segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Xingaram a mãe do Danilo Gentili

Por Altamiro Borges

Até hoje ninguém conseguiu explicar porque o “comediante” Danilo Gentili, atualmente obrando no SBT, destila tanto ódio contra as forças de esquerda – em especial ao PT e ao ex-presidente Lula. Há quem afirme que é porque ele é um reacionário empedernido. Simples assim! Outros garantem que é por puro oportunismo. Ele sabe que este tipo de “humor” agrada os barões da mídia – sejam eles do SBT, da Band e, quem sabe no futuro, da Globo – e tenta afagá-los para seguir carreira. Agora surgiu uma nova pista. Ela foi dada por Kiko Nogueira, do imperdível blog Diário do Centro do Mundo. Freud explicaria o ódio patológico. É que xingaram a mãe do “humorista” e ele perdeu o senso de humor!

Huck pedirá recontagem do Ibope?

Por Altamiro Borges

O apresentador Luciano Huck, da TV Globo, não vive uma boa fase. Segundo o Ibope, seu programa de sábado passado (17) registrou um dos piores índices da sua história. O Caldeirão do Huck marcou apenas 10 pontos - "a pior audiência da atração desde 6 de setembro, quando foram registrados 8,9 pontos no Ibope", segundo o site Notícias da TV. Durante a campanha eleitoral, o astro global virou um ativo militante tucano. Fotos registraram a sua tristeza no comitê do cambaleante Aécio Neves na noite da apuração do segundo turno do pleito. O PSDB, incorformado, chegou a propor a recontagem dos votos - o que virou motivo de chacota nas redes sociais e resultou numa dura reação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Derrotado nas eleições presidenciais e na audiência, Luciano Huck até poderia propor também uma recontagem ao Ibope - já apelidado de Globope.

A decadência do Manhattan Connection

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

O programa Manhattan Connection, aquele que é abrilhantado pela generosa lucidez de Diogo Mainardi e seus comentários sobre a natureza “bovina” do povo nordestino, ganhou ontem uma comentarista econômica à altura de sua credibilidade.

Zélia Cardoso de Mello, a todo-poderosa ministra do Governo Collor discorreu sobre os ajustes econômicos do Ministro Joaquim Levy com a sabedoria que demonstrou em sua “gestão” da Fazenda.

Abertura da Caixa serve aos banqueiros

Por Marcos Aurélio Ruy, no site da CTB:

Bancários convocam a população a ir para as ruas nesta terça-feira (20), vestidos de preto em protesto contra a intenção do ministro da Fazenda Joaquim Levy de abrir o capital da Caixa Econômica Federal, principal banco inteiramente público do país. “Tirar o caráter público da Caixa significa entregar a responsabilidade do galinheiro às raposas do sistema financeiro”, proclama Augusto Vasconcelos, presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia.

Pré-sal está na mira da oposição

Do blog de Zé Dirceu:

Passou-se um mês com a gente de férias, houve a virada do ano, voltamos e continua a impressionar a insistência com a qual a mídia, em meio a todo o noticiário-denúncia que propala contra a Petrobras, sempre arruma um jeito de combater o pré-sal e a exigência do governo federal de conteúdo nacional de até 60% em tudo o que envolva a exploração do petróleo da camada marítima.

A mídia e o apagão de São Paulo

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

A gestão da comunicação em torno da crise de abastecimento de água na região metropolitana de São Paulo está sendo feita por um gabinete junto ao governador Geraldo Alckmin. A equipe de assessores da Sabesp ficou encarregada apenas de ações defensivas e pontuais, como o encaminhamento de declarações e dados para os consumidores e para jornais e emissoras cujo noticiário se desvia eventualmente do padrão estabelecido por praticamente toda a imprensa: a prioridade é preservar o governo paulista e criminalizar os cidadãos que ainda não aderiram ao racionamento dissimulado.

Um escândalo pronto para servir

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Um dos aspectos mais curiosos da Operação Lava Jato reside em seu caráter totalmente previsível. Desde que, sob orientação do juiz Sérgio Moro, as primeiras prisões foram efetuadas e os primeiros depoimentos foram colhidos, já era possível adivinhar que o país iria assistir a uma operação-monstro, pré-destinada a fazer história pela quantidade de empresários e políticos denunciados.

Ideologia das trevas virou moda

Por Bepe Damasco, em seu blog:

Tomando por base o que lemos na internet e ouvimos na filas do banco, nos supermercados, ônibus, metrôs, trens, nos restaurantes e nos botecos, cada vez mais brasileiros perderam o pudor de defender as teses mais obscurantistas, xenófobas, racistas e preconceituosas, na direção oposta de várias conquistas humanistas e civilizatórias. Por isso, o apoio maciço à bárbara execução do brasileiro Marco Archer pela Indonésia, nas redes sociais, não surpreende. É apenas mais uma entre as incontáveis manifestações insanas que inundam os comentários dos sites noticiosos do PIG, o facebook e o twitter. Ser reacionário e fascista está virando moda no Brasil, essa é a verdade. Aos cientistas políticos, antropólogos, psicólogos e quadros políticos deixo uma sugestão para análise e estudo: por que será que o ódio e a intolerância como instrumentos de luta política cresceram de forma tão exponencial depois das jornadas de junho de 2013 ?

Obama decide taxar ricos. E no Brasil?

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Se já tinham alguma desconfiança, os ricos brasileiros e seus blogueiros de estimação agora é que vão ter certeza mesmo de que Barack Obama é comunista.

Na contramão das medidas econômicas recessivas que vêm sendo estudadas pelo governo Dilma 2, o presidente dos EUA vai anunciar nesta terça-feira, em seu discurso anual sobre o Estado da União, que enviará projeto ao Congresso com proposta que prevê aumentar os impostos dos mais ricos e dos bancos e, ao mesmo tempo, desonerar a carga tributária da classe média.

Crescimento e inclusão social

Por Eduardo Fagnani, no jornal Le Monde Diplomatique-Brasil:


Políticas sociais e econômicas são faces da mesma moeda. Para alcançar o bem-estar social não basta boa política econômica, que vise ao crescimento e à equidade. Também é necessária boa política social que transfira renda e amplie o acesso universal aos bens e serviços públicos.

O crescimento da riqueza é condição necessária para o desenvolvimento. Já no prefácio de Estado do futuro, Gunnar Myrdal (1962, p.56) observa que é “irrefutável e patente” que a ampliação dos investimentos, da produção e da renda se constitui na mais essencial das condições para a ampliação do bem-estar social. Por isso, dizia Myrdal naqueles tempos, “em todos os países estamos, hoje, lutando pelo desenvolvimento econômico”, principalmente os países mais pobres, conscientes da necessidade do progresso material para o bem-estar social.