sexta-feira, 8 de setembro de 2023

Golpista pega 22 anos de cadeia... nos EUA

Charge: Steve Sack/StarBune
Por Altamiro Borges


A agência Reuters noticia que o líder do grupo neofascista Proud Boys (“Meninos Orgulhosos”), Enrique Tarrio, acaba de ser condenado a 22 anos de prisão por orquestrar a violenta invasão do Capitólio, sede do Congresso dos EUA, em janeiro de 2021. A ação golpista visou impedir a posse do presidente Joe Biden e foi insuflada pelo direitista derrotado Donald Trump, sob o falso argumento de que as eleições foram fraudadas. Dois anos depois, também em janeiro, os fascistas nativos tentaram repetir a dose em Brasília, invadindo e depredando as sedes dos Três Poderes. Os principais líderes dessa conspiração, porém, permanecem soltos. Só os bagrinhos golpistas foram detidos e boa parte já foi solta!

Ceará retira mausoléu de Castello Branco

Ilustração: Maringoni
Por Altamiro Borges


A Folha confirmou nesta quarta-feira (6) que “o governador do Ceará, Elmano Freitas (PT), decidiu retirar o mausoléu do primeiro presidente da ditadura militar da sede do governo do estado. O complexo do Palácio da Abolição atualmente abriga os restos mortais de Humberto de Alencar Castello Branco, que governou o país de 1964 a 1967, e é tombado pelo patrimônio histórico e cultural do estado”.

O anúncio já havia sido feito no final de agosto. Em um evento em defesa dos direitos humanos, o governador anunciou que “no Palácio da Abolição não ficará o mausoléu de quem apoiou a ditadura... A nossa proposta é instalar um monumento em homenagem ao movimento abolicionista, dando destaque ao principal líder desse movimento no Ceará, o jangadeiro Dragão do Mar”.

Léo Lins vira réu por humor que incita ódio

Ilustração do site Quora
Por Altamiro Borges


O “humorista” Léo Lins, paparicado pela extrema-direita nativa adepta do politicamente incorreto, virou réu na semana passada e teve R$ 300 mil bloqueados em suas contas bancárias. Em ação na Justiça, ele é acusado de “promover ódio e enredos discriminatórios, injuriosos e humilhantes, notadamente contra negros, pessoas com deficiência e nordestinos” – enfatiza uma nota oficial do Ministério Público de São Paulo, que prossegue:

“Delitos de ódio praticados pelo humorista tornaram-se alvos de uma força-tarefa do MP-SP por intermédio do CyberGaeco e da Promotoria de Direitos Humanos. Segundo as investigações, o acusado desafia autoridades de vários Estados em seus shows e nas redes sociais. As autoridades atuaram no sentido de impor multas caso o humorista seguisse divulgando conteúdos capazes de humilhar, constranger e injuriar minorias”.

RS promove 3º Encontro de Ativistas Digitais

Do site do Centro de Estudos de Mídia Barão de Itararé:


O Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e a Comissão Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais (BlogProg) vêm promovendo debates em vários estados do país e chegou a vez do Rio Grande do Sul realizar o 3º Encontro de Comunicadores e Ativistas Digitais. A atividade, que conta com o apoio do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) e suas entidades filiadas, será realizada no sábado (16), no Auditório do CPERS Sindicato, em Porto Alegre a partir das 9h.

Outra sentença de morte tardia da Lava-Jato

Charge: Latuff
Por Jeferson Miola, em seu blog:

A Lava Jato vem sofrendo mortes sucessivas desde que em junho de 2019 vieram a público os diálogos da gangue de Curitiba no aplicativo Telegram.

A decisão do ministro do STF Dias Toffoli [6/9] é mais uma sentença de morte da Lava Jato. Como as antecedentes, também mais uma sentença tardia de morte.

A rigor, no entanto, Toffoli não apresenta absolutamente nenhuma novidade em relação aos abusos e ilegalidades da Lava Jato que se denunciava desde, pelo menos, o ano de 2015 e que, se o STF de Toffoli’s da vida não tivesse sucumbido à tentação fascista-antipestista, teria esmagado na origem o ovo da serpente que ele citou na decisão.

Hora de acertar contas com o "mensalão"

Charge: Junião
Por Bepe Damasco, em seu blog:

Dia desses esbarrei com um vídeo nas redes sociais, no qual o insuspeito Waldemar da Costa Neto, figura de baixíssima extração da política nacional, diz com todas as letras o que já devia ser de domínio público, mas infelizmente ainda não é: “Como se trata de um artista, Roberto Jefferson inventou o mensalão.”

Isto na semana em que o Supremo Tribunal Federal, através do ministro Toffoli, jogou a pá de cal que faltava sobre a Lava Jato.

“Ah, mas se estamos de alma lavada com a derrocada final de Moro, Dallagnol e companhia e com o caminho que se abre para responsabilização criminal da gangue de Curitiba e até, quem sabe, dos veículos de comunicação acumpliciados, por que remoer essa história do mensalão?”, perguntarão alguns lutadores políticos e sociais.

Justiça penhora contas da Igreja Renascer

Teto da Igreja Renascer que desabou em janeiro de 2009
Por Altamiro Borges


No final de agosto, a Justiça decidiu penhorar as contas da Igreja Renascer em Cristo, que é comandada pelo “apóstolo” Estevam Hernandes e pela “bispa” Sônia Hernandes. O casal bolsonarista, que ficou famoso por liderar a “Marcha para Jesus”, que ocorre há 31 anos e atrai multidões nas ruas de São Paulo, não pode mais recorrer. De acordo com o processo judicial, a seita neopentecostal tem uma dívida de R$ 1,1 milhão.