quarta-feira, 2 de março de 2016

STF decide: Cunha é réu. Golpistas choram!

Por Altamiro Borges

Os grupelhos fascistas, que ergueram faixas com os dizeres "Somos todos Cunha" nas marchas pelo impeachment de Dilma e até tiraram selfies ao lado do presidente da Câmara Federal, estão de luto. Também devem estar abatidos o cambaleante Aécio Neves, o 'xerife' tucano Carlos Sampaio, o demo Agripino Maia, o oportunista Paulinho da Força, entre tantos outros que se aliaram ao achacador para atentar contra a democracia brasileira. Em sessão na tarde desta quarta-feira, a maioria dos ministros do STF aceitou o pedido de abertura da ação penal contra o correntista suíço.

MP paulista vai denunciar tucanos?

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Muito ativo para investigar qualquer caso ligado ao PT, o Ministério Público paulista desistiu de intimar o ex-presidente Lula e resolveu denunciar e investigar casos de corrupção envolvendo governos do PSDB em São Paulo.

Alguns são recentes, mas a maioria se arrasta há muitos anos, sem que ninguém seja condenado ou preso. No máximo, são denunciados nomes de executivos das empresas corruptoras, mas não os de agentes públicos que participaram diretamente ou permitiram a prática de fraudes contra os cofres públicos.

"Atendi Paula Marinho no Paraty House"

Do blog Diário do Centro do Mundo:

Uma pessoa que trabalhou na construção da Paraty House relatou a história abaixo ao DCM, sob a condição de anonimato:

Acabo de ler uma reportagem publicada pelo DCM sobre a Paraty House.

Trabalhei alguns meses na praia de Santa Rita (entre dezembro de 2010- março de 2011) acompanhando implantação de paisagismo no local.

Os pedalinhos da mídia golpista

Por Eliz Brandão, no site Vermelho:

A ânsia da grande mídia em dissecar a imagem do ex-presidente Lula está enterrando de vez o conceito de “imparcialidade” em que os grupos de comunicação tentaram se sustentar por décadas perante a opinião pública. Mas este "convencimento" se torna cada vez mais difícil quando se trata de destruir a imagem de Lula e, é aí que os "pedalinhos" da mídia começam a aparecer.

Nesta incansável busca, na tarde desta terça-feira (1º/3), a reportagem do jornal O Globo procurou a assessoria de imprensa do Instituto Lula a respeito da "reportagem" já divulgada pela revista anti-Lula conhecida como Veja sobre pedalinhos no sítio que o ex-presidente frequenta com a família em Atibaia. E a resposta veio imediatamente: “Já explicamos várias vezes que o ex-presidente e dona Marisa frequentam o sítio, que é de propriedade de amigos da família. Os proprietários do sítio constam na escritura e não são empresas offshore no Panamá”.

O drama do desemprego entre os jovens

Por Clemente Ganz Lúcio, no site Brasil Debate:

A dinâmica favorável de uma economia que crescia gerando empregos, diminuindo a informalidade e aumentando os salários foi severamente revertida em 2015. O travamento da atividade econômica colocou o país em recessão, capitaneado pela forte elevação dos juros básicos e favorecido por um ajuste fiscal que agravou as restrições ao crescimento, ampliando a queda dos investimentos produtivos e em infraestrutura, ambos extremamente debilitados pelos efeitos da operação Lava Jato.

Blogueiros rechaçam censura da Globo

Da Rede Brasil Atual:

Jornalistas, blogueiros, intelectuais, políticos, membros de entidades civis e cidadãos divulgaram hoje (1°) um abaixo-assinado em que repudiam “o autoritarismo das Organizações Globo, responsáveis por mais um ataque frontal à liberdade de expressão”.

O documento se refere à “judicialização da censura para intimidar blogueiros e jornalistas que investigam o caso do tríplex em Paraty que, segundo uma fiscal do ICMBio, pertenceria à família Marinho”. Trata-se da propriedade dos herdeiros de Roberto Marinho no litoral do Rio de Janeiro. O imóvel é investigado pelo Ministério Público Federal, viola leis ambientais e se localiza em área desmatada de um parque federal.

O tenebroso mundo das festas infantis

Por Lais Fontenelle, no site Outras Palavras:

Bolo, balão, brigadeiro, amigos, familiares e parabéns. Onde encontramos todas essas coisas? Em festas de aniversário, especialmente nas de crianças, é claro! Infelizmente essa afirmação já não é tão óbvia assim nos dias atuais, quando as festas, nas classes médias e elites, ganharam espaços e formatos bem singulares – na maioria das vezes inadequados para os pequenos e massificados pelo mercado.

STF julga denúncia contra Cunha; entenda

Da revista CartaCapital:

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve decidir nesta quarta-feira 2 se aceita ou não a denúncia contra o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Embora existam outras investigações contra Cunha tramitando no STF, os ministros analisarão agora a denúncia de que o peemedebista recebeu propina de 5 milhões de dólares para viabilizar a construção de dois navios-sonda da Petrobras, apresentada em agosto pela Procuradoria-Geral da República.

Os pedalinhos e a geopolítica da Lava Jato

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

O diabo é sábio porque é velho. O subdesenvolvimento é um trabalho pertinaz de gerações. Nunca as duas afirmações foram tão atuais como no processo político atual.

A geopolítica sempre foi uma ciência muito mais próxima dos militares do que dos civis. Ela trata das relações de poder no mundo, da maneira como as nações se preparam para ocupar espaço no comércio ou na guerra.

Homenagem ao poeta Thiago de Mello

Por Alberto Ramos, no site da Fundação Maurício Grabois:

Os paulistanos terão oportunidade de homenagear Thiago de Mello no próximo dia 15 de março. Cidadão do Brasil e do mundo, o poeta estará em São Paulo para comemorar seus 90 anos de vida. A solenidade será realizada no auditório da Biblioteca Mário de Andrade, na região central.

Artista identificado com a cultura do Amazonas, morou em vários países - Argentina, Chile, Portugal, França, Alemanha - mas, terminada a ditadura no Brasil, optou por voltar à pequena Barreirinhas, cidade amazônica onde nasceu e vive até hoje.

Globo e a mansão de Paraty. Fim de papo!

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Acabou o mistério da mansão em Paraty.

Ela pertencia de fato ao casal Paula Marinho e Alexandre Chiapetta de Azevedo, que se separou em outubro do ano passado, conforme está registrado no Diário Oficial do Judiciário fluminense de 8 de outubro do ano passado. Tenho a imagem e não a publico por respeito pessoal, embora esteja na internet.

'O Brasil é um país racista envergonhado'

Por Leonardo Sakamoto, em seu blog:

“Não que a pessoa seja racista 24 horas, ela não é de um grupo de intolerância, que perpetua e divulga sua ideologia para angariar outras pessoas no mesmo sentido. A coisa do racismo está embutida na cabeça do brasileiro. O Brasil é um país racista envergonhado.''

Não, as declarações não vêm de nenhum sociólogo maluco, historiador comunista ou jornalista destemperado que tem um blog sobre direitos humanos. Elas vêm de Nelson Collino Júnior, chefe dos investigadores da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi). Fazem parte de boa reportagem de Guilherme Azevedo, aqui do UOL, que mostra que negros e nordestinos são as principais vítimas de discriminação em São Paulo segundo a polícia.

A mídia e o estado de sítio psicológico

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Na abertura de House of Cards, o personagem principal Frank Underwood sacrifica um cãozinho atropelado.

Calma, não é spoiling, visto que se trata da primeira cena da série.

Underwood olha para o espectador e explica que "há dois tipos de dor: a que nos deixa mais fortes; e a dor inútil", como a daquele cãozinho em agonia.

Cassação de Cunha avança na Câmara

Por Luciano Nascimento, na Agência Brasil:

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados aprovou hoje (2), por 11 votos a 10, a admissibiliade do parecer do relator, deputado Marcos Rogério (PDT-RO), que pede a continuidade do processo de cassação do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A representação foi feita pelo PSOL e pela Rede. Cunha agora terá prazo de dez dias úteis para apresentar sua defesa e poderá arrolar um máximo oito testemunhas de defesa.

A mansão de Paraty e o genro dos Marinho


Por Luiz Carlos Azenha, no blog Viomundo:

Na página 15 do registro de número 1030822 da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais, de 25.10.2010, o empresário Alexandre Chiappetta de Azevedo se declara testemunha da formação de um consórcio.

Alexandre era genro de João Roberto Marinho, vice-presidente do Grupo Globo, casado com uma das netas de Roberto Marinho, Paula.

Lula mostra que é hora de reagir

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Ao recusar-se a comparecer para prestar depoimento ao Ministério Público, Luiz Inácio Lula da Silva tomou uma decisão exemplar de resistência contra abusos cometidos pela Lava Jato. É um gesto excepcional numa situação de exceção escancarada.

Não custa lembrar que há uma semana, julgando um pedido da defesa para que o procurador Cassio Conserino fosse afastado das investigações sobre Lula, o Conselho Nacional do Ministério Público tomou uma decisão com base na melhor jurisprudência de Pôncio Pilatos. Reconheceu que a escolha de Conserino não atendera os preceitos elementares da boa Justiça, que envolvem a escolha procurador natural – termo empregado para definir a opção mais neutra possível.