sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Dieese confirma: desemprego arrasa o Brasil

Por Altamiro Borges

O Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas Socioeconômicas (Dieese) divulgou uma pesquisa nesta sexta-feira (27) que confirma que o desemprego subiu em todas as regiões do país em 2016, tornando-se a maior chaga dos brasileiros após a concretização do “golpe dos corruptos” que afastou Dilma Rousseff. De nada adianta a blindagem da mídia mercenária, que ainda tenta vender a miragem de que a economia está melhorando. O Judas Michel Temer já passa a ser visto pela sociedade como o exterminador de empregos – a exemplo do que ocorreu, no passado, com o detestado tucano FHC.

Crédito, dívidas e a desgraça Temer

Por Altamiro Borges

O Judas Michel Temer está no poder desde maio passado, quando o Senado aprovou a admissibilidade do impeachment de Dilma. A mídia privada e os empresários que financiaram o “golpe dos corruptos” – como o presidente da Riachuelo, Flávio Rocha, e o picareta Paulo Skaf, coronel da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) – garantiram que bastaria afastar a presidenta eleita para o Brasil voltar a crescer – “instantaneamente”. Mas já são dez meses do covil golpista e a economia segue afundando. Nesta semana, mais três indicadores confirmaram a desgraça patrocinada pelo usurpador Michel Temer.

Covardia e preconceito contra Marisa

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

As gatas pingadas de São Paulo que estrelaram um deprimente ato de preconceito contra a presença de Marisa Lula da Silva na UTI do Hospital Sírio Libanês, onde a primeira dama do Brasil entre 2003 e 2011 luta para recuperar-se de um AVC, ajudam a ilustrar uma cena que expressa os piores traços da camada dominante da sociedade brasileira mas não chega a ser novidade.

É uma forma de covardia. Para atingir Lula, ataca-se sua mulher – em coma induzido, neste momento. É um comportamento típico do Brasil atual. Com instituições em curto circuito, o debate político desaparece, o espaço democrático perde força e pode ficar sem sentido. Vale a pancadaria, a agressão, algo que Hanna Arendt chamou de banalidade do mal.

Temer recua do recuo até em foto oficial

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Ele, modesto, recatado e do palácio, não ia fazer retrato oficial para as repartições.

Depois, recuou e fez.

Mas alguém, ávido por puxar o saco do chefe e de algum colunista, distribuiu a foto com recortes e marcas escandalosas de Photoshop no céu de anil que lhe providenciaram, o único que conseguiu até agora.

E Michel Temer, o piada de mau gosto pronta, saiu num “acidente pavoroso” que virou chacota na internet.

Lava-Jato e o "timing" da prisão de Lula

Por Kiko Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Se parece demais pedir um pouco de sobriedade e discrição aos homens da Lava Jato num momento em que a mulher de Lula está em coma induzido por causa de um AVC, eles podiam ao menos fingir que são organizados e eficientes como aparecem nos quadrinhos de super herois.

A fanfarronice já era conhecida. A bateção de cabeça e a guerra de vaidades vai se transformando num case internacional. Nem o Corinthians chega a esse nível.

Em 14 de janeiro, o delegado Maurício Moscardi Grillo disse à Veja que o timing para a denteção de Lula havia passado.

Pesquisa aponta parcialidade da mídia

Do site Vermelho:

Em trabalho científico recentemente publicado na revista acadêmica internacional Trajethos, o professor da UERJ Nemézio Amaral Filho demonstra a parcialidade de três dos maiores veículos da grande imprensa nacional no processo de admissibilidade do impeachment de Dilma Rousseff.

De acordo com Amaral Filho, por meio de sua pesquisa feita nos jornais O Globo, Folha de S. Paulo e Estado de S. Paulo, foi possível aferir que os veículos em questão contribuíram para a instauração do processo de impedimento.

Consenso neoliberal fica de pernas para o ar

Por Antonio Luiz M. C. Costa, na revista CartaCapital:

O projeto de um mercado global sem fronteiras, no qual as transnacionais industriais e financeiras do Ocidente ditariam as regras do comércio em benefício próprio e das grandes potências, enfrentou manifestações de ativistas a partir de 1999 e a resistência dos países em desenvolvimento e dos BRICS a partir da Conferência de Cancún de 2003 e um abalo com a crise financeira de 2008. Mas nem os mais entusiasmados críticos do neoliberalismo teriam imaginado, mesmo então, o cenário de Davos em 2017.

Lava-Jato e Globo desviam atenção pública

Por Miguel do Rosário, no blog Cafezinho:

Acho que nunca foi tão difícil viver no Brasil. Já passamos por outras crises, mas nunca por um surto fascista coletivo dessa natureza. Ser um blogueiro político, ou acompanhar um blog político, e ficar na linha de frente dessa guerra, é um desafio quase sobrehumano.

Tenho fé que venceremos mais essa luta. Mesmo que não tivesse fé, esse é meu trabalho, não sei fazer outra coisa, então só me resta segurar as pontas por aqui e lutar com as armas que temos.

A quantidade de arbítrios diários supera a minha capacidade de combatê-los. Com paciência, todavia, vamos respondendo um a um.