terça-feira, 11 de julho de 2023

Mauro Cid fardado desmoraliza os militares

Charge: Fraga
Por Altamiro Borges


O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do “capetão” Jair Bolsonaro que está preso desde maio passado por fraudar cartões de vacinação e por outros crimes, ficou em silêncio nesta terça-feira (11) durante sessão da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Em mais um episódio de total desmoralização das Forças Armadas, ele chegou ao Congresso Nacional fardado e sob forte escolta militar.

Bolsonaro vai depor pela quarta vez na PF

Charge: Zé Dassilva
Por Altamiro Borges


O cerco vai se fechando contra o ex-presidente fascista. Nesta quarta-feira (12), Jair Bolsonaro deverá prestar novo depoimento à Polícia Federal, em Brasília. Será a quarta vez após seu retorno da fuga vergonhosa de três meses aos EUA. Ele agora será ouvido sobre o plano do seu capanga, senador Marcos do Val (Podemos-ES), de gravar clandestinamente o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O ridículo plano, achincalhado nas redes digitais como Operação Tabajara, visaria melar o resultado das eleições do ano passado e criar o clima para as ações golpistas que resultaram nas cenas de vandalismo contra as sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro. O “capetão” deverá esclarecer à PF seu real papel no episódio, já que o senador mudou várias vezes de versão. O depoimento pode incriminar de vez o capacho, levando inclusive à cassação do seu mandato.

Mauro Cid "cumpria missão" no golpe

Charge: Zepa
Por Jeferson Miola, em seu blog:

Conforme noticiado, oficiais das Forças Armadas justificam que o tenente coronel Mauro Cid compareceu com farda do Exército no depoimento à CPMI porque, como ajudante de ordens do Bolsonaro, “cumpria missão” atribuída a ele pelos comandantes.

Hierarquia e disciplina são pilares estruturantes das Forças Armadas.

São princípios tão caros para a organização militar que “devem ser mantidos em todas as circunstâncias da vida entre militares da ativa, da reserva remunerada e reformados”, como estabelece o Estatuto dos Militares [Lei 6880/1980].

O Código Penal Militar, no artigo 163, prevê pena de prisão de até dois anos para o militar que “recusar obedecer a ordem do superior sobre assunto ou matéria de serviço”.

Partidos de extrema direita crescem na Europa

Guernica, Pablo Picasso, 1937
Por Flávio Aguiar


Na semana passada, um pequeno terremoto agitou a cena política alemã. Pela primeira vez o partido Alternative für Deutschland (AfD), de extrema direita, conseguiu eleger um prefeito no país. Trata-se de Hannes Loth, da pequena cidade de Raghun-Jessnitz, no estado da Alta Saxônia. No município de quase 9 mil habitantes, Loth, com 51% dos votos, derrotou seu adversário Nils Neumann, que se apresentava como candidato independente.

Por que os bolsonaristas odeiam professores?

Charge: Nei Lima/Jornalistas Livres
Por Jair de Souza


No domingo passado (09/07/2023), ao participar de um encontro de promoção da indústria de armas, um notório deputado pertencente ao núcleo familiar bolsonarista apareceu em um vídeo externando seu ódio aos professores, colocando-os como piores do que traficantes de drogas. Segundo ele, os professores são os maiores culpados pela existência de desavenças e divisões no seio das famílias.

Qual poderia ser a razão para que uma categoria profissional tradicionalmente considerada de fundamental importância para o desenvolvimento da sociedade tenha sido retratada como o que de mais nocivo exista?