segunda-feira, 8 de junho de 2015

ACM Neto: o novo socialista do PSB?

Por Altamiro Borges

Saiu no site da revista Época nesta segunda-feira (8):

Após o fracasso na tentativa de fusão entre Democratas e PTB, o prefeito de Salvador, ACM Neto, negocia a saída do DEM e a transferência para três partidos: o PDT, sigla que ele já vinha conversando desde o ano passado; o PMDB que o convidou; e agora ele passou a sonhar com a ida para o PSB. Seu padrinho entre os socialistas é o ex-deputado Beto Albuquerque, candidato a vice presidente na chapa de Marina Silva. Beto consultou a senadora baiana Lídice da Mata, principal figura do PSB no estado, que resiste a ser companheira de Neto na mesma legenda. Ela foi uma das adversárias mais duras do avô do prefeito, o senador ACM, já falecido.

Deu na Veja: "Menos escola, mais prisões"

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:



Quem achou que a agressão moral praticada por um dos “ideólogos” do grupo fascista “Revoltados On Line” a um frentista seria o fundo do poço da ultradireita brasileira, errou. Mesmo as agressões físicas que os neofascistas tupiniquins vêm praticando não se comparam a recente ato criminoso praticado pelo colunista da revista Veja Rodrigo Constantino.

Mídia: nenhuma estatística, muita opinião

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

O fim de semana mostrou novo esforço dos principais diários de circulação nacional para consolidar seu crescimento no mercado que sempre pertenceu às revistas de informação. Veja, Época e IstoÉ formam um trio de publicações previsíveis, com capas que poderiam compartilhar o mesmo logotipo, e CartaCapital se ressente do baixo poder de fogo para reportagens mais alentadas mas se destaca por oferecer opiniões mais diversificadas do que suas concorrentes.


Valor da solidariedade internacionalista

Editorial do site Vermelho:

A solidariedade internacionalista na luta pela justiça social, a democracia, a soberania, a autodeterminação dos povos e a paz mundial ganha relevo por meio da realização de eventos amplos e variados. O tema assume espaço relevante na ação dos movimentos sociais.

Com o ânimo voltado para a reflexão e a ação, representantes de movimentos sociais da América Latina e da Europa se encontram na próxima quinta-feira (11) na “Cúpula dos Povos”, em Bruxelas, paralelamente à reunião de chefes de Estados e Governos da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia (UE).

O desespero da ombudsman da Folha

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

A coluna deste domingo da ombudsman Vera Guimarães antecipa, involuntariamente, a morte da Folha.

Fico imaginando Vera tomando um Frontal para escrevê-la.

Vera, de certa forma, é a própria Folha, em sua dificuldade imensa de aceitar que a Era Digital matou o papel.

Na era da discriminação digital

http://www.cartoonmovement.com/
Por Rafael Evangelista, no site Outras Palavras:

Depois das revelações de Edward Snowden, ficou fácil demonstrar como as redes sociais e os serviços remotos na web (como os webmails e os aplicativos de escritório) podem ser utilizados como instrumentos de vigilância pessoal. Mas exemplificar os usos econômicos dessa máquina de vigilância é tarefa mais ingrata. Os dados pessoais e as informações produzidas pelos usuários em suas respectivas interações são usados para alimentar a força econômica das empresas, numa relação que não é transparente e que contém injustiças ainda difíceis de serem concretamente mapeadas, seja pelos movimentos sociais ou pelos pesquisadores da área.

Todo o poder ao supremo Gilmar Mendes

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

O supremo ministro Gilmar Mendes deve estar com dificuldades de leitura. Segundo levantamento feito pela Fundação Getúlio Vargas, o ex-advogado geral da União no governo FHC, por ele nomeado para o Supremo Tribunal Federal, é o campeão de atrasos na devolução de processos trancados por pedidos de vista: em média, leva 409 dias.

"Mensalão tucano" e a piada da Folha

Por Bepe Damasco, em seu blog:

Acabo de ler no portal UOL, da Folha de São Paulo, uma notícia com algum destaque sobre a impunidade dos envolvidos no mensalão tucano, embora esse escândalo seja mais antigo do que o mensalão petista, que deu origem à Ação Penal 470.

Quem acredita nos bons propósitos e no senso de justiça da Folha ao cobrar isonomia de punição entre petistas e tucanos acredita em tudo, como costuma dizer o Paulo Nogueira, do Diário do Centro do Mundo.

Aécio é prisioneiro da ultra-direita

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Quem acompanhou a movimentação tucana nas últimas semanas viu, como se registrou aqui há mais de um mês, que os sinais da “guerra surda” do tucanato são cada vez mais audíveis.

A matéria da Folha, hoje, sobre a intenção do senador tucano de lançar um “manifesto” é uma tentativa – mais uma – de equilibrar-se entre a extrema-direita que se aglutinou à sombra de sua candidatura e a “realpolitik” de um partido político real, com pretensões de poder, como é o PSDB.

Congresso do PT e o futuro empoçado

Por Saul Leblon, no site Carta Maior:

A sensação de que o debate progressista gira em círculos e que desse cativeiro não sairá exceto pelo impulso de um novo ciclo de lutas e mobilizações da sociedade brasileira, não deve causar desconforto.

O peso material das ideias não pode ser subestimado, elas são fundamentais para construir o discernimento de uma época, mas a compreensão efetiva da realidade só se completa na prática transformadora, quando as ideias são levadas a provar que pertencem ao mundo através da ação.

A historia do helipó não terminou

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

O Estadão publicou três matérias sobre tráfico de cocaína, que envolvem o piloto daquele helicóptero dos Perrela, apreendido pela Polícia Federal com quase meia tonelada de pasta da droga.

Matéria 1: Brasileiros levavam cocaína das Farc desde a Venezuela para cartéis mexicanos.
Matéria 2: Quadrilha internacional trouxe cocaína das Farc para o Brasil e mirava África.
Matéria 3: Piloto foi achacado por dois agentes do Deic, mostra grampo.

Só que o título das matérias desvia a atenção do principal. Em duas das três matérias, aparece “cocaína das Farc”.

Estadão e a ‘crise de identidade’ tucana

Por Altamiro Borges

O artigo “Ninguém se entende no PSDB” gerou polêmica nas redes sociais. Tucaninhos amestrados alegaram que a Dilma é quem está em crise e que a oposição vive seu melhor momento. Alguns mais aloprados voltaram a defender a maluquice de que o cambaleante Aécio Neves foi roubado na eleição do ano passado, o que justificaria a tese golpista do impeachment da presidenta. Agora, porém, é o Estadão, que nunca escondeu seu apoio ao PSDB, que reforça a leitura de que a sigla vive uma “crise de identidade”. Em três matérias publicadas neste sábado (6), o jornal confirma que, de fato, ninguém se entende no ninho tucano e que as bicadas são mais sangrentas a cada dia que passa.

Racismo e estímulo ao ódio na Band

Por Altamiro Borges

Nos últimos dias, a Rede Bandeirantes sofreu duas merecidas punições da Justiça. A Band Bahia foi condenada a pagar R$ 60 mil por violação aos direitos humanos durante a transmissão do programa “Brasil Urgente”. Em reportagem exibida em 2012, a “repórter” Mirella Cunha humilhou o jovem Paulo Sérgio Souza, preso sob a acusação de estupro. Também no final de maio, o Ministério Público Federal determinou que a emissora exiba um vídeo sobre a diversidade religiosa. A decisão foi uma resposta às bravatas asquerosas de José Luiz Datena, que em 2010 afirmou que os ateus são criminosos. Embora leves, as duas punições ajudam a civilizar um pouco a programação da televisão brasileira, hoje palco das piores baixarias.

Dilma nomeia FHC pra conselho da Itaipu

Por Altamiro Borges

Durante o triste reinado de FHC, a mídia venal nunca incomodou o governo com questionamentos sobre as suas nomeações. Até um ex-genro do ex-presidente, David Zylbersztajn, foi indicado como diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP) e quase destruiu a Petrobras. Outros tucanos e demos mais sujos do que pau de galinheiro foram nomeados para importantes cargos e nunca houve qualquer gritaria. Recentemente, o governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP) promoveu mudanças de cadeiras no Palácio dos Bandeirantes para garantir o apoio de vários partidos de aluguel. Também não houve escarcéu. Só as nomeações da presidenta Dilma causam calafrios na mídia tucana.