quarta-feira, 29 de maio de 2013

Deputada encaminha lei pró-blogs no RJ

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Nem tudo está perdido. A deputada estadual Enfermeira Rejane (PCdoB-RJ) encaminhou à Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro um projeto de lei que garante a jornais alternativos, blogs, sites e rádios comunitárias uma parcela da publicidade oficial dos órgãos do estado. É uma medida prática que corresponde a um avanço, a nível local, para o pluralismo da informação.

A covarde decisão do Banco Central

Por Altamiro Borges

A oligarquia financeira e a mídia rentista venceram mais uma batalha. Já o governo Dilma, acovardado e acuado, perdeu mais um ponto da luta de ideias na sociedade. Pela segunda vez consecutiva, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou na noite desta quarta-feira (29) o aumento da taxa básica de juros, a Selic. A "calunista" Miriam Leite, a urobóloga das Organizações Globo, havia apostado numa alta de 0,25%. Mas o BC foi ainda mais generoso com os rentistas e aumentou os juros em 0,5%. Os maiores perdedores desta contenda, como sempre, são os trabalhadores e o povo brasileiro.

A escravidão ainda não acabou

Por Jacy Afonso, no sítio da CUT:

A música de Eduardo Dusek denuncia de forma satírica, ácida e verdadeira o tratamento dado às empregadas e aos empregados domésticos no Brasil. Juntam-se a esses versos frases do tipo: "Ela é considerada da família"; "Veio do interior para morar conosco e agora tem teto e comida"; "Ela até estuda à noite".

Segunda turma do curso do Barão

Do sítio do Centro de Estudos Barão de Itararé:

Devido à alta procura por vagas para o 1º Curso Nacional de Comunicação, que ocorreu entre 8 e 11 de maio, em São Paulo, o Centro de Estudos Barão de Itararé anuncia a abertura de uma segunda turma para o curso. A atividade acontecerá entre 17 e 20 de julho e as inscrições podem ser feitas pelo formulário nesta página.

FHC e seu velho elitismo

Por Cadu Amaral, em seu blog:

Fernando Henrique Cardoso (FHC), ex-presidente do Brasil, chamado de príncipe dos sociólogos pela elite da academia brasileira que, quando presidia o país entregou nossas estatais ao capital privado ao custo de confeitos de hortelã – dessas que se dá como troco em bancas de revista – e tomava esporros de Bill Clinton, presidente dos Estados Unidos no seu período como presidente aqui, onde quer que estivesse. Sem falar que nossos ministros tinham que tirar os sapatos para entrar na terra da Disneylândia, afirmou que Lula levou a política do país de volta à República Velha.

Folha torce pelos aliados dos EUA

Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador:

A imprensa velha brasileira finalmente encontrou luz no fim do túnel. Além de torcer para golpistas que tomaram poder no Paraguai e Honduras, e de insuflar oposição contra Maduro e Cristina, os jornais brazucas agora comemoram a chegada da Aliança do Pacífico – o novo clube liberal comandado pelo México (e pelos EUA, nos bastidores) para confrontar o Mercosul.

Meios de comunicação e economia

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Paulo Kliass, no sítio Carta Maior:

A discussão a respeito da necessidade de uma efetiva regulamentação dos meios de comunicação parece não estar encontrando o eco que merece em nossas terras. Infelizmente, a importância da matéria não tem sido correspondida por uma posição mais efetiva da Presidenta Dilma, que se recusou a colocar sua equipe para atuar no Congresso Nacional em defesa do projeto de lei preparado pelo ex-Ministro Franklin Martins, ainda no governo Lula.

UNE debate democratização da mídia

Do sítio da União da Juventude Socialista (UJS):

Mais de 10 mil universitários brasileiros farão do 53° Congresso da União Nacional dos Estudantes (CONUNE) um marco na educação superior do país. O Movimento Bloco na Rua tem presença maciça no principal evento da principal entidade do movimento estudantil brasileiro. Muitos convidados estarão presentes neste grande do CONUNE.

Mídia: Quem sobrevive ao futuro

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

Uma nota publicada pela Folha de S.Paulo na edição de quarta-feira (29/5) informa que a venda de computadores pessoais deve diminuir 7,8% neste ano em todo o mundo, uma queda maior do que a esperada pela empresa de pesquisas IDC, que acompanha o desenvolvimento da tecnologia digital. No texto original, distribuído na véspera, a empresa registra que os computadores de mesa e mesmo os portáteis tipo laptop estão sendo substituídos muito rapidamente pelos tablets, cujas vendas devem crescer 58,7% em relação ao ano passado, chegando a 229,3 milhões de novas unidades até o final de 2013.

O esquema Globo de publicidade

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Patrícia Benvenuti, no jornal Brasil de Fato:

Mais de 16 milhões de comerciais por ano e um relacionamento com 6 mil agências. Esse é um resumo do desempenho da Rede Globo junto ao mercado publicitário brasileiro, orgulhosamente exibido na página de internet da emissora.

Líder na arrecadação de verbas publicitárias entre todos os meios de comunicação, a Globo também mostra sua força em cifrões. Somente em 2012, os canais de TV (abertos e por assinatura) das Organizações Globo arrecadaram R$ 20,8 bilhões de reais em anúncios, segundo informe divulgado pela corporação.


Derrotar a lei da terceirização

Editorial do sítio Vermelho:

A mais recente ameaça contra a CLT (que, neste 1º de maio, completou 70 anos de existência) é representada pelo Projeto de Lei 4330, sobre terceirização, que tramita no Congresso Nacional.

Se for aprovado, esse projeto vai promover um radical, e nefasto, retrocesso nas relações trabalhistas no Brasil, prejudicando os trabalhadores e deixando os patrões de mãos livres para burlar todos os direitos dos assegurados em lei, através da chamada terceirização. O projeto favorece patrões e está eivado de medidas que os trabalhadores e sindicalistas já anunciaram que não aceitam.

A mídia pauta a PF?

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

O velho Brizola, volta e meia, saía-se com essa: tem cara de jacaré, tem couro de jacaré, tem boca de jacaré, como é que não é jacaré?

Lembrei disso agora cedo lendo a matéria de O Globo dizendo que “PF diz que tese do telemarketing perdeu força” na investigação da boataria sobre o Bolsa-Família.

Onda de violência contra mulheres

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Os últimos números divulgados em São Paulo e em todo o país mostram que os casos de violência contra mulheres estão se transformando em verdadeira epidemia, sem que as autoridades de segurança encontrem formas de enfrentar a emergência do problema a não ser discutir prováveis causas e medidas paliativas como a distribuição de cartilhas e o mapeamento de criminosos.

Bolsa Família: investigação abafada?

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Desde a semana passada até o presente momento eclodiu uma crise política que ainda é pequena, mas que pode crescer. Ou não, caso o governo Dilma recue da investigação de boato sobre o Bolsa Família que gerou pânico em 12 Estados e em localidades do Rio de Janeiro.

Contra a redução da maioridade penal

Por Altamiro Borges

De forma descarada, os abutres da mídia - os mesmos que fizeram campanha contra o desarmamento no plebiscito sobre o tema - estão na ofensiva para reduzir a maioria penal. Eles apostam na violência para conter a violência e usam as concessões públicas de rádio e televisão para a sua campanha fascistóide. Na prática, eles também dão respaldo ao governador tucano Geraldo Alckmin, que de forma oportunista e demagógica explora o tema para escapar das críticas ao aumento da violência em São Paulo e à crise da segurança pública no estado. Diante desta ofensiva, várias entidades lançaram um "manifesto contra a redução da maioridade penal", que reproduzo abaixo: