quinta-feira, 21 de setembro de 2023

Corte dos juros segue a conta-gotas no BC

Charge: Aroeira
Por Altamiro Borges


Nesta quarta-feira (20), em sua sexta reunião deste ano para definir a taxa básica de juros da economia, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu por um novo corte de 0,5 ponto percentual, baixando a Selic para 12,75%. A votação foi unânime. É a segunda redução dos juros desde agosto, quando o BC interrompeu o ciclo de arrocho monetário e baixou a Selic em 0,5 ponto, de 13,75% para 13,25% ao ano.

Homem bomba se cala na CPMI. Cadê Damares?


Por Altamiro Borges


Todo metido a valentão, o influenciador digital Wellington Macedo de Souza permaneceu covardemente em silêncio e não respondeu a nenhuma pergunta durante o seu depoimento na CPMI dos Atos Golpistas nesta quinta-feira (21). O homem-bomba bolsonarista, que participou da tentativa de explosão de um caminhão de combustível próximo ao aeroporto de Brasília na véspera do Natal do ano passado, está preso desde 14 de setembro após ser capturado em Cidade do Leste, no Paraguai.

Ibama revalida multa de Bolsonaro por pesca

Por Altamiro Borges


O “desconforto intestinal” de Jair Bolsonaro não cessa. Nesta semana, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) decidiu reabrir o processo que multou o ex-presidente em R$ 10 mil por praticar pesca ilegal em área de conservação no litoral do Rio de Janeiro em 2012. A penalidade havia sido anulada pelo órgão no início de 2019, após sinistro parecer da Advocacia-Geral da União (AGU) dias antes da posse do fascista. Agora, porém, o processo é reaberto. Posando de vítima, de coitadinho, o “capetão” rosnou contra a “perseguição política”.

Continuação com números novos

Por João Guilherme Vargas Netto


Queria continuar escrevendo sobre a normalização e a luta permanente destacando um acontecimento na ação sindical esclarecedor da dialética entre o normal e o excepcional: a greve.

Qualquer greve é um fato extraordinário, marcador das etapas da vida sindical. Mas o recurso à greve é uma opção normal, na maioria dos casos preparada diligentemente pela direção e pelos ativistas e no Brasil garantido pela Constituição e, às vezes, arbitrado pela Justiça do Trabalho.

Há muitos tipos de greve conforme sua abrangência, motivação, duração, institucionalidade e a adesão a ela dos trabalhadores. Mas, em definitivo, há somente dois tipos de greve: a vitoriosa e a derrotada.

Na ONU, Lula cobra nova geopolítica mundial

Lula e Bolsonaro na ONU: tem comparação?

Um novo capítulo nas relações EUA-Brasil?

Lula, líder global