sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Bolsonaro rosna que Globo é inimiga. Será?

Por Altamiro Borges

Logo após Gustavo Bebianno ser despachado do laranjal de Jair Bolsonaro, a revista Veja vazou os áudios das conversas entre o “capetão” desleal e o defecado que revelaram várias histórias picantes e até hilárias.

Entre elas, a de que o presidente tuiteiro – a exemplo do seu ídolo e capataz Donald Trump – é um grande mentiroso, que adora fake news. Ele havia jurado que não tinha conversado com o seu ex-amigão, o que os áudios desmentem. Em outro contexto, a mentira poderia resultar até em abertura de pedido de impeachment.

Venezuela, a maior ajuda é construir a paz

Editorial do site Vermelho:

A divulgação, quase em tempo real, dos preparativos para uma intervenção comandada pelos Estados Unidos contra o estado soberano da Venezuela ameaça a paz em todo o continente sul-americano. A ação intervencionista anuncia-se travestida de ajuda humanitária, supostamente para amenizar as dificuldades vividas pelo povo venezuelano.

As cargas de trigo e remédios, na verdade, são invólucros de mais uma guerra por petróleo capitaneada por Donald Trump. Tanto é assim que os Estados Unidos deslocaram à região navios de guerra e soldados.

Paulo Preto operava 'conta ônibus' do PSDB

Da Rede Brasil Atual:

A prisão de Paulo Vieira de Souza, suposto operador de propinas do PSDB conhecido como Paulo Preto, ameaça políticos do PSDB. Suspeito de operar propinas da empreiteira Odebrecht, ele foi preso preventivamente na última terça-feira (19). Segundo o Ministério Público Federal (MPF), teria movimentado ao menos R$ 130 milhões, entre 2007 e 2017, em contas na Suíça.

Em delação premiada, o doleiro Adir Assad, que operava o dinheiro ilegal movimentado pela empreiteira, acusa Paulo Preto de manter outros R$ 100 milhões em uma casa e em um apartamento em São Paulo.

Heraldo Pereira mente sobre a Venezuela

Por Afrânio Silva Jardim, no blog Diário do Centro do Mundo:

Tudo isto é muito triste. Todos sabemos que os jornalistas têm consciência da realidade; bem sabem que estamos diante de sórdidas estratégias e manobras para derrubar um governo eleito na Venezuela.

Eles sabem que estão mentindo quando dizem que houve fraude nas eleições do Nicolás Maduro. O que houve foi um equivocado boicote da oposição. Alguns seguimentos da oposição se negaram a concorrer, a participar do pleito eleitoral.

Dizer que a eleição de Maduro não é legítima significa não dizer nada, ou dizer que não gostou dela...

Previdência: direito ou mercadoria?

Por Paulo Kliass, no site da Fundação Maurício Grabois:

Com o transcorrer dos primeiros dias do governo do capitão e dos seus generais, as diferentes opiniões e projetos de sua equipe começam a apresentar seus conflitos de forma explícita perante a sociedade. Pouco a pouco começa a ficar mais claro que a eleição de outubro passado deveu-se muito mais a uma confluência de interesses e descontentamentos do que à concordância afirmativa quanto a um programa de governo.

As maldades da "reforma" da Previdência

Lava-Jato avança no PSDB após saída de Moro

Por Ricardo Kotscho, em seu blog:

A seletividade e o partidarismo do ex-juiz Sergio Moro fica cada dia mais evidente à medida em que avançam as investigações da Lava Jato sobre o PSDB.

Não por coincidência: o muro de proteção dos tucanões de estimação está caindo depois que Moro deixou a República de Curitiba para ser ministro da Justiça de Jair Bolsonaro.

Beto Richa, ex-governador tucano do Paraná, está preso, acusado de vários crimes de corrupção.

Paulo Preto, o célebre operador dos tucanos graúdos de São Paulo, também está preso.

Aloyzio Nunes Ferreira, ex-chanceler tucano, foi alvo de buscas e apreensão em seus domicílios, e também está sendo investigado.

“Guerra ao Terror” e Império em desarranjo

Por Stephanie Savell, no site Outras Palavras:

Quando eu comecei a mapear todos os lugares no mundo onde os EUA ainda estão lutando contra o terrorismo, tantos anos depois, não achei que seria tão difícil assim fazê-lo. Isso foi antes do incidente em 2017 no Níger, no qual quatro soldados dos EUA foram mortos em uma missão de contra- terrorismo e os norte-americanos puderam suspeitar do quão longe esta “guerra” pode realmente chegar. Imaginei um mapa que iria destacar o Afeganistão, Iraque, Paquistão e Síria – os lugares que muitos norte-americanos automaticamente pensam estar associados com a guerra ao terror – bem como talvez uma dúzia de países menos notáveis, como Filipinas e Somália. Eu não tinha ideia de que estava embarcando em uma odisseia de pesquisa que iria, em sua segunda atualização anual, mapear as missões de contra-terrorismo dos EUA em 80 países em 2017 e 2018, ou 40% das nações neste planeta (um mapa primeiramente publicado na revista Smithsonian).

Jandira Feghali desmonta Joice Hasselman

O Globo manipula, na política e no esporte

Por Wevergton Brito Lima, no site Pega na Geral:

Um dos métodos mais antigos e eficazes que o jornal O Globo usa para manipular informações tem como base a constatação de que grande parte dos leitores só lê a manchete de uma matéria, ou o seu primeiro parágrafo, chamado, no jargão jornalístico, de “lead” ou lide.

Na edição desta sexta-feira (22), em uma leitura rápida, já encontramos dois exemplos deste método. A proposta da reforma da previdência, enviada pelo Governo ao Congresso, pode ser resumida da seguinte forma: iremos nos aposentar muito perto de morrer, ganhando um salário miserável, o que, aliás, apressará nossa morte. Um plano morbidamente bem bolado. Parece até feito por milicianos.

Oposição denuncia o golpe da Previdência