quarta-feira, 6 de setembro de 2023

Alguma coisa não acontece no 7 de Setembro

Foto: Adriano Machado/Reuters
Por Paulo Moreira Leite, no site Brasil-247:

Depois de atravessar sete décadas de existência num país que, negando direitos e oportunidades à maioria de seu povo, me permitiu acesso individual a tantas oportunidades e mesmo privilégios, é impossível evitar uma tentativa de reflexão sobre o Brasil, as brasileiras e os brasileiros.

A memória de minha existência como correspondente estrangeiro em Paris e Washington, ou mesmo como simples viajante em férias, deixou uma comparação permanente e inevitável.

Ao contrário do que pude ver nestes lugares - com as distorções inevitáveis de um olhar educado pela memória individual de outra sociedade, outra história - o dia de nossa independência é uma tentativa de combinar grandes contradições, entre aquilo que se comemora nas cerimônias oficiais e aquilo que se vê no cotidiano do país real.

STF confirma que prisão de Lula foi armação!

Não foi erro judicial; prisão de Lula foi crime

Os erros do governo Lula na comunicação

Chega de mortes no trabalho!

Por João Guilherme Vargas Netto


Se não forem tomadas urgentemente medidas preventivas, corretivas e punitivas estaremos condenados a ver se repetir a tragédia que se abateu sobre os metalúrgicos em Cabreúva, com explosão de um forno na fábrica, morte de três trabalhadores e ferimentos graves em 40.

Digo isto porque o caso é o mais recente de uma série mortífera que não termina com ele, onde se misturam precárias condições operacionais, relações de trabalho deterioradas, desleixo e complacência.

O ministério do Trabalho, desmontado por Bolsonaro, tem enfrentado agora a tarefa de sua reconstrução para poder agir preventivamente com fiscalização e punição. E deve agir já!

O patronato que patrocinou a farra do boi da revisão das normas regulamentadoras (com a cumplicidade de alguns dirigentes sindicais dos trabalhadores) precisa reconhecer a malignidade destas modificações, dificultadoras da fiscalização e coniventes com o descalabro.