domingo, 17 de julho de 2016

Bancários debatem desafios da conjuntura

Do site da Federação dos Bancários de São Paulo (Fetec):

Em mesa realizada pela Fetec-CUT/SP, durante a conferência, Altamiro Borges (Miro) e João Pedro Stédile fizeram uma análise da conjuntura atual.

Diante da grave crise econômica mundial e momento político conturbado em várias partes do mundo (saída do Reino Unido da União Europeia, atentados na França, tentativa de golpe na Turquia), os convidados fizeram uma análise apurada do atual momento.

O Datafolha e a apatia da esquerda

Por Miguel do Rosário, no blog Cafezinho:

Um dos editores do Cafezinho gosta de acompanhar de perto o debate político norte-americano e a gente conversa sobre o assunto de vez em quando. Eu até tenho tentado lhe convencer a produzir uma coluna periódica sobre o assunto. Uma das coisas que ele me diz é que, nos Estados Unidos, existem uma quantidade enorme de institutos de pesquisa respeitados. Mesmo assim, a crítica ao desempenho desses órgãos é constante, crescente, permanente.

O ódio pode levar nosso futuro?

Por Adriana Dias, na revista Fórum:

Rosa Barreiro passará o próximo dia 18 em luto, pela vigésima segunda vez. Em 1994, ela perdeu seu filho Sebastián, no atentado a AMIA, em Buenos Aires. Ele tinha apenas 5 anos.

Ela passava com ele pela calçada. Dirigia-se ao Hospital das Clínicas para um curso. Combinaram de fazer um lanche na volta e o garoto havia separado seus dinossauros favoritos para brincar com a mãe. Ao passar pela Rua Pasteur, a bomba explodiu e ela não conseguiu salvá-lo. Foi levada ao Hospital e nunca se recuperou da perda, obviamente.

Déficit da Previdência é uma mentira

Por Helder Lima, na Rede Brasil Atual:

O rombo da Previdência Social no Brasil é uma falácia, uma mentira, ou uma ficção, algo que não se confirma na realidade, diz o professor de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Eduardo Fagnani. "O déficit vem de uma contabilidade inconstitucional, que não considera a parte do Estado", afirmou, com a perspectiva de contribuir para desmontar a narrativa da mídia e do governo interino de Michel Temer, que sustentam a ideia do rombo para atacar o Estado social no país, cuja Previdência é um de seus pilares.

Temer tem problemas no seu covil

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Da Folha, hoje, como se escreveu ontem aqui:

A falta de respaldo do presidente interino, Michel Temer, à candidatura de Rogério Rosso (PSD-DF) na reta final da disputa pelo comando da Câmara causou fúria no ex-presidente da Casa Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e no “centrão”, bloco que agrega partidos pequenos e médios e do qual Rosso faz parte.

Segundo a Folha apurou, Cunha disse a aliados, em conversas nos últimos três dias, que se sentiu “traído” e “abandonado” por Temer, enquanto deputados do “centrão” afirmaram à reportagem que pode haver retaliação ao governo em votações.

SUS é um prato suculento para o golpe

Por Natasha Ramos, no site da UNE:

O alerta sobre o ataque ao Sistema Único de Saúde em tempos de golpe recheou a fala dos debatedores da mesa que teve como tema "SOS SUS – O desmonte da Saúde Pública", que integrou as discussões do 64º Conselho de Entidades Gerais da UNE (Coneg), em São Paulo. O debate teve a presença dos ex-ministros da Saúde, Alexadre Padilha e Arthur Chioro; do presidente do Conselho Nacional de Saúde, Ronald Santos; e do coordenador da Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (Denem), Danilo Amorim.

Temer quer mandar no Copom?

Por Tereza Cruvinel, em seu blog:

O que diriam mercados e mídias se Dilma Rousseff, na Presidência, declarasse que mandou a equipe econômica reduzir os juros? Seria um Deus nos acuda: intervencionismo, voluntarismo, violação da independência do Banco Central, manipulação do Copom e outras acusações que foram muito frequentes antes do afastamento dela. Em março último, Alexandre Tombini, presidente do BC, teve que desmentir categoricamente que teve uma reunião com Dilma na véspera da reunião do Copom. “Essa reunião não houve. Não existiu essa reunião", afirmou Tombini.

Liberdade de expressão em tempos de golpe

Do site do FNDC:

O Comitê pela Democratização da Comunicação do Distrito Federal realizará, no dia 23 de julho, o seminário Liberdade de Expressão e Criminalização em Tempos de Golpe. A intenção dos organizadores é discutir a criminalização dos movimentos sociais e o cerceamento à liberdade de expressão, que têm culminado com a prisão de militantes e criminalizado movimentos de trabalhadores do campo e da cidade; o papel da mídia na ruptura democrática; direito de resposta, e privacidade versus vigilância na internet.

A escandalosa falta de ética no Brasil

Por Leonardo Boff, em seu blog:

O país, sob qualquer ângulo que o considerarmos, é contaminado por uma espantosa falta de ética. O bem é só bom quando é um bem para mim e para os outros; não é um valor buscado e vivido por si mesmo; mas o que predomina é a esperteza, o dar-se bem, o ser espertinho, o jeitinho e a lei de Gerson.

Os vários escândalos que se deram a conhecer, revelam um falta de consciência ética alarmante. Diria, sem exagero, que o corpo social brasileiro está de tal maneira putrefato que onde quer que aconteça algum pequeno arranhão já mostra sua purulência.

'Escola sem Partido' e o estudante zumbi

Por Tico Santa Cruz, no jornal Brasil de Fato:

O sistema de ensino no Brasil está muito aquém do que os jovens merecem. Ainda assim, como observamos recentemente, os secundaristas deram uma verdadeira aula de cidadania e política. Quer algo mais perigoso para uma casta de políticos, empresários e todo tipo de explorador do que uma escola que coloque alunos para pensar, questionar e agir politicamente?

As mentiras do ministro interino da Cultura

Por João Brant, no blog Viomundo: 

Em toda entrevista que dá o ministro interino da Cultura, Marcelo Calero, tenta difamar as gestões que o antecederam, dizendo que herdou 1 bilhão em dívida e que o ministério estava totalmente desorganizado.

São duas mentiras.

Lula será presidente da República outra vez

Por Bepe Damasco, em seu blog:

Nem uma pesquisa flagrantemente manipulada, como a do Datafolha divulgada neste sábado (16 de julho), feita sob medida para influenciar a decisão dos senadores na votação do mérito do impeachment da presidenta Dilma, é capaz de esconder uma dura evidência para a elite brasileira: Luis Inácio Lula da Silva subirá a rampa do Palácio do Planalto, em 1º de janeiro de 2019, para cumprir seu terceiro mandato como presidente da República.

O "Brazil" de Temer e Serra

Por Saul Leblon, no site Carta Maior:

Negros desarmados mortos por policiais brancos compõem um postal da identidade norte-americana.

Explosões de protestos contra a violência policial, como as deste final de semana, depois que dois negros foram assassinados nos EUA - um no Minnesota, terça, dia 5, e o outro 48 hs depois, na Luisiana, quinta-feira - desfrutam do mesmo estatuto.

São standarts da terra da Coca-cola, assim como as freeways, a CIA, Hollywood - e o protecionismo disfarçado de livre comércio.

Os dois casos ganharam singular evidencia graças a um fator que veio para ficar.

Datafolha sob encomenda para salvar Temer

Por Altamiro Borges

A pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (17) parece que foi feita sob encomenda para socorrer o Judas Michel Temer nas semanas decisivas da votação do impeachment da presidenta Dilma no Senado. Tudo é feito para justificar o “golpe dos corruptos” e para criar um clima favorável à máfia que tomou de assalto o Palácio do Planalto. Com base na suspeita sondagem, a Folha – que pertence ao mesmo grupo empresarial – destaca na manchete: “Cresce o otimismo na economia”. Outro texto enfatiza: “Para 50% dos brasileiros, Temer deve ficar; 32% pedem a volta de Dilma”. O jornal da famiglia Frias, que viu a sua tiragem derreter nos últimos anos, talvez deseje elevar a sua fatia no bolo publicitário do governo golpista. Haja jornalismo chapa-branca!

Lula lidera a disputa e Folha surta!

Por Altamiro Borges

Após um longo período de silêncio, talvez para ocultar a baixa adesão ao “golpe dos corruptos” e ao Judas Michel Temer, o Datafolha voltou a publicar neste domingo (17) uma pesquisa sobre o cenário político brasileiro. O dado que mais chama a atenção é a força eleitoral do ex-presidente Lula. Apesar do intenso tiroteio da mídia privada, o líder petista segue liderando as intenções de voto. Diante desta perspectiva, a famiglia Frias – dona do instituto e da Folha – surta de raiva e faz malabarismos para explicar o resultado inóspito. Confirma, desta forma, que manterá a sua linha editorial que tem como objetivo central “matar” Lula. A fabricação de factoides midiáticos contra o ex-presidente deverá ser intensificada no próximo período para evitar o seu retorno ao Palácio do Planalto em 2018.