quinta-feira, 24 de agosto de 2023

Rolex de Bolsonaro repercute no mundo

Tudo joia com o bolsonarismo?

Charge: Amarildo
Por Jair de Souza


Como esquecer que Bolsonaro foi alçado ao cargo de presidente da nação sob uma intensa campanha midiática que o apresentava como um destemido nome advindo de fora da política imbuído de uma ferrenha determinação de pôr fim à medonha roubalheira de dinheiro público até então existente em nosso país? A corrupção, conforme a grande mídia tinha se esmerado em consolidar no imaginário público, era resultado quase que exclusivo das práticas de políticos tradicionais, em especial daqueles vinculados com ideais de esquerda, os tais “populistas”?

Mortes, acidentes e doenças no trabalho

Ilustração: Brian Stauffer
Por João Guilherme Vargas Netto


O Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho – Smartlab – iniciativa conjunta do Ministério Público do Trabalho e da OIT-Brasil informa que a cada 3 horas e 47 minutos morre um trabalhador ao realizar sua tarefa. Este ritmo que já é preocupante torna-se aterrador quando somos informados de que apenas os trabalhadores com carteira assinada são computados.

A situação é muito grave porque as mortes são apenas a ponta visível de um iceberg de mutilações, lesões, machucaduras e adoecimentos que têm crescido aceleradamente nos últimos anos. A própria Justiça do Trabalho preocupa-se com a tragédia e criou um programa de trabalho seguro para normatizar suas ações preventivas e controladoras.

Fascistas tentam intimidar o Sleeping Giants

Sleeping Giants Brasil
Por Altamiro Borges


Nesta quarta-feira (23), deputados bolsonaristas aprovaram na Comissão de Comunicação da Câmara Federal a convocação dos responsáveis pela seção brasileira do Sleeping Giants (“Gigantes Adormecidos”) – um coletivo da sociedade civil que tem como objetivo explícito “inviabilizar economicamente” sites e perfis na internet que “propagam desinformação, discursos de ódio, intolerância e extremismo”.

Mídia esconde decisão que inocenta Dilma

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
Por Altamiro Borges


Em sentença publicada nesta segunda-feira (21), o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) manteve a decisão tomada na primeira instância, em setembro de 2022, que negou a ação de improbidade administrativa contra Dilma Rousseff no caso das “pedaladas fiscais”. A decisão, que comprova o crime cometido contra a ex-presidenta, não teve maior repercussão na mídia golpista que protagonizou esse atentado à democracia.

O desespero de Bolsonaro e dos generais