domingo, 14 de fevereiro de 2016

O “mensalinho” do tucano João Doria

Por Altamiro Borges

O engomadinho João Doria, metido a líder empresarial e a apresentador de TV, sempre tentou vender a imagem de ético. Ele chegou a criar um movimento, o "Cansei", reunindo ricaços e estrelas globais – entre eles, muitos sonegadores –, para combater a corrupção no país. Os moralistas sem moral logo ficaram "cansados" e a sua iniciativa caiu no ridículo. Agora, como pré-candidato à prefeitura de São Paulo pelo PSDB, João Doria volta a vestir a fantasia. Só que ele está num ninho de cobras – tucanos – e não será fácil manter a aparência. Nesta semana, o vereador Adolfo Quintas o acusou de pagar "mensalinho" a filiados da sigla para comprar as prévias partidárias, marcadas para final de fevereiro.

Sardenberg, Leitão e o “terremoto mundial”

Por Altamiro Borges

Durante vários meses, os principais urubólogos da mídia difundiram a mentira de que a economia capitalista estava em plena recuperação e de que somente o Brasil rumava para o precipício – por culpa, única e exclusiva, da presidenta Dilma Rousseff. Esta versão cumpria dois objetivos: desgastar politicamente o governo “lulopetista” e forçá-lo a adotar o receituário neoliberal de juros elevados, austeridade fiscal e libertinagem cambial. Agora, porém, não dá mais para manter esta fraude. A economia capitalista está desmoronando e alguns especialistas até já falam em “terremoto mundial”. Qual será a desculpa que Carlos Alberto Sardenberg, Miriam Leitão, Alexandre Schwartsman e tantos outros urubólogos vão dar aos seus ingênuos leitores e telespectadores?

Senadores do PSDB: nepotismo e 'fantasmas'

Por Altamiro Borges

Em meados de janeiro, alguns jornalões informaram, sem qualquer destaque, que a Procuradoria da República no Distrito Federal havia concluído investigação que apontava a prática de nepotismo por três senadores. Dois tucanos - o paraibano Cássio Cunha Lima e o paraense Flexa Ribeiro - e um do PDT de Roraima, Telmário Mota. O órgão chegou a enviar ofício aos parlamentares recomendando a demissão imediata dos familiares em cargos no Senado. A procuradora Márcia Zollinge alegou que os três políticos se aproveitaram de brechas para descumprir a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de 2008, que impede titulares de cargos públicos de nomearem parentes de até terceiro grau.

Ataques a Lula exigem resposta das ruas!

http://pataxocartoons.blogspot.com.br/
Por Altamiro Borges

Na próxima quarta-feira, 17 de fevereiro, os movimentos sociais farão um ato de solidariedade ao ex-presidente Lula em frente ao Fórum de Justiça da Barra Funda, na capital paulista. Na ocasião, o líder petista prestará depoimento ao sinistro promotor Cássio Conserino - que não esconde sua ligação com forças hidrófobas da direita. "Lula é meu amigo. Mexeu com ele, mexeu comigo", será um dos gritos de guerra da manifestação de desagravo, que é convocada pela CUT, CTB, UNE e MST, entre outras entidades. Diante do odioso cerco ao ex-presidente - que une setores do Ministério Público Federal e da PF e conta com o bumbo diário da mídia golpista -, o ato de solidariedade é mais do que justo.


A urgência da redução dos juros

Por Paulo Kliass, no site Carta Maior:

Todo ano é a mesma coisa. Passada a ressaca da maravilhosa festa carnavalesca, pouco a pouco o Brasil começa a retomar o ritmo de sua característica normalidade. De volta ao planeta Terra, com os pés no chão e o necessário enfrentamento das dificuldades de toda ordem. No caso, falaremos agora da economia.

2016 trouxe consigo o elemento simbólico de uma possível e desejada mudança no Ministério da Fazenda. Para surpresa geral, Joaquim Levy ainda foi agraciado pela Presidenta Dilma com um generoso cargo na direção do Banco Mundial (BM). Ele será o responsável pela importante diretoria financeira internacional da instituição multilateral. Dessa forma, o diretor do Bradescão vai enriquecer ainda mais o seu currículo profissional na banca privada, sempre às custas das bondades do governo brasileiro.

Francisco e Kiril dialogam em Cuba

Foto: Ismael Francisco/ Cubadebate
Por Frei Betto, no site da Adital:

Hoje, em Havana, o papa Francisco se encontra com Kiril, patriarca de Moscou e de Todas as Rússias, considerado o papa da Igreja Ortodoxa Russa. É a primeira vez, em 962 anos, que os chefes de ambas Igrejas cristãs dialogam desde 1054, quando houve o Grande Cisma da cristandade, que adveio do fato de as comunidades cristãs do Oriente não aceitarem a supremacia absoluta do bispo de Roma sobre as demais Igrejas.

O chapéu de couro de Lula

Por Osvaldo Bertolino, em seu blog:

A campanha da direita para destruir a reputação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva avança do noticiário moldado pela técnica do nazista Joseph Goebbels de transformar mentiras em verdades à força da repetição para os editoriais. É a ideologização da calúnia. Todo santo dia há um deles em algum veículo da cadeia midiática que se formou para, num tom monocórdio, despejar sobre a sua mais simbólica vítima o tufão de acusações que surgiu com a mais recente fase da série midiática chamada “Operação lava Jato”, deflagrada pelo juiz Sérgio Moro.

Triplex de Paraty foi feito no “peitaço”

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Desde 2007, muito antes de ser erguido o primeiro alicerce da mansão dos Marinho em Paraty, a obra afrontou problemas legais, simplesmente ignorados pela família global e sem resultados práticos que os impedissem de gozar, até hoje, de uma construção irregular, totalmente avessa à legislação ambiental e em nome de uma empresa-laranja.

Dilma e Lula: dois alvos, um objetivo

Por Tereza Cruvinel, em seu blog:

A presidente Dilma, finalmente, fez uma declaração em defesa do ex-presidente Lula, que por sua vez continua protelando o momento em que fará um pronunciamento contundente contra as acusações que alimentam a operação “Delenda Lula”. Crescem os apelos para que ele o faça, envergando a casaca de ex-presidente da República e não a camiseta de líder petista, em algum púlpito nacional e mesmo internacional. Isso foi muito discutido pelos integrantes do conselho consultivo do Instituto Lula na sexta-feira, quando defenderam uma ação mais política do instituto, em defesa do legado do ex-presidente e de sua honra.

Triplex pode ser o Riocentro da Lava-Jato

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Está ficando cada vez mais interessante o jogo da Lava Jato.

As novas peças do tabuleiro mostram uma reviravolta no chamado modus operandi da Lava Jato, uma inversão total da estratégia original, de cobrir a operação com o manto do legalismo e da isenção.

Fato 1 – na semana passada, a decisão “inadvertida” de Sérgio Moro de vazar informações sobre um inquérito supostamente sigiloso sobre o sítio de Atibaia.

Destruir o último líder popular do país

Por Roberto Amaral, no site Vermelho:

A característica certamente mais exemplar de nossa história é a conciliação. De cúpula sempre (ou seja, conciliação em nome da preservação dos interesses da classe dominante), impedindo a revolução (como tal entenda-se também a simples ameaça de emergência das massas) e retardando as reformas das mais simples às mais essenciais – todas, como meras reformas, pleiteadas conforme as regras do regime que não visavam a alterar.

Em todos os momentos graves, a ruptura – ainda quando uma exigência histórica – cedeu espaço à concordata pois o essencial foi sempre a conservação dos donos do poder no poder. Da Colônia ao Império, do Império à República, e até aqui.

A recuperação dos espaços públicos

Por Emir Sader, na Rede Brasil Atual:

Dois grandes acontecimentos recentes, muito diversos no seu conteúdo, têm um elemento comum, fundamental para a luta pela democratização da nossa sociedade: a recuperação dos espaços públicos pelas pessoas.

Aquele de significação política mais direta, foi – e continua sendo – a ocupação das escolas públicas pelos estudantes de São Paulo, Goiânia, Sorocaba e de outras cidades do Brasil. Foi uma perda gigantesca as escolas públicas deixarem de ser espaços de socialização para os jovens, especialmente os da periferia das grandes cidades.

Caruso desafina em charges golpistas

Charge de Aliedo para a OAB/RJ
Por Maurício Dias, na revista CartaCapital:

Em meados de janeiro, o cartunista Chico Caruso, de O Globo, fez uma das mais agressivas charges políticas de tantas assinadas por ele. Em sintonia fina com a linha conservadora do jornal, de tenaz oposição aos governos petistas, ele atacou a Carta Aberta assinada por 104 advogados redigida em reação ao “desrespeito a direitos e garantias fundamentais dos acusados” ocorrido na Operação Lava Jato.