quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

O jogo sujo contra a Petrobras

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br
Editorial do sítio Vermelho:

Há uma pergunta que não é feita, na recente onda de avaliações negativistas sobre o desempenho da Petrobrás em 2012: qual é o papel de uma empresa estatal de infraestrutura do porte petroleira brasileira?

O alarmismo dos jornalões conservadores, dos comentaristas “econômicos” ligados à especulação financeira e dos consultores de investimentos descreve um cenário quase falimentar para a Petrobrás. Equiparam os lucros menores alcançados em 2012 a um prejuízo que não ocorreu. A realidade é inversa; embora tenha ficado 36% abaixo da expectativa, a Petrobras teve lucro de 21,2 bilhões de reais, o que não é pouco.

Cantanhêde cutuca Aécio, o “ausente”

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br
Por Altamiro Borges

Judith Brito, a executiva da Folha que presidiu a Associação Nacional dos Jornais (ANJ), já havia criticado a apatia da direita partidária no país. Segundo ela, a imprensa devia, então, ocupar o papel dos partidos oposição. Em sua coluna de hoje, Eliane Cantanhêde segue as ordens da chefona e dá uma bronca até em Aécio Neves, o cambaleante presidenciável tucano. “O PIB de 2012 foi pífio, a inflação se assanha e a Petrobras derrete, mas as pessoas gastam e a popularidade de Dilma aumenta. Cadê a oposição? O gato comeu”.

Estudantes da USP organizam protesto

Por Gisele Brito, na Rede Brasil Atual:

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade de São Paulo (USP) está articulando com movimentos sociais e sindicatos manifestações em protesto à denúncia da promotora Eliana Passarelli, do Ministério Público do Estado de São Paulo, anunciada ontem (5), contra 72 estudantes que ocuparam a reitoria da universidade em 2011. Os alunos são acusados de pichação, desobediência judicial, danos ao patrimônio público e formação de quadrilha. Entre eles há quatro funcionários da universidade.

DaMatta não sujou a mão de óleo

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

O antropólogo Roberto DaMatta roda a baiana e declara, em sua coluna de hoje, que “não aceita”. Esse é o título de seu artigo.

É um chilique highsociety do início ao fim, daqueles cheios de pose, ao estilo Cansei. À imaginação, vêm cenas de um coquetel regado a champagne e lagostas, com madames indignadas vociferando impropérios contra a degeneração moral do país. Há tempos, nosso respeitado acadêmico dá mostras do que chamarei, à falta de outro termo, de senilidade midiática. O sujeito fica velho, quer levar uma vida mansa, então passa a escrever artigos reacionários para a grande imprensa, faturando em cima de seu passado. DaMatta, Gullar, João Ubaldo, Nelson Motta. Até o Bucci está entrando nessa. É moleza. Basta sentar a mamona no PT.

Ataque à Petrobras beira a sabotagem

Por José Dirceu, em seu blog:

Os editoriais e a mais recente ofensiva da imprensa contra a Petrobras não têm raiz no seu balanço de 2012, já que a empresa não apenas deu lucro de R$ 21,18 bilhões como mantém seu plano de investimentos e caminha para aumentar cada dia mais a produção em geral.

Livro sobre ‘mensalão’: novo best-seller

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

O blogueiro recebe da “Geração Editorial” release de livro que está para ser lançado e que, por razões que serão explicadas adiante, pode reeditar o sucesso de obra anterior publicada pela mesma editora, “A Privataria Tucana”, do jornalista Amaury Ribeiro Jr., que, entre o fim de 2011 e início de 2012, tornou-se o maior best-seller político do século XXI no Brasil.

Comida mais barata; oposição perdida

Por Cadu Amaral, em seu blog:

A presidenta Dilma Rousseff disse em entrevista que vai desonerar os produtos da cesta básica integralmente. Além de revisar os produtos que a compõe. A definição dos produtos que a compõe é antiga e também será revisada, segundo Dilma.

O PSDB, PPS, DEM e a “grande imprensa” oram contra a redução da tarifa de energia, será que serão contra a redução do preço dos alimentos também?

Folha, 'Falha' e liberdade de expressão

Por Renato Rovai, em seu blog:

No próximo dia 20 será julgado, em segunda instância, o caso Falha de S.Paulo x Folha de S.Paulo. Trata-se de um julgamento de fundamental importância para a defesa da liberdade de expressão.

O site Falha de S.Paulo, criado pelos irmãos Mário e Lino Bocchini, era uma divertida paródia do jornal Folha de S.Paulo e brincava com os recorrentes erros da publicação da família Frias. Porém, Lino e Mário mexeram em um verdadeiro vespeiro. Uma vez parodiada, a Folha convocou ao ataque seus advogados

Os 10 anos do PT na economia

Por João Sicsú, na revista CartaCapital:

Ninguém pode negar: o Brasil mudou para melhor. Dez anos de governos do PT proporcionaram profundas mudanças econômicas e sociais. A sociedade mudou. A desesperança dos anos 1990 foi transformada em otimismo e em uma nova pauta de desejos e exigências. Os governos do PT geraram também uma aglutinação oposicionista composta de forças liberais, de seitas conservadoras, de grupos rentistas, de famílias que controlam grandes meios de comunicação, de altos funcionários de carreiras de Estado e, por último e com menos importância, três ou quatro partidos políticos.

A decadência do jornal El País

Por Marcos Roitman Rosenmann, do jornal mexicano La Jornada, no sítio Carta Maior:

Já passa uma década que o Grupo Prisa, dono do periódico ‘El País’, conglomerado cultural, ideológico e político, e que conta com semanários, livros didáticos e literários, jornais esportivos e econômicos, cadeias de rádio e televisão, cobre a realidade latino-americana pautado na calúnia e na difamação.