quarta-feira, 9 de março de 2016

Zika Social coloca a sanidade em risco

Por Hildegard Angel, em seu blog:

Nesses novos tempos que vive o país, temos sido atacados por doenças de todos os tipos, transmitidas por vetores, que contaminam o corpo humano de várias formas. Dentre elas, a que agora se revela mais assustadora é a Zika Social, cujo vírus é transmitido por um vetor poderoso que são as mídias.

A Zika Social provoca o atrofiamento do cérebro humano, causando a Microcefalia Social em todas as pessoas que têm contato continuado com o vetor. Aconselhamos, portanto, que não se aproximem do vetor sem a proteção de Repelex ou algum tipo de defesa, pois seu contágio é perigoso.

Sindicalistas de vários países apoiam Lula

Cadê a "condução coercitiva" de Aécio?

Por Altamiro Borges

Desta vez, os vazamentos seletivos da Operação Lava-Jato, chefiada pelo "justiceiro" Sergio Moro, não conseguiram blindar totalmente Aécio Neves. Os jornais desta quarta-feira (2) informam - sem maior alarde, como sempre ocorre - que o cambaleante tucano foi citado na sinistra delação premiada do senador Delcídio do Amaral sobre o esquema de propina na Petrobras. Quatro membros da cúpula do PMDB, incluindo o presidente do Senado, Renan Calheiros, também foram mencionados,

Hora de barrar os golpistas

Por Marcos Coimbra, na revista CartaCapital:

A sociedade brasileira precisa decidir o que quer. Se acredita que devemos insistir na democracia ou se considera que não somos um país onde ela é possível.

São muitos os paralelismos entre o momento atual e o que antecedeu o golpe de Estado de 1964. Lá, como agora, as velhas classes dominantes, seus representantes e porta-vozes se convenceram de que, na democracia, não conseguiriam continuar impondo seus interesses ao conjunto da sociedade. No jogo eleitoral, perderiam.

Carta aberta ao juiz Sergio Moro

Do site do Fórum-21:

Prezado Juiz Sérgio Moro,

À delicada situação política e econômica vivida pelo Brasil acrescenta-se agora uma espiral de insegurança jurídica, conforme a percepção de um leque ecumênico de respeitáveis vozes do Direito, a exemplo de Marco Aurélio Mello, Fábio Konder Comparato e Celso Bandeira de Mello.

Os acontecimentos da última sexta-feira, 4 de março, envolvendo um ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e um nebuloso convite para depor, ameaçam empurrar essa percepção de insegurança para uma situação de fato, de consequências imprevisíveis num ambiente político por si só já polarizado e de crispação ascendente das ruas.

Monopólio na mídia ameaça a democracia

Do site do FNDC:

O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação vem a público manifestar sua preocupação diante dos acontecimentos que envolvem a Operação Lava Jato, a crise política em curso no país e o papel que os meios privados da comunicação têm jogado neste contexto.

Deflagrada em março de 2014, a operação da Polícia Federal para apurar denúncias envolvendo a Petrobras tem sido usada pela grande mídia brasileira para atacar a Petrobras, o governo e o Partido dos Trabalhadores. Esta afirmação vai muito além da opinião e da constatação, desconcertante até, da forma como as notícias têm sido veiculadas e manipuladas para atender a um objetivo político.

A Globo merece um “Spotlight”

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Infelizmente, só agora consegui a gravação da minha rápida participação no ato de ontem, no Sindicato dos Jornalistas, contra a censura e as intimidações aos blogs.

O que disse, essencialmente, que o trabalho de esclarecimento que fizemos em relação à propriedade da mansão em Parati – que a Globo já admitiu, indiretamente, pertencer ao ex-genro da filha de João Roberto Marinho, como se depreende da nota enviada a este blog por eles próprios – não teve nada de mais em matéria de apuração.

Aécio na 'delação' de Delcídio. E agora?

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Poucos dias atrás, diante das notícias sobre a alegada delação de Delcídio, Aécio se apressou em vestir suas melhores roupas de demagogo e postar uma lição de moral no Twitter.

Expressou “repúdio e indignação”, e afirmou que chegamos ao “fundo do poço”.

E eis que agora se sabe que Aécio também está citado no documento que supostamente traz a delação de Delcídio.

O complexo de inferioridade da Lava-Jato

Por Bepe Damasco, em seu blog:

No dia em que Lula foi sequestrado pelo juiz Moro para atender ao clamor golpista da mídia, delegados e procuradores da Lava Jato, como sempre fazem a cada fase da Operação Lava Jato, concederam entrevista coletiva. Com uma narrativa peculiar, através da qual partem de uma moldura pré-definida para, na sequência, enquadrarem ilações, conjecturas e suspeitas como se fossem provas, os membros da tal força tarefa subiram no pedestal midiático durante horas.

A mídia e as bactérias intestinais

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Uma característica incômoda - para um analista político - de tempos de guerra, ou de tempos em que uma crise política atinge seu ponto mais turbulento, a crise da crise, por assim dizer, é a aparente inutilidade de seu trabalho.

A força substitui a inteligência.

O exagero, a mentira, a desinformação, adquirem muito mais prestígio do que a verdade.

Globo ameaça a democracia brasileira

Do site Vermelho:

Políticos, jornalistas, advogados e representantes dos movimentos sociais repudiaram, nesta segunda (07), as ameaças à democracia brasileira. Promovido pelo Centro de Estudo da Mídia Alternativa Barão de Itararé, o evento “Globo censura. Em defesa da liberdade de expressão”, em São Paulo, terminou se transformando em um chamado às ruas para barrar a ofensiva da oposição, que tem atropelado as leis na sua cruzada contra o ex-presidente Luiz Inácio lula da Silva, o governo e o PT.

Moro é a politização total do Judiciário

Por Nicolas Chernavsky, em seu blog:

Sempre ouvi a história de que o Judiciário preza muito pela sua não-politização. Agora, o juiz Sérgio Moro pede em discursos públicos o apoio da população para poder prender pessoas poderosas, há carros de som tocando jingles profissionalmente produzidos apoiando-o nas capitais das grandes cidades, há camisetas com frases em inglês elogiosas a ele sendo vendidas em lojas chiques de shoppings… Goste-se ou não, é a politização total do Judiciário.

Protestos: Faça a sua escolha

Por Celso Vicenzi, em seu blog:.

Sim, o mundo não se divide entre bem e mal, entre bons e ruins, justos e injustos, solidários e egoístas. Há muitas nuances, a depender de circunstâncias, de situações. Mas não dá para negar que as pessoas fazem escolhas éticas, a todo instante, em suas vidas. Mais uma delas, se aproxima.

Teremos pelo menos duas manifestações – já anunciadas – que vão contribuir para decidir o futuro do Brasil. Numa delas estarão pessoas com a bandeira do combate à corrupção e do pedido de impeachment de Dilma, e que caminharão ao lado: