terça-feira, 28 de novembro de 2023

Globo, Estadão e Folha devem desculpa à Fórum

Jornais escondem fiasco dos manés na Paulista

Charge do Facebook "Flopou"
Por Moisés Mendes, em seu blog:


Folha, Globo e Estadão passaram a semana anunciando, com chamadas de capa, a grande aglomeração de bolsonaristas, diante do prédio do Masp, na Avenida Paulista no domingo.

Seria um ato em defesa dos direitos humanos dos terroristas presos pelo 8 de janeiro, com a presença quase certa (quase) de Bolsonaro.

Foi um fracasso. O vão do prédio do museu tem 74 metros de extensão. Era a mesma extensão do público. Quantas pessoas?

Havia estimativas para todos os gostos. A maioria mais generosa ficou no fim em torno de no máximo 10 mil.

Mais do que chegaram a calcular no meio da tarde. Mas é muito pouco. O que fizeram os jornalões que passaram dias anunciando o grande evento? Esconderam no domingo o fracasso do ato de Malafaia.

Grandes potências e ameaça nuclear israelense

Charge: Mikail Çiftçi
Por Jair de Souza


Vira e mexe, vários países são duramente penalizados pela ONU e pelas grandes potências capitalistas ocidentais sob a acusação de possuírem, ou tentar possuir, arsenais bélicos que são considerados como potencial ameaça para as demais nações.

Quem não se recorda que o Iraque foi invadido pelos Estados Unidos, suas riquezas saqueadas, seu povo martirizado e a vida de seus habitantes arrasada, tudo sob a alegação de que era detentor de armamentos de destruição massiva. Claro, todos sempre suspeitaram que as acusações não passavam de uma balela, um engodo, uma falcatrua, um pretexto, cujo único objetivo era destruir um país que passou a ser o alvo preferencial do imperialismo.

As vitórias da direita na Holanda e Argentina

Charge: Becs/Cartoon Movement
Por Flávio Aguiar

A extrema direita europeia comemora duas vitórias seguidas. A primeira aconteceu além-mar: a de Javier Milei na distante Argentina. A segunda foi em casa: a vitória do Partido pela Liberdade, do radical Geert Wilders, na Holanda. Há traços em comum em ambas as vitórias.

A de Milei teve uma diferença de votos em relação a seu rival Sergio Massa, muito maior do que a prevista nas pesquisas de opinião que lhe eram favoráveis, havendo outras que davam a vitória ao adversário. A de Wilders surpreendeu mais ainda os institutos de pesquisa, pois estes o colocavam num modesto quarto lugar na fragmentada política holandesa, onde há uma miríade de partidos pequenos, médios e grandes.

Justiça Militar condena coronel boca-suja

Por Altamiro Borges


Os milicos metidos nas tramas golpistas seguem sendo tratados com muita discrição e amabilidade. Na semana passada, a Justiça Militar condenou o coronel da reserva Adriano Camargo Testoni a apenas um mês e 18 dias de detenção por postagens ofensivas a seus superiores hierárquicos em grupos de mensagens no 8 de janeiro, data da fatídica tentativa de golpe com invasão e depredação das sedes dos Três Poderes. Prova da bondade extrema na corporação, a pena ainda deverá ser cumprida em regime aberto. Já a mídia abafou o caso!