domingo, 28 de janeiro de 2024

Justiça penhora grana de chefão do MBL

Charge: Guabiras
Por Altamiro Borges


A seita golpista e direitista MBL (Movimento Brasil Livre) não está com essa bola toda. Sua principal referência, o deputado Kim Kataguiri, patina nas pesquisas para as eleições da capital paulista. Na sondagem mais recente, do Instituto Atlas, divulgada em dezembro, o jovem provocador surge com 5,3% das intenções de voto – atrás de Guilherme Boulos (29,5%), Ricardo Nunes (18%), Ricardo Salles (17,6%) e Tabata Amaral (6,2%). Além disso, ele corre o risco de ser descartado por seu partido, o União Brasil, que já anunciou o apoio ao atual prefeito.

Violência contra jornalistas diminui com Lula

Charge: Julieta Arroquy
Por Altamiro Borges


A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) divulgou na semana passada o seu relatório anual sobre “Violência contra jornalistas e a liberdade de imprensa no Brasil”. O levantamento confirma que o governo Lula tem sido um alento para a liberdade de expressão e um respiro para os profissionais da comunicação. Após as trevas bolsonaristas, quando a violência disparou, no ano passado houve forte redução. Foram registrados 181 casos em 2023, uma queda de 51,86% na comparação com os 376 de 2022 – último ano do fascista Jair Bolsonaro.

Ramagem é o cachorro adestrado de Bolsonaro

Charge: Romulo Garcias/Jornalistas Livres
Por Altamiro Borges


Conforme surgem os primeiros nomes das pessoas espionadas por Alexandre Ramagem, ex-chefão da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) no covil bolsonarista e atual deputado federal (PL-RJ), mais gente afirma que já desconfiava dessa ação criminosa. É o caso da ex-deputada Joice Hasselmann, que ajudou a eleger o “capetão” e depois rompeu com seu governo corrupto. Em entrevista ao site UOL nesta quinta-feira (25), ela afirmou:

“Eu sabia desse monitoramento desde o final de 2019. O próprio [Gustavo] Bebianno, enquanto era vivo, já tinha falado dessa ‘Abin paralela’ comandada pelo Ramagem. Era uma das coisas que o preocupava bastante. O Bebianno chegou a comentar comigo, mas não levei tão a sério. Entrou por um ouvido e saiu pelo outro”. Em outro trecho, a ex-deputada lembra de uma cena na metade daquele primeiro ano de governo fascista.

Bye, bye, Uncle Sam

Charge: Morati/Freepik
Por Paulo Nogueira Batista Jr.

Hoje quero tratar de um tema de longo prazo, de natureza “estrutural” por assim dizer. Refiro-me ao declínio do Ocidente, mais especificamente à sua parte principal – o declínio dos Estados Unidos, a superpotência que até há pouco tempo dominava o planeta. Esse declínio tem várias dimensões e se mostra inexorável. Não obstante, os Estados Unidos, seus aliados e satélites resistem a aceitá-lo, resistem de forma sistemática e feroz. Como nas tragédias gregas, a resistência ao destino não faz mais do que acelerar a sus concretização.

Finalmente um bilionário golpista é alvo da PF

IA, fake news e as ameaças à eleição de 2024

A comemoração dos 40 anos de luta do MST

Ameaça sionista à imprensa e à democracia

Violência contra jornalistas caiu em 2023

Fake news é instrumento da extrema direita