quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

O projeto de poder de Sergio Moro

Rodrigo Maia, o Sombra

Rodrigo Maia com Alberto Fernández em Buenos Aires
Por Tereza Cruvinel, no site Brasil-247:

Com desenvoltura crescente, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, vai assumindo o papel de primeiro-ministro informal de um estranho governo semi-parlamentarista, encarregando-se de tocar a agenda parlamentar, especialmente a das reformas neoliberais que interessam ao dito mercado, e agora também a mitigar os danos causados à imagem externa do Brasil pelos desatinos ideológicos de Bolsonaro e as transgressões de seu governo em questões ambientais e de direitos humanos.

Impeachment de Trump e a Nova Guerra Fria

Charge: Anthony Garner
Por Marcelo Zero

Trump não é flor que se cheire. Pertence a uma direita radical, xenófoba e muito reacionária nos costumes.

No campo internacional, trata os imigrantes latinos como escória e leva a ferro e fogo a sua irresponsável guerra comercial contra a China. No campo interno, engana os trabalhadores dos EUA, ao não enfrentar o verdadeiro culpado da desigualdade e da falta de empregos: o modelo neoliberal.

Há, pois, muito motivos para propor seu impeachment.

Mas os motivos utilizados pelo Partido Democrata para propugnar por seu impeachment são mais reacionários que Trump.

E talvez mais sujos, também.

2019, o ano do pibinho do Guedes

Por Paulo Kliass, no site Outras Palavras:

O governo comemorou ao máximo a divulgação dos resultados relativos às Contas Nacionais divulgados pelo IBGE no início da semana. Segundo o órgão encarregado oficialmente pela elaboração e cálculo do Produto Interno Bruto (PIB), as informações para o terceiro trimestre de 2019 apontaram para um crescimento de 0,6% em relação aos três meses anteriores.

A violação à liberdade de expressão em 2019

Do Coletivo Intervozes, na revista CartaCapital:

Nesta terça-feira 10, celebramos mais um Dia Internacional dos Direitos Humanos, data criada pela Unesco em 1968 para marcar o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, aprovada vinte anos antes, em 1948. No Brasil, desde a redemocratização, pós-ditadura militar, não enfrentamos tantas ameaças concretas às liberdades fundamentais. Como a luta também é pedagógica, o Intervozes propõe lembrar, esta semana, de dez situações em que a liberdade de expressão, direito humano chave para qualquer democracia, foi violada desde o início do ano. Muitas outras foram praticadas, por agentes públicos e privados. Não nos esqueçamos de nenhuma.

Bolsonaro beneficia gigantes da comunicação

Por Helder Lima, na Rede Brasil Atual:

Ver o presidente Jair Bolsonaro falando mal de algum veículo de comunicação já é algo banal depois de praticamente um ano de seu governo. Foi assim em 29 de outubro, por exemplo, quando ele se revoltou com reportagem do Jornal Nacional que vinculou seu nome ao assassinato de Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes, em março de 2018. Revoltado, fez uma dura crítica à emissora: “Vocês, TV Globo, o tempo inteiro infernizam a minha vida, porra! […] Agora, Marielle Franco, querem empurrar pra cima de mim? Patifes, canalhas, não vai colar! Não devo nada a ninguém!”

A democracia na América Latina

Editorial do site Vermelho:

A ênfase do presidente da Argentina, Alberto Fernández, à defesa da democracia tem a ver com uma realidade comum na América Latina. Em sua posse, na terça-feira (10), ele falou de “procedimentos obscuros e linchamentos midiáticos”, de uso da justiça “para saldar discussões políticas”, da resistência ao crescimento de “movimentos autoritários” e das manifestações “contra o neoliberalismo e a desigualdade social”.

Alberto Fernández e o chefe da milícia

Por Jeferson Miola, em seu blog:                             

Com seu discurso de posse como presidente da Argentina, Alberto Fernández emergiu no cenário geopolítico como um chefe de Estado que deverá exercer relevante liderança no continente sul-americano e, ao lado de López Obrador, também na América Latina.

O discurso de Alberto Fernández marcou a distância galáctica de estatura ética, política e intelectual que separa ele de Jair Bolsonaro.

Em toda história secular de conflitos e ressentimentos; de convergências e entendimentos entre Argentina e Brasil, nunca se havia observado uma diferença tão abissal de perfil entre governantes dos 2 países.

Um dia no bairro mais desigual do mundo

Vai ter greve dos caminhoneiros?

Bolsonaro, a pirralha e os indígenas

Lula e a luta para derrotar o fascismo

Bolsonaro e o pior do mundo

Causas dos massacres como o de Paraisópolis