quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

Banco cobra calote de Jair Renan Bolsonaro

Charge: Nando Motta/247
Por Altamiro Borges


A revista Veja confirmou nesta quinta-feira (14) que “o banco Santander ingressou com uma ação no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios contra Jair Renan Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), para cobrar o pagamento de uma dívida no valor de mais de 360 ​​mil reais”. O banco acusa o playboy de não cumprir acordo feito em junho deste ano para o pagamento de um empréstimo. Ainda segundo a matéria, “o caso tramita na 1ª Vara de Execução de Títulos Extrajudiciais e Conflitos Arbitrais de Brasília. O Santander solicita à Justiça o bloqueio das contas de Jair Renan, caso ele não pague o valor devido em até três dias”.

Lula sanciona taxação de fundos dos super-ricos

Charge do site ProMarket
Por Altamiro Borges


O presidente Lula sancionou nesta quarta-feira (13) o projeto que finalmente tributa as fortunas aplicadas em offshores e nos chamados fundos dos super-ricos. A Lei nº 14.754 passa a valer em 1º de janeiro de 2024. Ela já foi publicada no Diário Oficial da União e apresenta as medidas que alteram o Imposto de Renda (IR) sobre os fundos de investimentos exclusivos (com um único cotista) e sobre a renda obtida no exterior por meio de aplicações em offshores. A Receita Federal deverá agora regulamentar as regras das cobranças.

A luta pela democratização da comunicação

PF caça hackers que atacaram Janja da Silva

2024, Lula e a economia

Lançamento do Plano Nacional Ruas Visíveis, 11/12/23. Foto: Ricardo Stuckert
Por Paulo Kliass, no site Vermelho:


O fim de semana foi carregado de eventos com forte capacidade de influenciar a dinâmica política interna em nosso País, em particular os interesses das forças progressistas que defendem a inclusão e o desenvolvimento. No cenário externo, por exemplo, dois momentos nos afetaram de forma direta. Para além das imensas dificuldades em conseguir avançar – por alguns milímetros que seja – na agenda da sustentabilidade durante a realização da COP 28 em Dubai, nos Emirados Árabes, cabe ressaltar também a realização da cerimônia de posse de Javier Milei como Presidente da Argentina.

Balanços, perspectivas e festas

Foto: Rodrigo Pilha/BDF
Por João Guilherme Vargas Netto


Este será o meu último texto neste ano, darei descanso aos leitores.

Sugiro, no entanto, a todas as direções sindicais que façam um balanço do ano transcorrido. Este balanço, não necessariamente formal, procuraria listar uma série de ocorrências de interesse dos trabalhadores e das trabalhadoras na vida da entidade.

Além dos registros dos fatos positivos decorrentes do avanço da conjuntura econômica e das iniciativas do governo seriam rememorados, criticamente, as campanhas salariais e o resultado das negociações, as conquistas e os avanços, as “subidas” às bases, as “cartinhas” de oposição, as sindicalizações, as reuniões e as assembleias, as distribuições – materiais e virtuais – dos materiais de comunicação dos sindicatos e das entidades, as eventuais eleições e posses, as greves e tudo aquilo que contribuiu para garantir melhores condições aos trabalhadores e às trabalhadoras e para a relevância da ação sindical.

A conexão Milei-Zelensky

Foto: Reuters
Por Marcelo Zero, no site Viomundo:

Zelensky foi um dos pouquíssimos chefes de Estado a comparecer à posse de Javier Milei, um ultradireitista radical, que mete medo até no espírito de Milton Friedman.

Percorreu mais de 13 mil quilômetros, desde a longínqua Ucrânia, para posar para a foto oficial com outros sete governantes.

Além de posar para a foto, que excluiu o “penetra” Bolsonaro, Zelensky mentiu sobre algumas coisas.

Pelo menos, uma. Afirmou que tinha ido à posse de Milei porque fora convidado, ao contrário do que teria ocorrido na posse de Lula, para a qual não teria recebido convite.

O Itamaraty logo desmentiu a fake news maliciosa.

Ele foi convidado sim, mas decidiu não comparecer. Enviou a vice-presidente da Ucrânia, Iryna Verenshchuc. O Itamaraty, obviamente, envia convite para todos os países com os quais o Brasil mantém relações diplomáticas. Não discrimina ninguém.

Política econômica e reindustrialização

Vilões do clima pregam sustentabilidade na COP

Frustração é o maior terreno para o fascismo

Como as fake news atingiram o governo Lula

Renato Cariani, fisiculturista traficante?

Neofascismo e neoliberalismo na Argentina