quinta-feira, 13 de agosto de 2015

O 'casamento' entre a Globo e a CBF

Foto: Felipe Bianchi
Por Felipe Bianchi, no site do Centro de Estudos Barão de Itararé:

O Coletivo Futebol, Mídia e Democracia, fundado a partir do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, promoveu um debate nesta terça-feira (11), em São Paulo, para marcar o lançamento de seu manifesto. A atividade contou com a presença do jornalista e blogueiro Luiz Carlos Azenha (Viomundo), da repórter Camila Mattoso (ESPN Brasil) e do ex-jogador Adauto, campeão brasileiro pelo Atlético/PR em 2001 e atualmente no Sport Club Atibaia.

Rechaço ao golpe e cobrança a Dilma

Por Eunice Pinheiro, na Rede Brasil Atual:

"Eu sei de que lado estou. Na minha vida, já mudei muito. Às vezes para melhor, outras, segundo algumas pessoas, até para pior. Mas eu nunca mudei de lado", afirmou a presidenta Dilma Rousseff, durante encontro com os movimentos sociais, realizado nesta quinta-feira (13). Na reunião, foi anunciada a criação, em setembro, do Fórum Nacional de Debates sobre Trabalho, Renda, Emprego e Previdência Social, que será mais um canal de diálogo do Executivo com os movimentos sociais.

Encontro de Ativistas Digitais de Goiás


Do site do FNDC:

A democratização da mídia e as novas perspectivas da comunicação são o tema de debate do 3º Encontro de Blogueiros e Ativistas Digitais de Goiás. O evento, realizado pelo núcleo goiano do Centro de Estudos da Mídia Barão de Itararé, será no dia 22 de agosto, às 8 horas, na Câmara Municipal de Goiânia.

Além da regulamentação da comunicação, o encontro vai discutir o surgimento do conservadorismo nas pautas políticas e a atuação dos veículos de comunicação do país. Na mesa de debates ainda há temas como as novas formas de produção de conteúdo e o seu financiamento.

20/8: Todos às ruas pela democracia

Oposição tenta covardia contra Petrobras

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Vez por outra, descobre-se que uma pessoa paranóica pode ter razão - e enxergar inimigos de verdade.

Constata-se, hoje, que nem o mais fanático adepto das teorias conspiratórias seria capaz de imaginar um roteiro tão óbvio para prejudicar o Brasil e os brasileiros.

Depois que a Lava Jato já completou um ano e meio, levando empresários, fornecedores e executivos para a prisão, deixando o governo Dilma Rousseff com uma perna quebrada, tenta-se retomar de qualquer maneira o mais antigo sonho das grandes multinacionais do petróleo e seus aliados internos, que trabalham há 62 anos contra a Petrobras.

A lei antiterror e os movimentos sociais

Do jornal Brasil de Fato:

A Câmara dos Deputados aprovou a lei antiterror, em votação nesta quarta-feira (12). O (PL 2016/15), que foi votado em caráter de urgência no plenário, teve aderência de todos os partidos, com exceção de PSOL e PCdoB.

O PL tipifica o terrorismo como a prática, por um ou mais indivíduos, de ações com a finalidade de intimidar o Estado, uma organização internacional, pessoa jurídica nacional ou estrangeira, ou ainda representações internacionais; em atos com a intenção de coagi-los a agir ou a se omitir, provocando terror, expondo ao perigo a pessoa, o patrimônio, a paz pública e a incolumidade pública.

Professores boicotam a revista 'Veja'

Da revista Fórum:

Professores e intelectuais divulgaram ontem (11) uma petição online para pedir à comunidade acadêmica que não dê entrevistas à revista Veja, assim como evite utilizar o veículo como fonte de seus trabalhos. Segundo o documento, a intenção é não “conferir credibilidade intelectual a uma publicação que abandonou as práticas jornalísticas do contraditório e da investigação profunda e imparcial”.

O esperneio do tucano de toga

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Gilmar Mendes, que está para Daniel Dantas como Simon Bolívar, El Libertador, está para a América espanhola bufou, chiou, rosnou sobre a pobre juíza Maria Theresa de Assis Moura, nada menos que uma Professora Doutora de Direito Penal da USP, acusando-a de fazer um relatório apressado, onde opinava pelo trancamento de uma ação do PSDB onde se pede a cassação do mandato de Dilma Rousseff e de Michel Temer , por falta de fundamentação.

Um ajuste fiscal para pagar quem?

Por Renan Truffi, na revista CartaCapital:

“Nosso compromisso é de continuar a garantir a disciplina fiscal até pela necessidade de estarmos atentos à dinâmica da dívida pública.” Foi assim que, no mês de julho, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, anunciou mais um corte de 8,6 bilhões de reais no Orçamento do País como parte do ajuste fiscal.

A redução de gastos em áreas como educação, saúde e cidades tem como objetivo principal pagar os juros da dívida pública, é o chamado superávit primário. Mas para onde vai esse dinheiro? Quem recebe esses juros? Mesmo com uma solicitação da reportagem de CartaCapital, o governo se nega a divulgar os dados em tempos de Lei de Acesso à Informação.

O antipetista raivoso da Lava-Jato

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Ao noticiar a prisão de Alexandre Correa de Oliveira Romano, o Globo e a Globo apresentaram o sujeito apenas como "ex-vereador do PT".

Só que a história verdadeira não é essa.

Romano foi um petista relâmpago. Entrou no partido para concorrer a vereador em 2000, e elegeu-se com votação recorde, por conta de pertencer a uma tradicional família de Americana, interior de São Paulo.

Em menos de dois anos, porém, se licenciou do cargo e, em 2003, assumiu o cargo de secretário de meio ambiente do prefeito da cidade, do PDT, não apoiado pelo PT.

Em seguida, desfiliou-se do PT.

Sua desfiliação aconteceu em setembro de 2005, conforme dados oficiais do TSE.



A covardia da mídia contra as Margaridas

Da coluna "Notas Vermelhas", no site Vermelho:

A Marcha das Margaridas é uma das evocações mais bonitas e simbólicas do movimento popular brasileiro. Construída por mulheres trabalhadoras, especialmente as mulheres do campo, a marcha evoca a memória da paraibana Margarida Maria Alves, sindicalista, assassinada a mando dos patrões com um tiro no rosto em 1983, em um dia 12 de agosto.

Neste 12 de agosto de 2015, cerca de 70 mil pessoas de todo o Brasil participaram da marcha em Brasília. A Globo News não mandou repórteres desde cedo informar, empolgados, que a “manifestação é pacífica”. Ou que “as pessoas estão cantando o hino nacional”. A abordagem foi o tempo todo para desqualificar ou diminuir o evento. Falou-se no estádio “cedido gratuitamente”, no trânsito parado nas vias próximas e a cobertura fotográfica foi canalha.