segunda-feira, 3 de junho de 2013

As peripécias adversativas da mídia

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Essa é engraçada. A Folha publicou, neste domingo, na capa da seção Mundo, uma reportagem com título pomposo e otimista.



Dilma e a batalha da comunicação

Por Antônio Mello, em seu blog:

Segundo li no Blog da Cidadania, do Eduardo Guimarães, a Comunicação da presidenta Dilma tem pesquisas que mostram que toda a campanha da mídia corporativa contra seu governo ainda não atingiu sua imagem.

Não penso assim, por isso repito quase na íntegra postagem deste blog de junho de 2011.

Dilma, África e os urubólogos

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
Por Marco Piva, no blog Escrevinhador:

Semana passada, na Etiópia, a presidenta Dilma Rousseff perdoou ou facilitou o pagamento de US$ 897,7 milhões de dívidas de doze países africanos com o Brasil. É a mesma situação daquele cartão de crédito ou financiamento das Casas Bahia que você fez e não conseguiu pagar. Seu nome foi para o Serasa e ficou “sujo”. Sem essa medida, a dúzia de nações africanas não conseguiria obter novos empréstimos e as empresas estariam impedidas de investir. Em uma frase: a decisão beneficia os países africanos, mas ajuda, sobretudo, as empresas brasileiras interessadas em investir com segurança naquele continente.

Provas que mudam julgamento do STF

Por Maria Inês Nassif, no sítio Carta Maior:

O então procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, criaram em 2006 e mantiveram sob segredo de Justiça dois procedimentos judiciais paralelos à Ação Penal 470. Por esses dois outros procedimentos passaram parte das investigações do chamado caso do “Mensalão”. O inquérito sigiloso de número 2474 correu paralelamente ao processo do chamado Mensalão, que levou à condenação, pelo STF, de 38 dos 40 denunciados por envolvimento no caso, no final do ano passado, e continua em aberto. E desde 2006 corre na 12ª Vara de Justiça Federal, em Brasília, um processo contra o ex-gerente executivo do Banco do Brasil, Cláudio de Castro Vasconcelos, pelo exato mesmo crime pelo qual foi condenado no Supremo Tribunal Federal (STF) o ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil, Henrique Pizzolato.

A inflação da carteira assinada

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

A série de reportagens pintando um cenário de apocalipse na economia brasileira, que marca as edições recentes dos principais jornais genéricos de circulação nacional, traz como pano de fundo uma tese perigosa: a de que a plena oferta de empregos seria uma das principais causas de aumento dos preços no Brasil.

Só a elite ainda é escravocrata

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

O Estadão divulga hoje, com certo ar de surpresa, os dados de uma pesquisa Ibope mostrando que a emenda constitucional que deu aos empregados domésticos os mesmos direitos de todos os trabalhadores tem o apoio de 91% dos brasileiros.

E não podia ser diferente, pois isso equivaleria a perguntar se alguém é contra ou a favor da escravidão.

O modelo econômico da oposição

Por José Dirceu, em seu blog:

O que esta em jogo realmente na defesa fanática e ortodoxa de uma taxa Selic maior como instrumento para reduzir a inflação, um maior ou menor crescimento do PIB ou o modelo desenvolvimentista? Vejam, a campanha sistemática pela elevação de novo da Selic encerra uma contradição evidente, que expressa o absurdo do aumento dos juros: persiste, tanto com o baixo crescimento anual, como quando o PIB trimestral dobra de 0,3% para 0,6%.

Bombardeio de saturação contra Dilma

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Faz todo sentido do mundo usar uma metáfora militar para definir a estratégia do grupo político que congrega meia dúzia de impérios de comunicação, três partidos de oposição e que trata de tentar cooptar partidos volúveis da base aliada contra o governo Dilma Rousseff.

Bombardeio de saturação é uma tática militar antiga. Consiste em um bombardeio intenso, rápido e concentrado, disparado de várias origens, contra uma determinada área que se quer destruir.

O julgamento de Bradley Manning

Do blog Diário do Centro do Mundo:

Mais de três anos depois de ter sido preso por conta do maior vazamento de documentos secretos na história dos EUA, o soldado Bradley Manning começa a ser julgado hoje.

Entre as acusações está a de “ajuda ao inimigo” – a qual pode fazê-lo ser condenado à prisão perpétua sem possibilidade de liberdade condicional.

Venezuela, Santos e Aliança do Pacífico

Por Atilio A. Boron, no jornal Brasil de Fato:

Por mais que se discuta, qualquer acordo econômico é também um compromisso político. O pensamento neoliberal apresenta suas opções políticas (por exemplo, promover um modelo econômico que enriquece os ricos e espolia os pobres) como se fossem resultado de cálculo técnico ou de alguma racionalidade abstrata, quando, na verdade são exatamente o contrário.

Maracanã goleia a revista Veja

Por Altamiro Borges

Com o seu crônico complexo de vira-lata e a sua oposição doentia ao governo "lulopetista", a revista Veja apostou todas as suas fichas no fiasco do Brasil na realização de importantes competições esportivas - Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíadas. Na edição de maio de 2011, o panfletinho da famiglia Civita prognosticou que os estádios não ficariam prontos no prazo. O Maracanã, segundo os agourentos, só teria a sua obra concluída em 2038! Neste domingo, o histórico estádio sediou o jogo Brasil e Inglaterra. A partida terminou empatada, mas a revista Veja levou uma goleada e foi novamente desmoralizada.

MST ocupa fazenda grilada pela Cutrale

Do sítio do MST:

Nesse domingo (02), cerca de 300 pessoas ocuparam a Fazenda Santo Henrique, nos municípios de Iaras/Borebi e Lençóis Paulista, no interior de São Paulo. Os sem terra denunciam a grilagem dos 2,6 mil hectares da propriedade pela empresa Cutrale.

Politização da Parada do Orgulho LGBT

Por Igor Carvalho, na revista Fórum:

“Manda bala gente, começa essa Parada”. Dessa forma, a ministra da Cultura, Marta Suplicy, começou a 17º Parada do Orgulho LGBT 2013. Com o tema “Para o Armário Nunca Mais, União e Conscientização”, o evento durou mais de seis horas e justificou a fama de maior manifestação do gênero no mundo.

Vic Barros, a nova presidenta da UNE


http://www.une.org.br/
Do sítio da União Nacional dos Estudantes (UNE):

O 53º Congresso da UNE terminou hoje em Goiânia com a eleição da nova diretoria e presidência da entidade. A maior organização de juventude do país elegeu a pernambucana Vic Barros, 27 anos, aluna de Letras na Universidade de São Paulo (USP) sua nova presidenta. Em um processo eleitoral que teve participação recorde e delegados representando 98% das instituições de ensino superior no Brasil, Vic foi eleita pela chapa “Bloco da unidade para o Brasil avançar, com 2607 votos (69%), dentro de um total 3.764 delegados credenciados.

Tucanos perdem sintonia com o Brasil

Por Luiz Carlos Azenha, no blog Viomundo:

“Os tucanos perderam sintonia com a maioria da população brasileira”.

Ao contrário do que eles dizem, o governo Lula rompeu com a política econômica de Fernando Henrique Cardoso.

Lula, em certa medida, tornou real o sonho de Celso Furtado em relação ao desenvolvimento regional.

A herança de Fernando Henrique

Por Marcos Coimbra, na revista CartaCapital:

Enquanto não surgir coisa mais avançada, as pesquisas de opinião continuarão a ser a melhor maneira de interpretar o pensamento da população a respeito das questões coletivas. Sem elas, ficamos com o que acha cada indivíduo ou dizem os grupos mais organizados e loquazes. Os sentimentos e atitudes da maioria permanecem ignorados. É como se não existissem.