domingo, 4 de agosto de 2019

Roubo no Paraguai envolve PSL de Bolsonaro

Mário Abdo Benitez e Jair Messias Bolsonaro
durante posse. Foto: Itaipu Binacional
Por Altamiro Borges

O sofrido Paraguai – segundo país da América Latina, depois de Honduras e antes do Brasil, a sofrer um golpe parlamentar-judicial-midiático – segue sob forte tensão. Na semana passada, o presidente Abdo Benitez quase foi deposto. Nas ruas de Assunção, milhares de populares gritaram “Itaipu não se vende, se defende”, criticaram um criminoso acordo firmado com o Brasil sobre a hidrelétrica binacional e exigiram o impeachment do governante ultradireitista e trambiqueiro. Ele só não caiu porque recuou na negociata, que teve o envolvimento direto de um lobista do PSL de Jair Bolsonaro, conforme denúncias dos jornais paraguaios “ABC Collor” e “Última Hora”.

MBL, Doria e Novo estão sujos de lama

Por João Filho, no site The Intercept-Brasil:

Ninguém mais está querendo sair na foto ao lado de Bolsonaro. O bonde da barbárie está descendo a ladeira sem freio, e cada vez menos gente está disposta a continuar nessa roubada. Quanto mais pessoas pularem fora, melhor. Embora seja tentador, não podemos nos dar ao luxo de ficar apontando dedos. Que os desertores sejam bem-vindos. Mas também não podemos passar pano. Nem rancor, nem flores. A história precisa ser contada com precisão para que nunca mais o país tope uma proposta declaradamente antidemocrática e fascistoide.

Bolsonaro reduz Moro à servidão

Por Fernando Brito, em seu blog:

Jair Bolsonaro, informalmente, confirmou que Moro vai perder o controle que ainda mantinha sobre o Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), através de seu presidente, Roberto Leonel, um ex-integrante da República de Curitiba.

Ao dizer que Paulo Guedes é livre para trocar, quando quiser, o comando do órgão, que tem acesso à movimentação financeira de qualquer pessoa, dá o sinal para que isso aconteça, até mesmo se não estiver entre as prioridades do ministro da Economia.

Lava-Jato e os objetivos dos Estados Unidos

Por Samuel Pinheiro Guimarães

1. Os objetivos estratégicos dos Estados Unidos para a América Latina e, em especial para o Brasil, são importantes para compreender a política externa e interna brasileira, inclusive a Operação Lava Jato.

***

2. A América Latina foi declarada zona de influência exclusiva de fato americana pela Doutrina Monroe, em mensagem do Presidente dos Estados Unidos ao Congresso americano, em 02/12/ 1823.

3. Esta Doutrina corresponde a uma visão e convicção histórica, nos Estados Unidos, de direito ao exercício de uma hegemonia natural sobre a América Latina, como o Corolário Roosevelt, de 1904, viria a explicitar.

Por que Moro ainda não caiu?

Por Jessé Souza, em seu blog:

O escândalo da “Vaza Jato”, provocado pelo The Intercept e pela extraordinária coragem de Glenn Greenwald, desmascarou a hipocrisia do jeito brasileiro de fazer política que já vem acontecendo há mais de cem anos. A Lava Jato não é, afinal, uma história de cinco anos que começa em 2014 com o “escândalo da Petrobras”, mas sim uma história que vem desde 1930, quando Getúlio toma da “elite do atraso” o poder de Estado. Foi aí que se construiu a ideia estapafúrdia de que a “corrupção só da política”, usando o conceito de patrimonialismo como contrabando, é a raiz de todos os problemas brasileiros. A construção dessa ideia ridícula como suposta explicação central para os problemas brasileiros “coincide” com a ascensão de Vargas ao poder político contra as elites do dinheiro. Como a elite do dinheiro tem que “moralizar” sua rapina, desde então seus inimigos são perseguidos e sistematicamente depostos do poder com falsas acusações de irregularidade pelo uso supostamente “patrimonialista” e corrupto do Estado e da política.

A esquerda e o debate sobre o impeachment

Por Bepe Damasco, em seu blog:                                                                                                   

Queira a oposição de esquerda ou não, mais cedo ou mais tarde, por imposição da realidade, os meios políticos e jurídicos e a sociedade brasileira serão instados a enfrentar o debate sobre o afastamento de Bolsonaro.

Não custa transcrever o artigo 9º da Lei 1.079 : “É crime de responsabilidade contra a probidade na administração proceder de modo incompatível com a dignidade, a honra e o decoro do cargo.”

Pois um ser repugnante e desprezível, autêntico lixo humano, como Bolsonaro, envergando a faixa presidencial significa uma ofensa permanente à dignidade do cargo.

Bolsonaro agride cientistas como a ditadura

Os 10 cientistas cassados à época de sua reintegração
à Fiocruz, em 1986. Foto: divulgação
Por Cynara Menezes, no blog Socialista Morena:

Em apenas sete meses de governo, o presidente de extrema direita Jair Bolsonaro já coleciona diversos ataques à ciência brasileira. Em abril, duvidou dos números do IBGE em relação ao desemprego; em maio, censurou a divulgação de uma pesquisa nacional sobre drogas elaborada pela Fiocruz; e agora demitiu o diretor do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Ricardo Galvão, simplesmente porque não aceita que o desmatamento, em sua gestão, disparou.

Trump, Bolsonaro e Guedes contra o Brasil

Editorial do site Vermelho:

O encontro do presidente Bolsonaro e do ministro da Economia, Paulo Guedes, com o secretário de Comércio dos Estados Unidos, Wilbur L. Ross Jr, para iniciar oficialmente as negociações de um acordo comercial escancara o entreguismo deste governo. De acordo com o ministro, o objetivo é fechar uma “aliança estratégica”, algo que seria mais profundo do que um acordo comercial. O presidente norte-americano, Donald Trump, ao elogiar o clã Bolsonaro já havia comentado o sinal verde para a “aliança”.

Bolsonaro é incapaz para o debate público

Por Pedro Serrano, na revista CartaCapital:

A coleção de ofensas de Jair Bolsonaro para com a memória dos mortos e desaparecidos durante a ditadura ganhou nos últimos dias mais uma declaração indecorosa. Ao afirmar de forma zombeteira que poderia contar ao presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz, como o pai dele havia morrido, Bolsonaro não apenas ofendeu seu interlocutor e familiares, mas também sugeriu saber mais do que os documentos oficiais registram.

Jandira Feghali no programa Entre Vistas

O ministro francês e do desgaste do Brasil

Os 70 anos da Chacina de Tupã

Por Augusto C. Buonicore, no site da Fundação Maurício Grabois:

O ano era 1949 e vivia-se em meio à guerra fria, que no ano seguinte se tornaria quente na Coreia. O Brasil, sob o governo do marechal Eurico Gaspar Dutra, havia entrado firme – e prematuramente –nessa sombria era. Em maio de 1947, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cancelou o registro do Partido Comunista do Brasil (PCB) e, em janeiro do ano seguinte, foi cassado o mandato de seus parlamentares num golpe parlamentar. Desde então, aumentou a escalada da repressão aos “vermelhos”. Os seus principais dirigentes, tendo suas prisões preventivas decretadas, entraram na clandestinidade. Vários jornais, mesmo não pertencendo oficialmente ao partido comunista, passaram a ser constantemente censurados e empastelados pela polícia.

Tática do impeachment, agora, seria um erro?

Por Valerio Arcary, no site Esquerda:

Nesta última semana só se discute na esquerda, se chegou ou não a hora de pedir o impeachment. O escárnio de Bolsonaro por aqueles que sacrificaram suas vidas na luta contra a ditadura fez a repulsa aumentar entre nós todos. Examinemos, então, quais são os melhores argumentos a favor e contra a apresentação de um pedido de impeachment neste Congresso Nacional.

A favor da apresentação do pedido de impeachment foram esgrimidos três argumentos principais. Vejamos quais são:

Bolsonaro incentiva uso de veneno na comida

Por Alexandre Guerra, no site da Fundação Perseu Abramo:

No dia 22 de julho, o Ministério da Agricultura liberou o registro de 51 novos tipos de agrotóxicos. Desde o inicio do governo Bolsonaro já foram liberados o registro de 290 agrotóxicos no país, sendo 41% extremamente tóxicos. Do total de agrotóxicos liberados por Bolsonaro, 32% estão proibidos na Europa.

Além disso, no dia 23 de julho de 2019, houve a divulgação de uma nova classificação de agrotóxicos feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que ameniza o rótulo de toxidade dessas substâncias. A regulação legal em vigor classifica os agrotóxicos atuantes no país em quatro categorias segundo grau de perigo. As novas normas aumentarão para cinco categorias de toxidade, entretanto flexibilizará a categoria classificada como extremamente tóxica, que passará de 800 para 300 substâncias - ou seja, o consumidor ficará sem advertências de manipulação e de risco para um conjunto significativo de agrotóxicos.

Indústria farmacêutica esconde cura de doença

Por Marques Casara, no jornal Brasil de Fato:

O escândalo da vez, no setor de medicamentos, foi a revelação de que a Pfizer escondeu informações sobre um remédio que poderia reduzir em 64% o risco de uma pessoa contrair Alzheimer. Motivo: a patente do medicamento havia expirado. Com isso, qualquer empresa do setor poderia lucrar com a descoberta. Os doentes seriam beneficiados, mas o lucro não ficaria apenas com a Pfizer. A alta gestão da companhia optou por ocultar a informação, para não beneficiar a concorrência. O caso foi descoberto pelo jornal The Washington Post.