domingo, 14 de outubro de 2012

Haddad cutuca vice de Serra. E a Veja?

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br
Por Altamiro Borges

O candidato Fernando Haddad (PT) parece que decidiu não levar mais desaforo para a casa. Passado o primeiro turno das eleições para a prefeitura paulistana, ele tem sido alvo de ataques diários e histéricos de José Serra. Apavorado com a hipótese da sua aposentadoria na política, o tucano só falta culpá-lo pelo caos no metrô ou pela onda de violência em São Paulo! Diante de tanta virulência, Haddad resolveu dar o troco e lembrou, ontem, que o vice de José Serra está sendo investigado por irregularidades na prefeitura.

Contraponto online aos donos da mídia

Por João Brant

Em iniciativa que pretende ser um contraponto à Assembleia Geral da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), a campanha Para Expressar a Liberdade, em parceria com a posTV, a Carta Maior, Revista Fórum, Brasil de Fato e Caros Amigos, vai promover nesta segunda-feira (15) uma contraconferência online para discutir liberdade de expressão na América Latina.

Mensalão: vitória de Pirro da oposição

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Pirro, rei de Épiro e da Macedônia, foi um dos mais renhidos adversários dos romanos, quando estes ainda lutavam com dificuldade para estabelecer sua hegemonia no mundo antigo. Numa batalha de grandes proporções ocorrida na costa da Itália, o exército de Pirro derrotou os romanos. No entanto, quando um indivíduo cumprimentou Pirro publicamente pela vitória, o rei – para surpresa geral – respondeu com tristeza: “mais uma vitória dessas e estamos perdidos”.

As "bolinhas de papel" de José Serra

Amil e a "americanização" da saúde

Por Cida de Oliveira, na Rede Brasil Atual:

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) deverá anunciar nos próximos 15 dias se aprova a venda da Amil, maior operadora de planos de saúde no Brasil, para a UnitedHealth Group, gigante do setor nos Estados Unidos. A transação, que já vinha sendo estudada há alguns meses, foi anunciada nesta terça-feira (9). O negócio envolve a venda de 90% da Amil para a United pela quantia de US$ 4,3 bilhões. A legislação brasileira proíbe a participação de capital estrangeiro em hospitais brasileiros, mas não impede em operadoras de planos de saúde. Representantes de usuários de planos de saúde já manifestaram temores. Toda vez que há fusões ou vendas eles são afetados principalmente com mudanças na rede credenciada.

Serra, Alckmin e a democracia tucana

Por Renato Rovai, em seu blog:

É fantástico como o PSDB exerce sua democracia interna. Sem muitas firulas, arrisco dizer que ela é igual a Alckmin + Serra. Será que estou errado? Vamos, então, a um breve passeio histórico.

Serra e a capital mundial da homofobia

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Toda eleição de que José Serra participa é a mesma coisa: por não ter o que oferecer como administrador ele desanda a traficar preconceito e ignorância, drogas que tenta fazer a população consumir de forma a esquecer a discussão – vital em processos eleitorais – sobre os problemas e os projetos administrativos a que os políticos devem dar respostas.

Regina Duarte no convescote da SIP

Por Bia Barbosa, no sítio Carta Maior:

Teve início nesta sexta-feira (12), em São Paulo, a 68ª Assembléia Geral da SIP, a Sociedade Interamericana de Imprensa, que reúne os maiores veículos do continente e, como ela própria afirma, tem como um dos eixos de sua missão proteger os interesses da imprensa nas Américas, além de defender a liberdade de imprensa “onde quer que esteja sendo ameaçada”. O evento volta ao país depois de 11 anos. A última vez que uma Assembléia Geral da SIP realizou-se no Brasil foi durante o governo Fernando Henrique Cardoso, que, não coincidentemente, será um dos palestrantes do evento, na próxima segunda-feira (15).

Mídia: "Lula e Dilma deixam a desejar"

Por Nilton Viana, no jornal Brasil de Fato:

A secretária nacional de Comunicação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e coordenadora geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Rosane Bertotti, acredita que a comunicação é um direito humano, e que, portanto, cabe ao Estado adotar políticas públicas para assegurar esse direito. Segundo ela, os grandes conglomerados de mídia têm posição cativa ao lado do capital, atuando como correia de transmissão da ideologia mais reacionária, de privatização, desmonte do Estado, arrocho salarial, retirada de direitos sociais e trabalhistas.

O fim de um ciclo político

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Luis Nassif, em seu blog:

Semanas atrás escrevi sobre o fim da geração das diretas, o grupo que, a partir de São Paulo, dominou a cena política nacional, através do PSDB e do PT.

Do lado tucano, Covas, Fernando Henrique, Sérgio Motta, entre outros; do lado petista, Lula, Dirceu, Mercadante, Suplicy, Martha. Do lado dos peemedebistas históricos, Ulisses e Tancredo.

Venezuela derrota a Santa Aliança

Por Angel Guerra Cabrera, no sítio Vermelho:

Coalizão internacional foi como Hugo Chávez chamou. E foi isto que a Revolução Bolivariana enfrentou nas eleições presidenciais de 7 de outubro. Não só uma aliança de forças locais, com muito poder financeiro e um candidato que intelectualmente não chega nem à sola dos sapatos de Chávez. Enfrentou um poderoso agrupamento de Estados imperialistas, oligarquias latino-americanas e a direita de ultramar, que decidiu jogar toda a carne na churrasqueira para de uma vez por todas se livrar do incômodo presidente venezuelano.

Europa faz guerra e ganha Nobel da Paz

Por José Reinaldo Carvalho, no blog Resistência:

A União Europeia (UE) ganhou na última sexta-feira (12) o Prêmio Nobel da Paz de 2012. O júri destacou em sua justificativa as “conquistas” para "o avanço da paz e a reconciliação" na Europa, assim como para o estabelecimento "da democracia e dos direitos humanos" no continente.

O distorcido efeito dos mensalões

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br
Por Paulo Moreira Leite, na coluna Vamos combinar:

As primeiras pesquisas de São Paulo mostram que o efeito do mensalão pode não ter sido tão grande quanto os adversários de Fernando Haddad esperavam e os petistas temiam.

Essa impressão se confirma com o bom desempenho do PT em plano nacional. Tornou-se o partido com maior número de votos. Entre os grandes, foi o único que ampliou o número de prefeituras. Também avançou entre as cidades com mais de 200 000 habitantes.

Recado à SIP: Basta de enganação!

Por Adolfo Pérez Esquivel, no sítio da Agência Latinoamericana de Informação (Alai):

De 12 a 16 de outubro, em São Paulo, ocorre a 68ª Assembleia da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP). Este cartel, conformado fundamentalmente pelos donos dos grandes meios de comunicação corporativos, tem previsto “examinar” a situação da liberdade de expressão no continente, com o explícito propósito de colocar no banco dos réus os governos que têm assumido a responsabilidade de abrir caminhos à perspectiva de avançar na democratização dos meios de comunicação.