terça-feira, 15 de julho de 2014

Copa e o crime dos pessimistas

Do blog de Zé Dirceu:

A Copa do Mundo encerrada domingo no Brasil continua a repercutir dois dias depois e foi muito bom o balanço apresentado ontem pela presidenta Dilma Rousseff, após reunião ministerial da qual participaram 16 ministros. Ela tem razão, o país venceu os pessimistas.

Copa do Mundo derrotou a velha mídia

Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador:

O maior legado da Copa do Mundo é intangível. É a imagem favorável que o Brasil deixa para o Mundo. Não há como calcular isso em dólares, euros, reais. “Ah, gastamos 25 bilhões com a Copa; mas o que os turistas deixaram por aqui não paga os estádios”.

Mídia: Liberdade para quem?

Do site do Centro de Estudos Barão de Itararé:

A pedido do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, o jornalista Luciano Martins Costa escreveu artigo refletindo sobre a importância da democratização da mídia e a disputa em torno do conceito de liberdade de expressão. O jornalista é um dos novos membros do Conselho Consultivo da entidade, que tem ampliado seu quadro e agregado nomes de diversas matizes da luta por pluralidade e diversidade na comunicação brasileira.

Eleição X Copa: quem ganhará?

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kostcho:

Três institutos estão com pesquisas em campo neste momento para medir os efeitos da Copa no Brasil na campanha presidencial: Ibope, Datafolha e o mineiro Sensus. É grande a ansiedade nas redações do Instituto Millenium, que apostaram tudo no fracasso do evento, e agora esperam que a decepção causada pela seleção brasileira abale a recandidatura da presidente Dilma Rousseff. Em lugar do anunciado caos, tivemos a maior festa do futebol mundial em todos os tempos.

Por uma agenda sobre mídia nas eleições

Por Daniel Iliescu e Theófilo Rodrigues, no blog Conexão Cultura-Política:

Se há um tema fundamental para a democracia que ainda não conseguiu sair do âmbito da sociedade civil subalterna para alcançar de forma plena o conjunto da esfera pública e em seguida o Estado, esse tema é o da democratização da informação.

Os 7 pecados de Franklin Martins

Por Renata Mielli, no blog Janela sobre a palavra:


Começou a campanha e a cobertura dos bastidores e ti-ti-tis das candidaturas já tem seu lugar de honra na mídia. E, neste quesito, os holofotes estão todos direcionados para o que acontece no comando da candidatura que a mídia quer, a todo custo, derrotar: a de Dilma Rousseff.

O golaço da Alemanha... contra a CIA!

Ilustração: Fernando Llera
Por Altamiro Borges

A Alemanha marcou um golaço. Não me refiro ao belo lance no segundo tempo da prorrogação que deu o título de campeã da Copa do Mundo à seleção alemã, em pleno Maracanã – até porque torci pela Argentina, não por razões futebolísticas, mas por um sentimento de pertencimento à América Latina. Mas sim à decisão do governo Angela Merkel de expulsar do seu país o chefe do escritório em Berlim da CIA – a nefasta agência de espionagem dos EUA. A corajosa medida foi anunciada na quinta-feira (10) como represália à infiltração ianque no serviço de inteligência da Alemanha. Com isso, agrava-se a crise política e diplomática entre as duas potências capitalistas ocidentais.

O patrimônio dos citados no "trensalão"

Por Altamiro Borges

O "trensalão do PSDB", o bilionário esquema de propinas envolvendo várias multinacionais do setor de transporte e tucanos de alta plumagem de São Paulo, continua recebendo pouca cobertura da mídia - a maioria dela sediada no próprio Estado. O explosivo assunto não é manchete dos jornalões e nem motivo de escarcéu nas emissoras de tevê. A velha mídia, que adora promover a "escandalização da política", mantém a sua clássica seletividade, evitando criar maiores constrangimentos para os amigos tucanos. De vez em quando, porém, aparece uma denúncia sobre o tema. É o caso da reportagem de Rodrigo Rodrigues, do Terra Magazine, publicada nesta segunda-feira (14). Ela comprova que alguns dos citados no escândalo elevaram o seu patrimônio pessoal nos últimos anos.

1 milhão de estrangeiros, apesar da mídia

Copa Fan Fest RJ. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Por Altamiro Borges

A presença de turistas estrangeiros no país durante a Copa do Mundo, entre os dias 12 de junho e 13 de julho, superou até as expectativas mais otimistas e desmoralizou os que padecem do complexo de vira-lata contra o Brasil. Segundo dados do governo divulgados nesta segunda-feira (14), 1,01 milhão pessoas ingressaram no país no período. A previsão inicial era de 600 mil turistas estrangeiros - que foi superada ainda no mês passado. "Só em junho, superamos todo o volume que esperávamos para toda a Copa do Mundo", afirma o secretário executivo do Ministério dos Esportes, Luis Fernandes.