márquez, que antes de se tornar uma ativista social de alto calibre trabalhou como diarista e faxineira para poder dar de comer aos filhos.

Guerra de imagens: Bolsonaro dá nojo

Charge: Laerte
Por Fernando Brito, em seu blog:

A jornalista Taís Oyama publica, no UOL, trecho de sua newsletter onde relata os resultados de uma pesquisa qualitativa do Instituto Locomotiva, em que foram exibidas aos eleitores as cenas que os pesquisadores seriam as mais comprometedoras à imagem de Lula e de Bolsonaro.

E o resultado, diz ela, é que o arsenal de imagens da Lava Jato e as acusações de “comunismo” (Cuba, Venezuela, etc…) provocam menos efeitos negativos para Lula que as imagens de Jair Bolsonaro “imitando” pessoas morrendo por falta de ar em Manaus e as suas falas dizendo que “não pode fazer nada” diante da crise do país.

segunda-feira, 20 de junho de 2022

Sinistro da Justiça protege foragido nos EUA

Petro consolida guinada à esquerda na AL

Criminalização da política gerou Bolsonaro

Ruas de Bogotá vibram com vitória de Petro

Degradação ambiental e mortes no campo

O bolsonarismo está em crise?

Avanço na Colômbia e repressão no Equador

Bruno, Dom e as políticas de Bolsonaro

Resgatando a democracia na América Latina

Lula denuncia espionagem dos EUA

domingo, 19 de junho de 2022

Sinistro da Justiça protege foragido nos EUA

Por Altamiro Borges


Anderson Torres, o ministro da Justiça do fascista Jair Bolsonaro, já virou motivo de chacota nos corredores do poder em Brasília. O sujeito é um bajulador pegajoso do presidente e só faz e fala besteiras. Alguns analistas chegam a dizer que o panaca é mais patético do que o ex-ministro da Saúde, o incompetente general Eduardo Pazuello – aquele do “ele manda e eu obedeço”.

No seu puxa-saquismo, ele chega a cometer crimes explícitos. Na semana passada, por exemplo, o oportunista participou de atividades com o “capetão” em Orlando, nos EUA, que tiveram a presença do blogueiro Allan dos Santos, que está foragido do Brasil desde outubro do ano passado por seus crimes contra as instituições democráticas.

O capacho Nunes Marques curte tour em Paris

Charge: Duke
Por Altamiro Borges


Só dá figura sinistra no entorno/esgoto de Jair Bolsonaro – deve ser a tal “gente do bem”. O site Metrópoles revela que “o ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal, fez uma viagem bate-e-volta de Brasília a Paris no fim do mês passado para assistir à final da Champions League e um jogo do torneio de tênis de Roland Garros”.

“O tour incluiu, ainda, o GP de Mônaco de Fórmula 1, disputado naquele mesmo fim de semana. Kassio fez a viagem na companhia de um de seus filhos. O jatinho usado pelo ministro é um luxuoso Citation X. O custo da viagem foi de, pelo menos, R$250 mil”. Mais escabroso, porém, é que o passeio do capacho bolsonarista no STF foi bancado por uma pessoa suspeita.

Os protestos contra a carestia... no Equador

Foto do Twitter: Paro Nacional
Por Altamiro Borges


O presidente do Equador, o megaempresário Guillermo Lasso, decretou nesta sexta-feira (17) estado de emergência em três províncias do país - inclusive a da capital, Quito. A medida do governo de extrema-direita ocorre após uma onda de protestos contra o aumento do preço dos combustíveis e da carestia. As manifestações foram deflagradas por grupos indígenas que reclamam da acelerada deterioração das condições de vida na nação latino-americana.

Mortes de Bruno e Dom repercutem no mundo

Assange: A próxima vítima pode ser você!

Charge: Latuff
Por Paulo Moreira Leite, no site Brasil-247:

Não é difícil compreender o que está em jogo na perseguição inclemente do governo dos Estados Unidos a Julian Assange, que já completa mais de dez anos, numa ação de Estado, que une republicanos e democratas num mesmo processo.

"Que crime Assange cometeu?", perguntou Luiz Inácio Lula da Silva, ontem, durante um evento em Maceió. Lula prosseguiu: "É o crime de falar a verdade, mostrar que os Estados Unidos, estavam grampeando muitos países do mundo, inclusive grampeando a presidente Dilma Rousseff".

A reação de Lula está em linha entidades democráticas do planeta, a começar pela Anistia Internacional, celebrada há décadas. "Permitir que Assange seja extraditado para os EUA o colocaria em grande risco, numa mensagem assustadora para jornalistas de todo mundo", denunciou a entidade. 

Lula cresce em Minas e arrasta Kalil

Foto: Ricardo Stuckert
Por Fernando Brito, em seu blog:

Reza a tradição política que, em eleições presidenciais, quem vence em Minas, vence no Brasil, por ser um estado que sintetiza o país em distribuição eleitoral: uma grande metrópoles, um sertão “nordestino” e um Oeste onde o agronegócio comanda a política.

Se é assim, má notícia para Bolsonaro. Pesquisa encomendada pelo jornal O Estado de Minas, divulgada hoje, mostra que o ex-presidente Lula ampliou sua vantagem sobre Jair Bolsonaro. Os 8,6 pontos que tinha de frente em fevereiro sobre o atual presidente (36,1% a 27,7%) viraram 12,1 pontos, agora, com Lula atingindo 43,6%, frente a 31,5% de Bolsonaro.

Mídia governista ataca Petro na Colômbia

Por Caio Teixeira, no site da Agência ComunicaSul:

A poucos dias do segundo turno das eleições presidenciais na Colômbia, que acontecem neste domingo (19), o país assiste a um ataque massivo dos meios de comunicação comerciais, em evidente conluio com o governo, buscando difamar, com fake news, o candidato progressista Gustavo Petro, à frente das principais pesquisas de intenção de voto.

Antes de entrarmos no assunto da mídia, se faz necessário um esclarecimento essencial. As grandes manifestações contra o atual governo de Iván Duque em 2019 - quando anunciou de uma só vez imensos retrocessos por meio das reformas trabalhista, previdenciária e tributária - produziram uma organização da juventude que foi às ruas, denominada “Primeira Linha”.

Os fracassos dos generais de Bolsonaro

Por Moisés Mendes, em seu blog:

A elite militar que trabalha para Bolsonaro pode ter feito, pela avaliação de entendidos, boas gestões de quartéis e de planejamento tático e estratégico das suas atividades estritamente castrenses.

Mas essa elite fracassou, e fracassou muito, quando se meteu em áreas que nem os marechais e generais e seus gênios civis da ditadura dominavam.

Os generais fracassaram junto com as missões do Brasil em nome da ONU no Haiti. Fracassaram com Braga Netto na intervenção militar no Rio.

Fracassaram com o desastre de Eduardo Pazuello no Ministério da Saúde e fracassaram com Hamilton Mourão no comando da Amazônia.

Os generais fracassaram já no lançamento, em 2020, do que deveria ter sido o Programa Pró-Brasil, apresentado como um arremedo dos planos desenvolvimentistas da ditadura.

Esses são os militares do entorno de Bolsonaro, muitas vezes vistos não como subalternos do sujeito, mas como seus tutores desde o início do governo.

À memória de Bruno e Dom

Ilustração: Vaccari
Por Cristina Serra, em seu blog:


O dossiê “Fundação Anti-indígena”, organizado pela INA (Indigenistas Associados) e pelo Inesc (Instituto de Estudos Socioeconômicos), expõe com profusão de detalhes e documentação, como a Funai, sob Bolsonaro, se transformou numa máquina de guerra contra os povos indígenas.

A estrutura do órgão está a serviço de uma política de extermínio, que impede novas demarcações, facilita a invasão dos territórios e a implantação de atividades predatórias e criminosas. O dossiê também mostra as perseguições contra funcionários que tentam resistir ao projeto de etnocídio, como foi o caso de Bruno Pereira.

O banditismo em territórios indígenas

Bruno Pereira com indígenas. Foto: reprodução
Por Jeferson Miola, em seu blog:


“A perda do Bruno hoje seria exatamente a perda de um grande embaixador de relação com os povos indígenas do Brasil” - Antenor Vaz, Conselho de Proteção dos Povos Indígenas Isolados

“Agora que os espíritos do Bruno estão passeando na floresta e espalhados na gente, nossa força é muito maior” - Beatriz Matos, antropóloga, esposa de Bruno

Ainda estamos muito longe de conseguir apreender e compreender a dimensão e as consequências do assassinato do indigenista Bruno Pereira, ocorrido de modo bárbaro junto com o jornalista inglês Dom Philips na terra indígena do Vale do Javari.

Para o sertanista Antenor Vaz, do Conselho de Proteção dos Povos Indígenas Isolados, o assassinato do Bruno representa “a perda de um grande embaixador de relação com os povos indígenas do Brasil”.

sábado, 18 de junho de 2022

Justiça barra escola cívico-militar em SP

Bruno, Dom e o descaso de Bolsonaro

As alternativas à privatização da Eletrobrás

O desespero de Bolsonaro

Violência na Amazônia, eleições e ética

Bruno, Dom e a Amazônia sem lei

Bolsonaro diz que Cristo andaria armado

Quais são os caminhos que nos unem?

Assange será extraditado para morte nos EUA

Foto: AFP
Por Altamiro Borges

O governo britânico acaba de confirmar o envio para a morte nos EUA do ciberativista Julian Assange – que denunciou vários crimes de guerra do império. “Em 17 de junho, após consideração tanto do Tribunal de Magistrados quanto do Supremo Tribunal, foi ordenada a extradição do Sr. Julian Assange para os EUA”, afirma a nota do Ministério do Interior.

Ainda segundo o comunicado cínico e macabro, “não foi concluído que a extradição seria incompatível com seus direitos humanos, incluindo seu direito a um julgamento justo e à liberdade de expressão, e [foi considerado] que, enquanto estiver nos EUA, ele será tratado de forma adequada, inclusive em relação à sua saúde”. Pura patifaria!

Mortes de Bruno e Dom repercutem no mundo

Por Altamiro Borges

Confirmados os bárbaros assassinatos do ambientalista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, o Brasil volta a ser destaque negativo na mídia internacional. O “capetão” Jair Bolsonaro, que já era tratado como um pária planetário, agora é visto como o responsável indireto pelas mortes na Amazônia. A imprensa mundial não vacila em responsabilizar o governo brasileiro pelo aumento da violência na região – ao contrário de parte da mídia nativa, sempre tão dócil com o fascista.

sexta-feira, 17 de junho de 2022

Justiça barra escola cívico-militar em SP

Por Altamiro Borges


O “capetão” e seus generais devem estar ainda mais furiosos contra setores do Poder Judiciário. A Folha informa que “um juiz do Tribunal de Justiça de São Paulo determinou a suspensão da implantação do programa do governo Jair Bolsonaro de escolas cívico-militares na rede de ensino paulista”. 

A decisão do TJ-SP tem caráter liminar e ainda pode ser anulada. Mesmo assim, ela deve ter irritado os milicianos fardados, que estão se achando os donos do Brasil. De forma direta e certeira, o juiz José Eduardo Cordeiro Rocha detonou o Programa Escola Cívico-Militar (Pecim) em sua sentença:

Carla Zambelli e os devastadores da Amazônia

Sob Bolsonaro, Funai é contra os indígenas

O ativismo digital e as mudanças políticas

Crime na Amazônia derrete imagem do Brasil

A culpa de Bolsonaro na tragédia do Javari

Charge: Thiago
Por Tereza Cruvinel, no site Brasil-247:


Bárbaro, hediondo, macabro, covarde... Nenhuma palavra basta para qualificar o crime. O assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips dizem ao mundo a quê ponto o Brasil chegou na regressão civilizatória e até onde pode ir a disputa pela Amazônia.

Os fascínoras que os mataram não seguiram apenas o comando do instinto primitivo e bruto.

Agiram segundo a lógica e o ambiente criados por Jair Bolsonaro e seus asseclas.

Na disputa sangrenta pela Amazônia, o governo que investe contra o ativismo ambiental e demoniza os indígenas, é complacente com o garimpo ilegal, o desmatamento, a grilagem, a pesca ilegal e todo tipo de predação, dá sinal verde para os assassinos e arma suas mãos.

A indiferença do general-candidato Mourão

Por Jeferson Miola, em seu blog:

O general vice-presidente Hamilton Mourão preside o Conselho Nacional da Amazônia, órgão responsável por políticas, estratégias e ações do governo federal naquela região.

Apesar desta atribuição legal, no entanto, ele tomou enorme distância do local em que deveria estar, o Vale do Javari, onde Bruno Pereira e Dom Philips foram barbaramente assassinados, em consequência das políticas do governo militar do qual ele é vice-presidente.

Mourão viajou para o extremo-oposto geográfico de onde deveria estar. O general está no Rio Grande do Sul [RS], mais de 3.479 km longe do local onde, por obrigação legal, ele de fato deveria estar. Desde o final do dia 15/6, véspera do feriadão de Corpus Christi, ele promove atividades da sua campanha eleitoral para o Senado.

O fedor de Bolsonaro espalha-se pelo mundo

Charge: Ildo
Por Fernando Brito, em seu blog:

O ódio e a maldade que dominam a mente de Jair Bolsonaro provocam nele um déficit de percepção típico de governantes autoritários: sua deformação mental é tanta que sequer é capaz de lidar com a ideia de redução de danos políticos.

Nesta tragédia humana do assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips, ele repete o comportamento que teve na pandemia da Covid.

Em uma e em outra, não foi ele quem causou, diretamente, os fatos.

Nem trouxe o vírus para o Brasil, nem ordenou a um bando de ilegais que executassem, com requintes sádicos, a dupla, mas seu ódio às pessoas é tão grande que toma os fatos negativos como algo que deve ser desprezado e minimizado, inclusive nas reações administrativas do governo brasileiro.