segunda-feira, 25 de abril de 2016

Governo Temer/Cunha já nascerá morto!

Por Altamiro Borges

O vice-presidente Michel Temer, o Judas, ficou bastante animado com a aprovação do impeachment de Dilma na vergonhosa votação da Câmara Federal. Segundo o noticiário, ele festejou o golpe num jantar no Palácio do Jaburu, residência oficial do vice, ao lado da primeira-dama "recatada e do lar" - segundo a descrição medieval da 'Veja'. Só faltou a presença de Eduardo Cunha, chefão do "consórcio de bandidos" e líder do atentado à democracia. Agora, o conspirador articula nas sombras para repetir a dose golpista no Senado, que deve votar a admissibilidade no impeachment na primeira quinzena de maio. Mas toda esta alegria pode durar pouco tempo. Caso o golpe seja concretizado, o tempo de permanência de Michel Temer no Palácio do Planalto tende a ser curto e traumático.  

Começa a farsa do impeachment no Senado

Por Jeferson Miola

O impeachment da Presidente Dilma é um processo ilegal e inconstitucional que está sendo realizado em total desacordo com as normas legais e com a Constituição do Brasil.

A denúncia de advogados do PSDB sequer poderia ter sido aceita pela Câmara dos Deputados, porque carece de fundamento jurídico e constitucional.

Tudo indica que o Senado será cúmplice do atentado contra o Estado Democrático de Direito cometido por uma “assembléia geral de bandidos comandada por um bandido chamado Eduardo Cunha” – designação da imprensa internacional para aquela deplorável sessão de 17 de abril da Câmara dos Deputados.

Renata Mielli assume coordenação do FNDC

Por Felipe Bianchi, no site do Centro de Estudos Barão de Itararé:

Secretária-Geral do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, Renata Mielli é a nova coordenadora do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC). A eleição aconteceu durante a XIX Plenária Nacional da entidade, ocorrida nos dias 21, 22 e 23 de abril, em São Paulo. Na ocasião, também foram eleitos os Conselhos Deliberativo e Fiscal do FNDC para o próximo biênio. A primeira ação concreta da nova gestão já tem data: com o tema "Monopólio é golpe", o FNDC realizará em parceria com a Frente Brasil Popular, no dia 5 de maio, o Dia Nacional de Luta contra o Golpismo Midiático.

O regime de força já respira entre nós

Por Saul Leblon, no site Carta Maior:

A barbárie já respira entre nós. Da leitura atenta dos jornais, em ordem e com atenção inversa à pretendida pela edição, sente-se o sopro do regime de força a pulsar seu passo de ganso no metabolismo nacional.

O assoalho da democracia range, enquanto a narrativa dominante tenta naturalizar judicialmente o que é, na verdade, uma ruptura do chão institucional.

É possível ouvir a voz dos personagens icônicos da conspiração em marcha batida.

As consequências do golpe no Brasil

Por Marcelo Zero

Naomi Klein, na sua obra, a Doutrina do Choque, mostra como os interesses conservadores e neoliberais muitas vezes criam ou exacerbam choques, desastres e crises para impor sua agenda política e econômica. Ela argumenta também que essa agenda conservadora do “livre mercado” muitas vezes se impõe por uma via não democrática. Foi assim no Chile de Pinochet e na Argentina pós-guerra das Malvinas.

É o que acontece no Brasil de hoje.

Cristovam Buarque e o cinismo nacional

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

O senador Cristovam Buarque, e muitos de seus pares, declarou à Folha que votará pela admissibilidade do impeachment, mas não pelo mérito - que será votado na época apropriada.

Trata-se do voto do cinismo, muito presente na vida nacional.

Equivale ao sequestrador que imobiliza a vítima para que o parceiro atire. E, depois, proclame em voz alta seu respeito à vida.

A alegação de Cristovam é um primor do gênero. Não há tema mais discutido, debulhado, trocado em miúdos do que o processo do impeachment. Mas o que diz nosso douto senador:

Faustão e a "democracia" da Globo

Do blog Viomundo:

Da entrevista concedida por Zé de Abreu ao Faustão, neste domingo, há um pequeno trecho que resume o que o apresentador - e possivelmente a própria TV Globo - acreditam ser “democracia” ou “liberdade de expressão”.

Num comentário, Fausto Silva disse que aquela entrevista, em si, era um exemplo de democracia, com a concessão de 30 minutos, “absurdamente”, para que Zé de Abreu expressasse suas opiniões políticas.

FNDC elege nova coordenação e rechaça golpe

Por Walber Pinto, no site da CUT:

A XIX Plenária Nacional do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) elegeu neste sábado, 23, a nova Coordenação Executiva, Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal para o biênio 2016-2018. O evento reuniu cerca de 128 participantes entre delegados e observadores, no Espaço Anhanguera, em São Paulo, entre os dias 21 e 23 de abril.

A coordenação geral do FNDC ficará a cargo da jornalista Renata Mielli, do Barão de Itararé. As entidades que agora ocupam os cargos de direção organizaram-se em uma chapa única eleita por maioria dos votos dos delegados presentes na Plenária.

Orquestra da crise toca plim-plim

Por Francisco Julio Xavier, no site Vermelho:

A imprensa brasileira é grotesca, para não dizer coisa pior. Cabe a ela ter ética, imparcialidade e senso de realidade dos fatos, sempre fiel à verdade. Como disse, ela é grotesca, não cumpre com a decência e a honradez de sua missão: informar, isenta de interesses mesquinhos que gerem ganhos a uma parcela privilegiada. O papel que a Globo desempenha nesse pacto é o de regência nebulosa do poder da informação.

Golpe em curso: Bem pior que 64!

Por Mino Carta, na revista CartaCapital:

Um filme intitulado Sem Evidências enfeitou a programação de uma HBO a cabo na noite de domingo, 17 de abril de 2016. Mergulhei no enredo ao mudar ao acaso um canal para outro, enquanto a Câmara Federal rasgava impavidamente a Constituição para condenar a presidenta Dilma Rousseff sem provas do crime que lhe atribuía.

O filme é uma implacável metáfora do que acabava de acontecer diante dos olhos de milhões em êxtase e uns poucos vexados entre o fígado e a alma. História verdadeira, a do filme, remonta a 1993, quando três crianças de uma cidadezinha do Arkansas são estupradas e assassinadas e as autoridades locais escolhem de antemão os culpados, três jovens tidos como praticantes de rituais satânicos.

Neutralidade jornalística à moda da Globo

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

O jornalista americano Glenn Greenwald classificou no Twitter de “grande piada” a afirmação de João Roberto Marinho numa carta ao Guardian segundo a qual a Globo é “neutra”.

Alguém tuitou o seguinte complemento: “Ou o herdeiro da Globo vive numa realidade paralela ou não vê o Jornal Nacional.”

Eu diria isso: João Roberto Marinho, o JRM, está tão acostumado a mentir que acredita na neutralidade da Globo.

Zé de Abreu e os "gastrofascistas"

Por Leandro Fortes, em sua página no Facebook:

A doença infantil do antipetismo criou, no Brasil, a figura do fascista de restaurante.

É o sujeito ou grupo de sujeitos que vai ao restaurante insultar pessoas que pensam de forma diferente ou tem outra opção política-ideológica à dele.

São, quase sempre, idiotas funcionais que foram ativados pela mídia, como naquelas experiências com espiões hipnotizados atribuídas a americanos e soviéticos, durante a Guerra Fria.

Serra arrasta o PSDB para Temer

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Depois da pantomima do encontro com Paulo Skaf, da Fiep, Michel Temer teve a reunião que “valeu”.

A com José Serra.

O homem que, se houver governo Temer, para lá levará o PSDB.

Ou boa parte dele.

O artigo que enfureceu a família Marinho

Jornal The Guardian
Do blog O Cafezinho:

Artigo no jornal britânico The Guardian provocou forte reação das Organizações Globo. Por meio de seu vice-presidente, João Roberto Marinho, o grupo Globo insistiu para que tivesse um direito de resposta ao texto. No entanto conseguiram apenas publicar uma carta em inglês na área de comentários da matéria.

*****

A razão real que os inimigos de Dilma Rousseff querem seu impeachment

Por David Miranda, no The Guardian

Zé de Abreu e a Globo golpista

Por Soninha Corrêa, em sua página no Facebook:

Quais são os interesses globais de levar o Zé de Abreu para falar do golpe, em pleno programa do Faustão, um conhecido lambe-botas da "famiglia" Marinho?

A verdade é que a imprensa internacional, mesmo veículos como o The New York Times ou a CNN internacional, já escancarou para o mundo que o que está em curso, no Brasil, é um golpe dos inconformados das urnas, em conluio com o PIG (Partido da Imprensa Golpista).

Temer: rejeição, delação e desdém tucano

Por Tereza Cruvinel, em seu blog:

As notícias do final de semana sobre a impopularidade do vice-presidente Temer e sobre as bombas da Lava-Jato que começam a cair sobre sua cabeça ampliaram a resistência do PSDB a embarcar na canoa do virtual futuro governo. “Temos o dever de apoiá-lo e sustentá-lo, politicamente, mas sem cargo e sem pasta. Repito: sem cargo e sem pasta”, disse ontem ao Globo o governador Geraldo Alckmin. Nem por isso o senador José Serra, que pensa o contrário, deixou de encontrar-se ontem à noite com Temer. O senador Aécio Neves não se posicionou claramente mas ele já colocou sua digital no golpe ao indicar como relator da comissão especial que o Senado elege hoje alguém que quase se confunde com ele: Antônio Anastasia, que foi seu vice, sucessor e é seu leal seguidor.