sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Luz: Os tucanos vão pagar a conta

Por Altamiro Borges

O PSDB se meteu numa grande enrascada. Com o seu culto ao “deus-mercado”, os tucanos neoliberais decidiram sabotar o projeto de lei do governo Dilma de renovação dos contratos das empresas de energia elétrica, que reduz a conta de luz para consumidores e empresas. Os governadores Geraldo Alckmin (SP), Antônio Anastasia (MG) e Beto Richa (PR), numa típica manobra eleitoral com vistas às eleições de 2014, rejeitaram a proposta e agora correm o risco de serem rotulados de inimigos da indústria e da sociedade.

Clarín, Policarpo e a força da mídia

Por Altamiro Borges

Por pressão do Grupo Clarín, a Câmara Civil e Comercial da Argentina garantiu hoje a sobrevida do maior monopólio midiático do país. O órgão prorrogou a medida judicial que suspendia a aplicação dos artigos 45 e 161 da “Ley de Medios”, que fixam os limites para as licenças de emissoras de rádio e televisão. A Câmara resolveu ampliar o prazo da liminar até que a Justiça decida se os dois artigos são constitucionais. Com isso, ela frustrou as expectativas do 7D – o 7 de dezembro da Diversidade e da Democracia.

O comunismo ético de Oscar Niemeyer

Por Leonardo Boff, no sítio da Adital:

Não tive muitos encontros com Oscar Niemeyer. Mas os que tive foram longos e densos. Que falaria um arquiteto com um teólogo senão sobre Deus, sobre religião, sobre a injustiça dos pobres e sobre o sentido da vida?

A genialidade de Oscar Niemeyer

Editorial do sítio Vermelho:

Para ele, a vida era um sopro, considerava-se um homem comum e dizia que não representava grande coisa ter ultrapassado a idade de cem anos. O mais importante, afirmava, é a solidariedade.

Aonde os golpistas pretendem chegar?

Por Mino Carta, na revista CartaCapital:

Mala tempora currunt, costumava dizer meu pai quando a situação política azedava. Maus tempos chegaram, em tradução livre. Ele usava relógio de bolso de ouro de celebérrima marca suíça, presente de meu avô materno, Luigi, munido de tampa sobre a qual se lia, gravado em latim, o seguinte dizer: nada aconteça que você não queira lembrar. Nem sempre, contudo, a vida sorri. Falo de cátedra, porque, quando meu pai morreu, herdei o relógio na qualidade de filho primogênito. Não o uso, mas o guardo com carinho e neste momento vejo meu pai a erguer a tampa com um leve toque de ponta de indicador e pronunciar, entre a solenidade e a pompa, mala tempora currunt.

PSDB contra o país, uma vez mais

Por Maurício Caleiro, no blog Cinema & Outras Artes:

O fato de, no campo conservador, José Serra ter praticamente monopolizado as eleições majoritárias dos últimos anos, com seu estilo truculento, sem limites e adepto das piores baixarias, fez com que alguns analistas, mesmo entre os chamados blogueiros progressistas, acreditassem que o PSDB tenderia a renascer como partido de oposição programática uma vez livre dele, sem espaço na agremiação após sucessivas derrotas eleitorais.

Gays, espinafre, cabra e revista Veja

Luiz Fux: Justiça é coisa séria!

Por Mauro Santayana, em seu blog:

Vamos deixar a um canto o julgamento da Ação 470. Trata-se de um fato consumado. Ao julgar os réus daquele processo, o Supremo Tribunal Federal passou a ser julgado – não pelos meios de comunicação, que o têm aplaudido; não pelos setores da classe média do Sul e do Sudeste, que se sentem ressarcidos moralmente, com a condenação de correligionários de um apedeuta nordestino, operário metalúrgico, que conseguiu eleger-se e governar o país. Para todos esses, o Supremo foi o Areópago dos tempos míticos, com os juízes sob a presidência, invisível, mas infalível, da deusa Atena. Mas há quem examine as a situação com outros olhos.

Como a imprensa trata FHC

Por Marcos Coimbra, no blog de Luis Nassif:

É enternecedor o carinho de nossa grande imprensa com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Sempre que o entrevistam, é uma conversa amena. Percebe-se a alegria dos jornalistas em estar na sua presença.

O tom é cordial, as perguntas são tranquilas. Tudo flui na camaradaria.

O que está em jogo no 7D da Argentina

Juízes sabotam a Ley de Medios

Por Vanessa Silva e Leonardo Wexell Severo, de Buenos Aires, no blog ComunicaSul:

Nesta quinta-feira (6) de muita chuva e contaminação no céu de Buenos Aires, às vésperas da entrada em vigor da Lei de Meios Audiovisuais na Argentina, os juízes Francisco de las Carreras e María Susana Najurieta, da Câmara Civil e Comercial Federal, decidiram prorrogar a medida cautelar que beneficia o Grupo Clarín, mantendo suspenso o artigo 161 da lei “até que se dite uma sentença definitiva”.