sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Merval e Ayres: simbiose ideológica

Por João Brant, no jornal Brasil de Fato:

Merval Pereira, colunista do jornal O Globo e da Globo News, acaba de lançar um livro sobre o mensalão. Quem escreve o prefácio? Carlos Ayres Britto, ex-presidente do STF. O fato de Ayres Britto ter aceitado escrever já é simbólico, mas pior é o que ele escreve sobre Merval: “cidadão full time e conscientemente postado no píncaro da devoção à causa pública, entregou-se à corajosa missão de escrever os artigos, na presciência de que a Ação Penal 470 sinalizava uma virada cultural de página no nosso país”.

Dilma cede diante dos barões da mídia

Do sítio do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC):

Nota pública: governo federal rompe compromisso com a sociedade no tema da comunicação:

A declaração do secretário-executivo do Ministério das Comunicações, no último dia 20, de que este governo não vai tratar da reforma do marco regulatório das comunicações, explicita de forma definitiva uma posição que já vinha sendo expressa pelo governo federal, seja nas entrelinhas, seja pelo silêncio diante do tema.

Governo presta contas a donos da mídia

Por Bruno Marinoni, no Observatório do Direito à Comunicação:

Pode-se dizer que o preço de um evento define e revela em certa medida o perfil dos seus participantes. Com inscrições entre R$ 1.920 e 2.400, o 12º seminário “Políticas de (Tele)comunicações no Brasil”, promovido pela Converge Comunicações (editora das revistas especializadas TelaViva e TeleTime) em Brasília, no dia 20 de fevereiro (quarta), reuniu cerca de 400 pessoas. O seleto grupo de empresários e executivos que controlam as comunicações no país e alguns especialistas discutiram as ações e a agenda do Poder Executivo Federal para o setor em 2013.

Ano decisivo para a bancada sindical

Por Antônio Augusto de Queiroz, na revista Teoria e Debate:

A bancada sindical no Congresso, atualmente com 91 parlamentares – 83 deputados e oito senadores –, faz a defesa dos direitos e interesses dos trabalhadores, aposentados e servidores públicos, além de intermediar demandas e mediar conflitos entre estes e o governo e/ou seus empregadores. Seu futuro depende de postura ativa e articulada frente aos desafios postos.

Imprensa abriu mão de fazer jornalismo

http://www.desmotivar.com
Gabriel Bonis, na revista CartaCapital:

Na cobertura do julgamento do “mensalão”, o jornalista Paulo Moreira Leite foi uma das poucas vozes dissidentes na imprensa brasileira. Em seu blog, então hospedado no site da revista Época, o ex-diretor de Veja, Diário de S.Paulo e da própria Época, cobriu o tema, em suas palavras, de forma “crítica e desconfiada”, evitando o tom meramente condenatório sobre os réus e analisando também as contradições do Supremo Tribunal Federal no caso. “A maioria dos veículos de comunicação abriu mão de fazer jornalismo durante o julgamento e cobriu como se não tivesse mais nada a ser demonstrado”, diz a CartaCapital nesta entrevista. “Esse tipo de senso crítico [ao julgamento] tem valor quando se baseia em fatos, não tem a ver com ser do contra ou a favor.”

Deputados cobram nova lei de mídia

Do sítio Vermelho:

Deputados criticaram, nesta quinta-feira (21), a decisão do Executivo de não enviar o anteprojeto de nova lei geral de comunicações eletrônicas para o Congresso. Na quarta-feira (20), no Seminário Políticas de (Tele) Comunicações, em Brasília, o secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Cezar Alvarez, disse que não há previsão de o texto ser entregue. Segundo ele, o ano pré-eleitoral torna esse debate impossível no Legislativo. A legislação do setor de rádio e TV é de 1962.

Juventude faz encontro inédito

Do sítio do MST:

Mais de vinte movimentos que organizam a juventude no Brasil participam de uma plenária em São Paulo, no sábado (23/2), a partir das 9h, no auditório do Sindicato dos Químicos. O encontro tem como objetivo preparar uma jornada de lutas unificada no final de março em todo o país.

Movimentos ligados à pauta da educação, cultura, hip hop, mulheres, combate ao racismo, esporte, transporte, como UNE, CUT, MST, Levante Popular da Juventude, Casa Fora do Eixo, estarão presentes na plenária nacional, que discutirá políticas e lutas para avançar em direitos para juventude.

Breno Altman arejou o "Entre Aspas"

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Jamais assistiria a Entre Aspas, ou a qualquer programa da Globonews, não fosse em circunstâncias especiais. O tempo é escasso e tenho que administrá-lo.

Mas elas, as circunstâncias especiais, se apresentaram.

As seitas que desestabilizaram Bento 16

Por Gilberto Nascimento, no blog Viomundo:

O cardeal alemão Joseph Ratzinger chegou a ser chamado de “rotweiller do papa”, nos anos 1980 e 1990. Era, então, o todo poderoso prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, a antiga Santa Inquisição. Eminência parda de João Paulo II – a quem sucedeu, em abril de 2005 -, Ratzinger defendeu ferozmente a restauração do poder episcopal, a volta à ortodoxia.

Na surdina, golpe nos trabalhadores

Por Leonardo Sakamoto, em seu blog:

Para atender à determinação do Supremo Tribunal Federal, de que o veto de Dilma Rousseff à alteração das regras de distribuição de royalties do petróleo só possa ser analisado após a análise de outros 3 mil vetos, o Congresso está desenterrando alguns esqueletos. Alguns com cara de bem feia.

Há parlamentares que, na surdina, estão se articulando para que um dos vetos presidencial, em especial, seja derrubado: o que trata da chamada Emenda 3.

Batalha da esquerda e redes sociais

desmotivar.com
Por Pascual Serrano, no sítio Carta Maior:

Havana – As novas tecnologias, a internet e as redes sociais têm chegado à sociedade com uma auréola de democratização, participação e igualdade que levou concomitantemente uma fascinação progressista unida ao caráter inovador inerente da tecnologia. Não se trata somente de aparatos, suportes e formatos fascinantes tecnologicamente – como toda tecnologia inovadora –, mas que também adiante resultavam, quando igualitárias e baratas, libertadoras na medida em que pareciam romper o monopólio da difusão dos grandes grupos de comunicação e grandes empresas. Não se podia querer outra coisa. E não negaremos que parte de tudo isso é verdade. Mas a questão é que existem muito mais elementos ao redor das novas tecnologias para o que devemos estar preparados; e é necessário discutir criticamente esse mito progressista que envolve esse novo fenômeno comunicativo.

A fé de Eugênio Bucci

Por Valter Pomar, em seu blog:

Sempre que posso, leio as colunas de Eugênio Bucci, jornalista filiado ao PT e colunista de Época e do jornal O Estado de S. Paulo.

Leio porque invariavelmente discordo do que ele escreve (com pelo menos uma exceção importante, o que ele disse acerca do facebook, ao qual tive que me curvar por razões, digamos, profissionais).

Equador avança no rumo correto

Por Max Altman

Faltando apurar pouco mais de 10 por cento dos votos das eleições presidenciais e legislativas de 17 de fevereiro no Equador, é cristalina e contundente a vitória do presidente Rafael Correa e impressionante a votação recebida pelo partido Alianza PAIS para a Assembleia Nacional. Rafael Correa obtém 56,67 % contra Guillermo Lasso, seu principal concorrente de direita, com 22,97%. Os demais candidatos obtêm: Lucio Gutierrez, 6,85%; Maurício Rodas, 4,00 %; Alvaro Noboa, 3,68%; Alberto Acosta, dissidente de esquerda, 3,30%; Norman Wray, 1,35% e Nelson Zavala, 1,19%.