quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Para entender a decadência da Globo

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Não vou arriscar análises sobre imagem de apresentador A ou B. Como telespectador eventual do Jornal Nacional (nenhum desprezo, apenas o fato que meu eletroeletrônico diário é o computador) sempre admirei a imagem e a postura firme e sóbria de Fátima Bernardes e a discreta informalidade de Patrícia Poeta, especialmente na campanha da Copa. Quando não avança além das chinelas, o próprio William Bonner, é um senhor apresentador.

Marina e os direitos trabalhistas

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Marina desmente Marina, mais uma vez.

Um dia depois de ter dito a pequenos empresários que iria “atualizar” as leis trabalhistas, ela investiu contra as próprias declarações.

Disse que os direitos dos trabalhadores são “sagrados”.

FHC desesperado: “Eu apelo mesmo”!

Por Altamiro Borges

O ex-presidente FHC, um dos políticos mais rejeitados da história do país – rifado até por Aécio Neves nos seus programas de televisão –, está desesperado. Pelo jeito, ele também já antevê o fim melancólico do PSDB – como previram nestes dias o filósofo tucano José Arthur Gianotti e o deputado Walter Feldman, o ex-tucano que abandonou o ninho e hoje dirige a campanha de Marina Silva. Nesta semana, num jantar oferecido pelo empresário João Doria Jr., aquele mesmo do movimento golpista “Cansei”, FHC radicalizou seu discurso e confessou: “Estamos aqui para apelar. E eu apelo mesmo”. Vale conferir o relato de Mônica Bergamo, publicado na Folha desta quarta-feira (17):

ONU elogia redução da fome. Mídia omite!

Por Altamiro Borges

Nesta terça-feira (16), a Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou o relatório “O estado da insegurança alimentar no mundo” e deu uma notícia alvissareira para os brasileiros. Nos últimos dez anos, o país reduziu em 50% o número de pessoas que passam fome no país. A mídia, porém, não deu manchete para esta relevante informação. Na sua “posição oposicionista” – como já orientou Judith Brito, ex-presidente da Associação Nacional dos Jornais (ANJ) e executiva do Grupo Folha – ela preferiu dar apenas algumas notinhas escondidas. As manchetes e os comentários na rádio e televisão poderiam ajudar a campanha da presidenta Dilma. E isto é que os barões da mídia menos desejam nesta reta final das eleições.

O controverso dono do apê de Marina

Por Miguel do Rosário, no blog Tijolaço:

Agora a Marina Silva vai chorar como nunca.

Vai falar que é mentira, boato, baixaria.

Vai convocar milhares de coxinhas para rebaterem as supostas inverdades.

Vai querer censurar os blogs.

ONU e mídia: Como esconder a realidade

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

Brasil, Venezuela, Chile, Cuba e México são os países da América Latina que venceram a fome estrutural. Essa informação consta de um relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), que registra os avanços na luta global contra a insegurança alimentar. Cerca de 805 milhões de pessoas ainda têm que lutar por comida no dia a dia em todo o mundo, e a maioria delas se concentra em regiões afetadas por conflitos ou por condições climáticas adversas. O relatório completo, com 57 páginas em inglês, pode ser obtido no site da entidade (ver aqui).

Os ataques aos direitos trabalhistas

Por Samantha Maia, na revista CartaCapital:

O auxiliar de limpeza Anderson Baptista, pai de três filhos com idades entre 6 e 15 anos, não quer mais fazer parte de uma empresa terceirizada, condição de 12 milhões de trabalhadores formais no Brasil, o equivalente a 25% do total. Uma decisão tomada há três anos, quando foi contratado diretamente pela administração de um edifício comercial em São Paulo. Antes, passou por três empresas terceirizadas, além de frigoríficos e construtoras. “Prefiro fazer bico a voltar para esse mercado”, afirma. Hoje ganha 1.080 reais (270 reais acima do salário mínimo), mais 400 reais em benefícios e horas extras por plantões aos sábados. Em 2007, exerceu a mesma função em uma terceirizada. Recebia um salário mínimo e um vale-cesta de 90 reais, sem possibilidade de fazer horas extras. Sempre havia serviço além do contratado e o pagamento às vezes atrasava. “Não vale a pena. Além de pagarem mal, demitem a todo momento.” O novo emprego permitiu-lhe pagar um curso de cabeleireiro para a esposa, dona de casa e disposta a montar um negócio próprio. Ele pensa em concluir os estudos, interrompidos no ensino médio, e estudar inglês e alemão.

Dicas para uma vida sem água em SP

Por Leonardo Sakamoto, em seu blog:

Minha mãe disse que, quando acabar a água do sistema Cantareira, que abastece a região onde moro aqui em São Paulo, posso ir tomar banho e lavar roupa na casa dela, suprida pelo sistema Guarapiranga.

A pergunta não foi um cutucão político, pois ela não acompanha muito os debates da vida pública. Creio que teve motivação mais prosaica. Pois, dessa forma, pode ver mais o filho que anda tão ocupado que não tem mais tempo para comer as coxinhas e as empadinhas que ela faz.

#MarinaCensura e a "nova política"

http://mudamais.com/
Por Dandara Lima, no site da UJS:

O portal Muda Mais saiu do ar ontem (16) com a decisão do ministro Herman Benjamin, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que atende a ação apresentada pela coligação de Marina Silva (PSB/Rede, ex-verde, ex-petista, ex-ambientalista e etc), alegando que o site “transgride a proibição conferida pela legislação” da propaganda eleitoral na internet. A coligação de Marina alega que o Muda Mais e o site de Dilma são alimentados pela mesma equipe e com conteúdo semelhante.

Marina quer mexer também na CLT

Do blog de Zé Dirceu:

A candidata do PSB ao Planalto, ex-senadora Marina Silva, tenta se fazer de vítima e faz de tudo para despolitizar a campanha na TV e em suas atividades no dia a dia. Mas, ao mesmo tempo, ela reafirma pontos de seu programa que justificam a crítica do PT ao caráter antipopular, antinacional e antisocial de seu programa.

Programa na TV não mudou as pesquisas

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Convencionou-se dizer que a campanha eleitoral só começa mesmo depois da estreia dos programas dos candidatos no rádio e na televisão. Por isso mesmo, os partidos investem a maior parte dos seus recursos no pagamento dos marqueteiros de grife responsáveis pela produção destes caríssimos instrumentos de campanha, como se eles fossem decisivos para definir os vencedores nas urnas.

A ONU e a luta anti-imperialista

Editorial do site Vermelho:

Teve início na última terça-feira (16) o 69º período de sessões da Assembleia Geral das Nações Unidas, com a prioridade de estabelecer a agenda de desenvolvimento sustentável pós-2015, que apresentará novos objetivos e desafios de progresso global, em substituição às metas do milênio fixadas há 14 anos.

A "margem de erro" do Ibope

Por Bepe Damasco, em seu blog:

Não sou daqueles que comemoram pesquisa favorável e execram as que não são boas. Mas, depois de tanto tempo acompanhando pesquisa eleitoral, penso que o "pulo do gato" dos institutos que servem aos interesses conservadores, como o Ibope e o Datafolha, é a tal margem de erro. Esticando para baixo e para cima a intenção de votos dos candidatos conforme seus interesses políticos, eles, ao mesmo em que se protegem de questionamentos quanto à eficiência de seus levantamentos, expõem suas preferências de forma subliminar. Às vezes, porém, a coisa escapa do controle e deixam passar flagrantes barbeiragens, como no caso da pesquisa do Ibope divulgada nesta terça-feira, 16 de setembro.

O repúdio à censura do "Muda Mais"

Do site do Centro de Estudos Barão de Itararé:

Retirado do ar pela Justiça Eleitoral após ação movida pela candidata Marina Silva (PSB), o site Muda Mais publicou nota oficial, na noite desta terça-feira (16), repudiando a decisão e avaliando o caso como uma tentativa de censura. O Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé lamenta a atitude da candidata, que independente de qualquer disputa partidária e ideológica, promove um ataque direto à liberdade de expressão.