domingo, 24 de maio de 2015

Golpista mirim é socorrido pelo Samu

Por Altamiro Borges

Este mundo é cheio de ironias. Kim Kataguiri, o jovem líder do grupelho fascista Movimento Brasil Livre (MBL), que prega a derrubada de Dilma e a redução do papel do Estado – com o fim dos programas sociais, das cotas nas faculdades e até das blitz policiais contra os motoristas bêbados – foi vítima de um acidente de trânsito na noite deste sábado (23). Ele participava da patética marcha pelo impeachment, que saiu de São Paulo em abril e pretende chegar ao Palácio do Planalto em 27 de maio. No acostamento da estrada entre as cidades de Abadiânia e Alexânia, em Goiás, o pequeno cortejo foi atropelado por um motorista bêbado. Ironias das ironias, os dois feridos foram atendidos pelo Samu – uma criação estatista dos “petralhas”.

“Veja” demite 49 jornalistas. É a crise!

Por Altamiro Borges

Se dependesse da revista “Veja”, com seu famoso complexo de vira-lata, o Brasil já teria sido extinto do mapa mundial. Nas suas “reporcagens” e capas assustadoras, é só desgraça. Nada presta. É caos econômico, corrupção desenfreada, incompetência hereditária e tudo de mau. De tanto esbravejar sobre a desgraceira do país, porém, parece que o Grupo Abril, que edita o panfleto terrorista, é quem está falindo. Já extinguiu inúmeros títulos, vendeu o filão da editora de livros e demitiu centenas de funcionários. Nesta semana, para agravar ainda mais o cenário, a empresa da famiglia Civita anunciou o facão sumário de 45 profissionais da intocável revista “Veja”, algo inédito na história recente.

Globo perde 35% do ibope aos domingos

Por Altamiro Borges

Fantástico e Domingão do Faustão, entre outros programas enfadonhos exibidos pela TV Globo aos domingos, que se cuidem. Seus índices de audiência neste dia tão nobre para os anunciantes seguem em franco declínio. Segundo reportagem do site UOL desta sexta-feira (22), nos últimos dez anos, na medição das 24 horas dominicais, a emissora perdeu 35% em pontos do ibope na Grande São Paulo. O cenário exposto na matéria é dramático e deve ter assustado as empresas – inclusive do governo federal – que bancam os bilionários anúncios publicitários na TV Globo.

A nudez brega da “musa do impeachment”


Por Altamiro Borges

Motivadas pela cobertura generosa e festiva da TV Globo – que inclusive alterou a sua grade de programação –, muitas pessoas participaram ingenuamente das marchas golpistas de março e abril, que exigiram o impeachment da presidenta Dilma e o retorno dos militares ao poder. Agora, algumas delas já devem estar arrependidas e com a sensação de que fizeram papel de otárias. A cada dia surgem novos fatos envolvendo as figurinhas que protagonizaram estes protestos. Nesta semana, o site de celebridades EGO, do mesmo Grupo Globo, publicou uma nota sobre a empresária Juliana Isen, que ficou famosa por desfilar pelada nas marchas das tradicionais famílias paulistanas e foi eleita a “musa do impeachment”. Vale conferir a breguice da ricaça exibicionista e oportunista.

O líder "fantasma" dos golpistas



Por Altamiro Borges

Na quarta-feira passada (20), o portal G1 – da famiglia Marinho – postou uma curiosa notícia. Um dos líderes do movimento "Vem pra rua", que organiza marchas fascistas e panelaços pelo impeachment da presidenta Dilma Rousseff, é um notório picareta. Armando Fontoura, o jovem golpista, inclusive foi demitido do cargo que ocupava na Câmara Municipal de Vitória (ES) por "burlar o ponto" – ou seja, o moleque que bravateia contra a corrupção era um funcionário "fantasma". A denúncia só veio à tona agora porque o rapaz – que também se diz apartidário para enganar os ingênuos – foi eleito secretário-geral do diretório municipal do PSDB. Desmascarado, ele já renunciou ao cargo.

Beto Richa sofrerá impeachment?

Por Altamiro Borges

Os tucanos falaram tanto no impeachment, inclusive incentivando os fanáticos golpistas, que podem virar as primeiras vítimas desta proposta em 2015. No Paraná, o governador Beto Richa se atola a cada dia que passa. Após o massacre dos professores em 29 de abril, que gerou uma onda de revolta na sociedade e até repercutiu internacionalmente, agora são as denúncias de corrupção que não param de surgir. Nesta sábado (23), reportagem da Folha confirmou que o grão-tucano recebeu generosas doações de auditores envolvidos em falcatruas na Receita estadual. Diante do caos instalado, juristas paranaenses já elaboraram um pedido de impeachment contra o governador do PSDB.

A mídia de joelhos na Grécia

Por Valia Kaimaki, no jornal Le Monde Diplomatique-Brasil:


Os Estados Unidos, leilões lançados em novembro de 2014 e destinados a atribuir cerca de 1,5 mil frequências do espectro hertziano atingiram US$ 45 bilhões [1]. Nada comparável à Grécia. Ali as redes de televisão e de rádio privadas dispõem de licenças ditas “provisórias” desde 1989. E não pagaram um único centavo ao Estado.

Racismo afeta crianças negras nos EUA

Por Terrell Jermaine Starr, no site Opera Mundi:

Freddie Gray tinha 25 anos de idade quando foi morto pela polícia de Baltimore, nos Estados Unidos. Com essa idade, uma pessoa é ainda muito jovem para morrer, mas as estatísticas do país já estavam contra Gray desde muito antes.

Nos EUA, crianças negras são um alvo frequente do sistema judiciário, inclusive por meio de encaminhamentos feitos pelas escolas, que as enviam para os cuidados de autoridades judiciais com muito mais frequência do que o fazem com crianças brancas.

Os "burros de Tróia" na Folha

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Mordida pelo despeito e movida pela ignorância, a Folha segue, diariamente, sua campanha contra os acordos de investimentos feitos pela China com o Brasil.

Nem é preciso dizer que os faríamos com norte-americanos, suecos, alemães, finlandeses ou o que fossem, se as condições forem boas para o Brasil: áreas estruturantes da economia, longo prazo, pagamento não-escorchante, controle nacional, etc.

Rolezinho no shopping de Eduardo Cunha

Por Najla Passos, no site Carta Maior:

Parte do pacote de ajuste fiscal do governo, a Medida Provisória 668/15, aprovada nesta semana pelos deputados não apenas aumenta a tributação dos produtos estrangeiros, mas permite que o legislativo, tal como já o faz o executivo, passe a celebrar parcerias público-privadas, as polêmicas PPPs que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, quer usar para transformar a chamada “casa do povo” em um megaempreendimento empresarial: uma espécie de shopping center explorado pelo setor privado, com lojas, restaurantes e estacionamento pago.

Concentração sabota pluralidade na mídia

Por Daniel Fonsêca, no site do FNDC:

A concentração de mercado é o sintoma maior do diagnóstico dos sistemas de comunicações no Brasil, gerada por dois fatores principais: a falta de limites claros no licenciamento de outorgas de rádio e televisão e a chamada “propriedade cruzada”, que ocorre quando empresas de radiodifusão, que já dominam a infraestrutura (transmissão) e o conteúdo (produção) dos canais, também detêm o controle de meios em outros segmentos de mercado, como jornais e revistas. Esse cenário viola o Art. 220 da Constituição Federal, que proíbe a formação de monopólio ou de oligopólio no setor. E a consequência principal de tamanha concentração é a ausência da pluralidade e da diversidade na programação midiática.