segunda-feira, 27 de julho de 2020

General Pazuello, incompetência e genocídio

Bolsonaro faz dossiê contra servidores

O papel da mídia na Lava-Jato

Dia Nacional da Rebeldia Cubana

A invasão de Guedes nos bancos públicos

Como fica Bolsonaro se Trump perder?

Pago pelo Brasil, general serve aos EUA

Bolsonaro e o genocídio dos povos indígenas

Quem ganha na reforma tributária de Guedes?

Os vira-latas e a questão ambiental

Por Paulo Nogueira Batista Jr.

Quero tratar hoje de um tema de vital importância: a agenda ambiental. O Brasil tem tudo para desempenhar papel de liderança nesse tema, como fez aliás em períodos anteriores. No atual governo, porém, o nosso país tem se destacado por sua postura anticientífica e negacionista. No tema ambiental, assim como na pandemia. Ficamos isolados e fomos transformados em párias internacionais, inclusive nesse tema que é objeto de atenção crescente no mundo inteiro.

Escola privada e a pedagogia da morte

Por Gilson Reis

A pedagogia é a ciência que trata da educação e das suas várias dimensões políticas, históricas, culturais, sociais etc. Que estuda os problemas relacionados ao conhecimento e desenvolvimento humano e sua relação enquanto indivíduo social inserido numa determinada sociedade. A pedagogia tem ainda como objetivo central estudar e construir cientificamente métodos e conhecimentos capazes de ensinar, orientar e educar pessoas nos seus diversos processos e estágios da vida. Essa construção percorre desde os primeiros dias de vida e se projeta para toda a fase adulta.

Algumas observações sobre as eleições de 2020

Por Ronald Freitas

As circunstâncias mais gerais em que se realizam as eleições municipais de outubro.

Como o Partido tem afirmado em seguidas resoluções, vive o Brasil e o mundo envoltos em uma crise sistêmica do capitalismo, na sua atual fase de financeirização da economia, e de predomínio das ideias neoliberais na orientação das políticas econômicas da maioria dos países ricos. Isso, tensiona povos e nações, piora de forma relativa e absoluta as condições de vida dos povos, particularmente daquelas que retiram seu sustento do trabalho assalariado, ou sobrevivem de trabalho informal. A essa realidade sócio-econômico-política, veio se agregar a Pandemia do Covid-19, com seu rastro de morte, desemprego, fome e desesperança para milhões de pessoas. No momento que escrevo, segundo dados, divulgados pela imprensa, temos no mundo 15.008.046 casos confirmados, e já ocorreram 616.985 mortes. Números eloquentes a dar a dimensão da tragédia que nos acomete.