segunda-feira, 30 de outubro de 2023

Folha rentista ataca Lula e sabota o Brasil

Bombardeio e invasão por terra em Gaza

ONU tenta, de novo, conter genocídio em Gaza

Genocídio em Gaza e a cobertura da imprensa


Em pouco mais de 20 dias de acirramento da guerra na Faixa de Gaza, cerca de 8 mil palestinos foram mortos - em sua maioria, mulheres e crianças. A suposta retaliação ao Hamas é mais um capítulo sangrento da "nakba", violenta ocupação com fins de limpeza étnica promovidos em território palestino há 75 anos.

Para entender o apartheid vivido pelo povo palestino e o que a cobertura da imprensa diz sobre o conflito e sobre a própria mídia, o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé recebe, na quarta-feira (1), às 16h, o seguinte grupo de jornalistas:

STF confirma contribuição para os sindicatos

Charge: Laerte
Do site da CTB:


O Supremo Tribunal Federal (STF) publicou nesta segunda-feira (30) acórdão confirmando a constitucionalidade da cobrança da contribuição assistencial a todos os trabalhadores e trabalhadoras que pertencem à base dos sindicatos, independentes de serem ou não sócios. O Tribunal manteve o direito individual de oposição de quem não é associado e se recusa a contribuir. Na opinião do presidente da CTB, decisão do STF vai fortalecer o movimento sindical e beneficiar a classe trabalhadora.

A decisão veio ao encontro do entendimento e da demanda do movimento sindical. “É justa, vai contribuir para a luta em defesa dos direitos sociais e do desenvolvimento nacional, e representa um alívio para as finanças dos sindicatos”, comentou o presidente da CTB, Adilson Araújo.

Mídia de interesse público só com mão-dupla

Foto: Aline Raquel/Pensar Piauí
Por Tatiana Carlotti, no site do Fórum-21:

Na última sexta-feira (27), o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé promoveu o II Encontro de Ativistas Digitais em Teresina – realizado pelo portal Pensar Piauí – com representantes de governos, jornalistas e ativistas digitais para debater a comunicação em governos populares, as redes sociais e a disseminação de ideias políticas, o ativismo digital e o fortalecimento da mídia independente de interesse público.

O encontro aconteceu no Sesc-Cajuína, contou com as presenças de Samara Castro (SECOM-PR), Mussoline Guedes (Secretário de Comunicação do governo do Piauí), das ativistas digitais Samantha Salvatore e Laura Sabino, das jornalistas Bruna Ravena (Uespi), Cristina Serra (ICL), Cinthia Lages (Meio Norte) e Samária Andrade (Revestres, Piauí) e dos jornalistas Carlos Tiburcio (Fórum 21 – Portal das Esquerdas /Barão de Itararé) e Oscar de Barros (Pensar Piauí).

Brasil tem 1,5 milhão de escravos por apps

Charge: Quinho
Por Altamiro Borges


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), agora presidido pelo economista Marcio Pochmann, divulgou na semana passada um estudo inédito sobre a realidade dos escravos por aplicativos no país. Ele é bem assustador e preocupante. Segundo a pesquisa, o Brasil já possui 1,5 milhão de trabalhadores de apps – ou “plataformizados” –, incluindo motoristas de passageiros, entregadores de comida e outros profissionais. Eles trabalham mais horas por semana, ganham menos por hora e não têm qualquer proteção social.