segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Falta papel higiênico nas escolas de SP

Por Altamiro Borges

Geraldo Alckmin foi reeleito já no primeiro turno para governar São Paulo por mais quatro anos. Caso conclua o novo mandato, o "picolé de chuchu", segundo a ácida ironia de José Simão, poderá somar 14 anos de residência no Palácio dos Bandeirantes. Isto apesar da crise de abastecimento de água no Estado mais rico da federação, do caos na segurança pública, das panes e atrasados no Metrô. Este "fenômeno eleitoral" tem várias causas, mas a principal é a enorme blindagem promovida pela mídia chapa-branca – que recebe fortunas em publicidade e outras regalias do governo estadual. Nem as maracutaias das gestões tucanas, como o "trensalão", ganham os seus holofotes. Agora, passada as eleições, a sociedade descobre que falta até papel higiênico nas escolas públicas de São Paulo.

Quem são os jornalistas brasileiros?

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

Há uma série de trabalhos acadêmicos sobre essa profissão no Brasil, entre os quais estudos feitos sob encomenda de entidades como a Federação Nacional dos Jornalistas, mas não estão disponíveis levantamentos atualizados e completos sobre os perfis predominantes nesse campo. Por isso, é importante o boletim Jornalistas&Cia, que produz o Portal dos Jornalistas (ver aqui) e atualiza constantemente uma relação que já tem 5.600 trabalhadores da imprensa.

Contra o cinismo e as mentiras da mídia

Por Bepe Damasco, em seu blog:

Em artigo recente publicado no Portal 247, Paulo Moreira Leite lamenta a adesão dos profissionais de imprensa ao discurso dos seus patrões. Isso ficou patente pela enésima vez nas falas dos agraciados com o prêmio "Os 100 jornalistas mais admirados do país" (sic), durante solenidade ocorrida em São Paulo, na semana passada. Não é de hoje que patrões e empregados da grande mídia vêm encenando um esquete teatral de quinta categoria, que funciona assim :

O bloco parlamentar dos aliados de Aécio

Por José Reinaldo Carvalho, no site Vermelho:

Na última quarta-feira (10), foi anunciada a formação de um bloco parlamentar para atuação em 2015 no Congresso Nacional, assembleias legislativas e câmaras municipais, com projeção para a campanha eleitoral municipal de 2016. Até o final de 2014 devem ser anunciadas novas formações, delineando no âmbito parlamentar o novo alinhamento político.

MPF aciona TVs por espaço dado a igrejas

Por Pedro Ekman, na revista CartaCapital:

A história é muito simples: uma empresa participa de uma licitação pública para explorar comercialmente um canal de TV (ou de rádio) e oferecer programação de conteúdos para a população. Para isso, existem pelo menos duas regras para se explorar comercialmente esse espaço público na TV e no rádio.

Torta na cara do ministro Cardozo

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Entre as deprimentes descobertas produzidas pela Operação Lava Jato, os emails da gerente Venina Velosa da Fonseca não são o fato mais grave do ponto de vista policial - mas constituem um dos mais preocupantes do ponto de vista político.

Os pecadores convertidos na Petrobras

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Ontem, ia escrever sobre o suposto aviso de uma gerente - Venina Fonseca - de que havia gastos irregulares na área de comunicação da Diretoria de Abastecimento e, depois, na Refinaria Abreu e Lima.

Desisti porque a resposta da Petrobras havia sido pífia, tratando os fatos com uma contenção inadmissível a quem está sendo atacado com acusações desta natureza.

Bolsonaro choca imprensa internacional

Da revista Fórum:

A edição de sexta-feira (12) do jornal francês Le Monde trouxe à tona o episódio envolvendo o deputado federal brasileiro Jair Bolsonaro (PP-RJ) no plenário da Câmara, na última terça-feira (9), ao comentar o relatório da Comissão Nacional da Verdade. Militar da reserva, o parlamentar negou a ocorrência de estupros durante a ditadura e ofendeu a deputada Maria do Rosário (PR-RS), dizendo que não a estupraria porque ela “não merece”.