segunda-feira, 10 de julho de 2017

Cunha pode encurtar a traição de Maia

Por Altamiro Borges

Rodrigo Maia, o jagunço dos patrões que comanda a Câmara Federal, ainda tenta disfarçar que pretende trair o traidor Michel Temer, consagrando-se como novo presidente indireto do país. O demo jura “lealdade” ao Judas. Mas ninguém acredita nesta lorota. O “deus-mercado”, temendo o desgaste do seu projeto ultraliberal, já trata como bagaço o detestado Michel Temer. A mídia venal, vanguardeada pela Rede Globo, também rifou o velhaco do PMDB. O teatro já está montado para a encenação do “golpe dentro do golpe”. O único fantasma que pode bagunçar esta peça patética parece ser o presidiário Eduardo Cunha, que ameaça ligar o ventilador no esgoto contra o covil golpista, inclusive contra seu “rival” Rodrigo Maia.

Cadê os investimentos, Míriam Leitão?

Por Altamiro Borges

Na cruzada golpista pelo impeachment de Dilma Rousseff, a mídia privada difundiu a ideia de que bastaria depor a presidenta eleita pela maioria dos brasileiros para a economia voltar a crescer, gerando emprego e renda. Os seus urubólogos garantiram que a ruptura possibilitaria a volta da confiança do “deus-mercado” e o retorno dos investimentos, transformando o Brasil em um paraíso. Míriam Leitão, a principal porta-voz econômica do Grupo Globo, bateu insistentemente nesta tecla. Este discurso falso, que enganou muitos “midiotas”, ajudou a pavimentar o caminho para o “golpe dos corruptos”, que alçou ao poder a quadrilha de Michel Temer. Agora, porém, os fatos desmentem os mercadores de ilusão e os mercenários de plantão.

O terrorismo midiático contra a Venezuela

Do site do Centro de Estudos Barão de Itararé:

A crise social, política e econômica pela qual passa a Venezuela tem um sério agravante: a desinformação e o partidarismo dos grandes grupos de comunicação. O terrorismo midiático contra a democracia, o governo do sucessor de Hugo Chávez, Nicolás Maduro, e o processo de Constituinte levado a cabo pelo governo do país irmão será tema de debate na quinta-feira (13), em São Paulo.

Guilherme Boulos (MTST), Igor Fuser (professor da Universidade Federal do ABC), Socorro Gomes (Conselho Mundial da Paz) e Paola Estrada (Alba Movimentos) participam do bate-papo.

A "uberização" da força de trabalho

Por Marcio Pochmann, na Revista do Brasil:

O colapso no padrão de financiamento da economia nacional logo no início da década de 1980, com a crise da dívida externa, levou à adoção de programas de ajustes macroeconômicos que até hoje inviabilizam a retomada plena do crescimento econômico sustentado. No cenário aberto da semi-estagnação que prevaleceu, com fortes e rápidas oscilações nas atividades econômicas, o país terminou por romper com a fase de estruturação da classe trabalhadora vigente durante a dominância da sociedade urbana e industrial.

Cunha, o morto que assombra os muito vivos

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Em ótimo artigo publicado hoje no Poder360, Luís Costa Pinto, depois de um rápido passeio pelas imundícies biográficas de Eduardo Cunha, preocupa-se com o fato de, mesmo com a anunciada queda de Michel Temer, o Brasil continuar dependurado no medo das delações de Eduardo Cunha, inclusive diante da provável permanência de seu entorno no novo governo ilegítimo.

É necessário enfrentar com transparência e de cabeça erguida a enxurrada de fatos, meias-verdades e mentiras que Eduardo Cunha vomitará a partir do cartapácio que negocia com o Ministério Público e com a Polícia Federal. Ardiloso, tem agenda própria e saberá lançar flechas contra ex-amigos, inimigos declarados e desafetos dos quais algum dia imaginou ter lealdade sem jamais ter conseguido consumar gestos que os converteria em reféns.

Fora Meireles! O inimigo do povo!

Por Samuel Pinheiro Guimarães

1. O Senhor Henrique Meirelles, Ministro da Fazenda, ex-presidente do Bank of Boston e durante vários anos presidente do Conselho da J&F (de Joesley), de onde saiu para ocupar o Ministério da Fazenda, procura, à frente de uma equipe de economistas de linha ultra neoliberal, implantar no Brasil, na Constituição e na legislação uma série de “reformas” para criar um ambiente favorável aos investidores, favorável ao que chamam de “Mercado”.

2. O Senhor Henrique Meirelles já declarou, de público, que se o Presidente Temer “sair” ele continua e todos os jornais repetem isto, com o apoio de economistas variados e empresários, como o Senhor Roberto Setúbal, presidente o Itaú.

Assédio moral e a 'reforma' trabalhista

Por Laís Gouveia

Em redações, no palco de uma grande emissora de TV, nas repartições públicas, comércio, independente do cenário, o assédio moral perpetua-se. No caso das mulheres, que já recebem menores salários que os homens (1), a cultura machista torna o ambiente ainda mais vulnerável para ocorrer esse tipo de prática. A notícia ruim é que o quadro pode piorar com a reforma trabalhista do governo Temer, que atualmente tramita no Senado Federal.

Abaixo, relatos de mulheres que sofreram algum tipo de violência no trabalho (*).

Rafaela: "Trabalhei sob tanta pressão nos últimos meses e fui diagnosticada com Psoríase, uma doença que pode ser adquirida pelo stress, minha mão está cheia de bolhas".

Que diferença faz trocar Temer por Maia?

Por Ricardo Kotscho, em seu blog:

Respondendo à pergunta do título: nenhuma.

Sei que não é nada animador mais uma vez tratar deste assunto, em pleno domingo, mas depois de ler o noticiário do fim de semana vi que tão cedo não teremos outro.

Só se fala disso, como se este fosse o único tema relevante para a vida dos brasileiros, capaz de nos dar alguma esperança de sairmos do fundo do poço.

Ao contrário, esta nova troca de guarda na Presidência da República não vai mudar nada.

Na reta final da disputa entre Dilma e Aécio na eleição de 2014, previ aqui mesmo neste blog: "Ganhe quem ganhar, quem vai mandar é o velho PMDB".

FHC expõe Temer à execração pública

http://pataxocartoons.blogspot.com.br/
Por Kiko Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

A execração pública de Michel Temer passa pela conspiração de Rodrigo Maia e termina nos vazamentos de FHC para a imprensa.

Fernando Henrique relatou a Andréia Sadi, da GloboNews, como foi o convite de Temer para uma reunião no Jaburu (Andréia é casada com Paulo Celso Pereira, coordenador de política do Globo em Brasília e primo de Aécio Neves).

A ideia é “discutir o cenário político em meio à ameaça de desembarque do PSDB do governo”, conta a repórter.

Hamburgo, ditadura global e protestos

Foto: AFP
Por Jessica Corbett, no site Outras Palavras:

Em contraste com as imagens dramáticas da tropa de choque alemã usando gás lacrimogênio e canhões de água hiper-turbinados para dispersar os manifestantes contra o encontro do G-20, no fim de semana, a mensagem dos protestos nas ruas foi clara, para os que estão dispostos a ouvir: outro mundo é possível.

Dezenas de milhares de pessoas foram a Hamburgo, protestar contra o G-20, um fórum internacional de governantes e bancos centrais das vinte maiores economias. Os protestos tentavam desafiar as políticas adotadas pelas elites globais e a extrema-direita.

Zveiter já atuou como advogado da Globo

Por Mário Augusto Jakobskind, no jornal Brasil de Fato:

Quem disse que o deputado Sergio Zveiter é independente? Galgado a condição de relator da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) que analisará a denúncia de corrupção passiva contra Temer, os focos midiáticos estão em cima dele, integrante de uma família poderosa no Estado do Rio de Janeiro e vinculado, como advogado, às Organizações Globo.

O deputado do PMDB foi muito elogiado pela Rede Globo e teve espaço nas mais diversas mídias para dizer que não se submete a pressões de quem quer que seja. Como todos sabem o esquema Globo não confia mais no golpista Michel Temer, que ajudou a virar presidente, e agora quer colocar alguém eleito pelo Congresso para o lugar ocupado ilegitimamente pelo atual ocupante do Palácio do Planalto. Essa é a realidade.

Da recessão econômica à depressão psicológica

Por Leonardo Boff, em seu blog:

Estamos numa situação generalizada de crises sobrepostas umas às outras e num ambiente de caos.

Os conceitos de crise e de caos podem nos ajudar a entender nossa realidade contraditória. Para esclarecer a crise se usa o diagrama chinês, composto por dois traços: um expressando o risco e o outro, a oportunidade. Efetivamente a crise contem o risco de desmonte de uma ordem até degenerar na barbárie. Mas também pode representar a oportunidade de refundação de uma nova ordem. Eu pessoalmente prefiro a origem filológica sâncrita de crise. Ela se deriva da palavra kir ou kri que em sânscrito significa limpar e purificar. Daí vem a expressão acrisolar: limpar de tudo o que é acidental até vir à tona o cerne. E crisol, o cadinho que purifica o ouro das gangas. Tanto em chinês quanto em sânscrito, as palavras são diferentes mas o significado é o mesmo.