domingo, 14 de abril de 2024

Diretor da Record é demitido por assédio sexual

Imagem de Kamila Bay/Adobe Stock
Por Altamiro Borges


O site de entretenimento NaTelinha confirmou nesta sexta-feira (12) que Márcio Santos, diretor de Recursos Humanos da TV Record, foi demitido após ser indiciado pela acusação de assédio sexual. “O executivo estava afastado do trabalho desde novembro do ano passado, quando foi denunciado pelo jornalista Elian Matte. O caso é investigado pela Polícia Civil de São Paulo”.

Márcio Santos comandou o RH da emissora durante 10 anos. Segundo a matéria, “Elian Matte teria se reunido com profissionais da Record para denunciar o caso internamente, mas não teve sucesso e por isso procurou a polícia. Ele mostrou trocas de mensagens de WhatsApp que revelaram investidas de Santos, valendo-se da posição hierárquica na empresa. Após os episódios, Matte foi diagnosticado com burnout, um distúrbio adquirido pela exaustão no trabalho, e estresse pós-traumático. Ele segue na Record, cumprindo suas funções em home-office por conta dos problemas de saúde”.

ONU alertada sobre grupos nazistas no Brasil

Secretaria de Educação de Dona Emma mostra bandeira com a suástica
e simpatizantes de Hitler. Foto: 
Giuliano Bianco/Brasil de Fato
Por Altamiro Borges


O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão ligado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania do governo Lula, acaba de acionar a Organização das Nações Unidas para advertir sobre o “alarmante cenário de crescimento” de grupos neonazistas no Brasil. O documento encaminhado à ONU mostra que essas seitas de extrema direita têm gerado “um aumento do discurso de ódio, especialmente direcionado às mulheres, à população negra e à população LGBTQIAP+”.

Segundo matéria de Mônica Bergamo na Folha, o objetivo do CNDH ao fazer a denúncia “é conseguir que a situação do Brasil seja incluída no relatório sobre formas contemporâneas de racismo, que está sendo elaborado pela ONU. Ele será apresentado na 56ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos da organização, que ocorrerá entre junho e julho”.

Já passou da hora de regular as plataformas

Charge: Rahma/Cartoon Movement
Por Adilson Araújo, no site da CTB:


Elon Musk, dono do X (ex-Twitter) e um dos indivíduos mais ricos e arrogantes do planeta, decidiu afrontar a Justiça brasileira. Declarou que não vai mais obedecer ordens emanadas do STF e vem defendendo, nas redes sociais, o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, fazendo coro com a extrema direita bolsonarista.

O poderoso capitalista não ficou só nas palavras. Já na segunda-feira (8) liberou a conta do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, foragido da Justiça, que teve sua página bloqueada por determinação de Alexandre Moraes.

Bolsonarista raivoso, Santos fez uma live na noite de domingo, transmitida através do canal de extrema direita “Terça Livre”, na qual não poupou provocações ao Poder Judiciário e xingamentos a Moraes.

Golpe em câmera lenta é a onda do século XXI

Charge: Iotti
Por Paulo Moreira Leite, no site Brasil-247:

1 - Como entender a conexão que aproxima o golpe contra Dilma e a impunidade que mantém Jair Bolsonaro fora da cadeia

Por razões que se pretende debater nos parágrafos seguintes, há uma velha novidade na cena política deste século XXI.

Todos já percebemos que os golpes de Estado em estilo clássico, com tanques nas ruas, cenas de violência explícita, prisões e mesmo execuções de lideranças perseguidas pela nova ordem deixaram de integrar o roteiro obrigatório das iniciativas anti-democráticas de nosso tempo.

Ainda que a memória política permaneça ilustrada pelo golpe de 31 de março 64 no Brasil, a violenta deposição de Salvador Allende no Chile, em 1973, os golpes de 1930, 1943, 1955, 1962 e 1976 na Argentina, nem sempre as coisas se passam dessa forma, como se vê pela disputa eleitoral que concentra olhares e nervos de 2024 - a eleição presidencial norte-americana.

Saúde e educação sob ataque!

Charge: Benett/Um Brasil
Por Paulo Kliass, no site Vermelho:


As propostas de arrocho fiscal carregam consigo consequências muito mais graves do que simplesmente o discurso mentiroso e demagógico de buscar o tal do saudável equilíbrio das contas públicas. Via de regra, as medidas se concentram sobre a limitação e/ou a redução das despesas orçamentárias para que as receitas possam se igualar aos gastos na apuração final do resultado das contas da tesouraria governamental.

Ocorre que a obsessão irracional com o corte em tais rubricas termina por prejudicar de forma aguda as contas das áreas sociais, dos investimentos públicos e dos salários dos servidores, dentre tantos outros setores estratégicos para a dinâmica econômica e social. Além de provocar redução de direitos legais e constitucionais, o viés pela austeridade também se revela como um tiro no pé da própria capacidade de se promover a recuperação da atividade econômica de forma mais geral.