domingo, 29 de abril de 2018

Em Maricá, especialistas debatem a internet

Por Felipe Bianchi, no site do Centro de Estudos Barão de Itararé:

A força da Internet, seus problemas e suas oportunidades foram temas de discussão na manhã deste sábado (28), durante o Seminário Os desafios da comunicação nos governos progressistas, em Maricá/RJ. Sergio Amadeu, Flávia Lefèvre e Leandro Fortes trocaram ideias sobre as portas que o ambiente digital abre para dinamizar a relação entre as administrações públicas e os cidadãos e, por outro lado, os perigos da falta de proteção a dados pessoais e as dificuldades em se universalizar a banda larga no Brasil.

É o Moro e a Globo contra o resto!

Atentado em Curitiba pede união da esquerda

Foto: Gibran Mendes/MST
Por Ricardo Kotscho, em seu blog:

Tinha acabado de ler a coluna do André Singer na Folha deste sábado - “O desafio da esquerda” - quando abri o computador e encontrei a notícia no UOL:

“Ataque a tiros em acampamento pró-Lula em Curitiba deixa dois feridos; polícia investiga”.

Foram mais de 20 tiros com arma de 9 mm disparados durante a madrugada contra o acampamento em frente ao prédio da Polícia Federal onde o ex-presidente Lula está preso numa solitária há exatas três semanas.

O falso arrependimento do jornal O Globo

Por Maurício Dias, na revista CartaCapital:

O argentino Adolfo Pérez Esquivel, vigoroso ativista de direitos humanos, passou por aqui recentemente. Por alguns dias. Poucos brasileiros, hoje um total de 210 milhões de almas, souberam disso e tampouco se interessaram ou foram estimulados a ver, ler ou ouvir sobre o assunto. Ele não aparecia nos jornais, nas rádios ou na televisão.

Prêmio Nobel da Paz em 1980, ele tentou visitar o ex-presidente Lula trancafiado, após longa perseguição do Judiciário e da mídia, em uma prisão da Polícia Federal na cidade de Curitiba, capital do Paraná. Lula paga uma punição sem prova.

Moro e o sistema de propinas da Odebrecht

Por Jeferson Miola, em seu blog:

São fortes as suspeitas de que o sistema de gestão de propinas da Odebrecht, conhecido como mywebday, foi fraudado com o objetivo de produzir provas falsas para incriminar Lula no processo do sítio de Atibaia.

A manipulação no mywebday teria ocorrido após a Odebrecht entregar o sistema com as senhas e códigos de acesso aos procuradores da Lava Jato. Ou seja, quando o material já estava sob a custódia da Lava Jato.

A crise econômica e o "efeito Lula"

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

O Brasil da classe média que aparece nos jornais é algo bem diferente do Brasil real do povão, onde as dificuldades, que nunca se atenuaram de forma significativa nos últimos anos, voltaram a crescer de forma vertiginosa.

Nos jornais, basta a sua própria observações, anuncia-se a toda hora “fatos positivos”: queda dos juros, índice de inflação mais baixo deste “X” anos, crescimento nas vendas de automóveis e disto e mais aquilo.

Crise política até o último round

Por Tereza Cruvinel, no Jornal do Brasil:

É exagerado o nervosismo dos procuradores da Lava Jato e seus arqueiros com a decisão da Segunda Turma do STF, de enviar para São Paulo, e não para o juiz Sergio Moro, as delações da Odebrecht relacionadas com outros dois inquéritos contra o ex-presidente Lula. Sua defesa não perdeu tempo e pediu a remessa à Justiça paulista dos processos que tratam do sítio de Atibaia e da compra inconcluída, pela construtora, de terreno que abrigaria o Instituto Lula. Moro negou. Afinal, o acórdão nem foi publicado.

Tiros contra acampamento atingem todos nós

Foto: Neudicleia de Oliveira/Brasil de Fato
Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Os 20 tiros contra o acampamento de Curitiba colocam a crise política num novo patamar de gravidade.

Está claro, agora, que a violência - em grau homicida - deixou de ser um lance episódico para se incorporar ao cotidiano como um instrumento de ataque às forças que resistem a miséria, à perda de direitos e à entrega do país aos senhores do capital financeiro e ao império norte-americano.

Não vamos perder a lucidez. Um ataque com tamanho grau de periculosidade só ocorre quando os seus autores têm certeza de que jamais serão encontrados. Sabem que poderão contar com a conivência - se não for coisa pior - de autoridades que tem obrigação de proteger uma população pacífica, que batalha 24 horas por dia para defender suas condições de vida e não abandonou o sonho de construir um país melhor para filhos e netos.

O golpe do impeachment em Minas Gerais

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

O golpe tentado contra o governador Fernando Pimentel é da mesma natureza do que foi aplicado contra a presidente Dilma Rousseff. Os motivos são os mesmos, os personagens, os mesmos, e os álibis são os mesmos.

O golpe está sendo articulado a partir de Brasília, com a coordenação de Michel Temer e Romero Jucá, em cima da tecnologia de golpe desenvolvida por Eduardo Cunha, avalizada pelo Supremo Tribunal Federal, incorporada pelo PMDB, comprovando que a Lava Jato conseguiu entronizar no poder o maior sistema de corrupção política da história.

Para entender:


A Globo e o terror em Curitiba

Por Bajonas Teixeira, no blog Cafezinho:

Desde duas semanas, vem sendo pedido pela PF e pela prefeitura de Curitiba, a transferência de Lula da sede da Polícia Federal. O atentado a tiros contra o acampamento em que se encontram os manifestantes pro-Lula é uma manobra ridícula e criminosa para forçar essa decisão. E que, justamente por ser ridícula e criminosa, tem tudo para dar certo. Como ocorreu em todos os estados fascistas, atos programados de terrorismo para justificar decisões políticas (como o incêndio do Reichstag logo após a ascensão de Hitler na Alemanha) nunca são punidos. Há, é verdade, uma lei antiterror no país, mas ela não será usada. De todo modo, o pior terrorismo é a insistência, sem qualquer motivo a não ser o desejo de degradar as condições de aprisionamento de Lula, em sua transferência da sede da PF.

Atentado no Paraná incrimina Bolsonaro

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

O nome do deputado Jair Bolsonaro apareceu nos ataques a tiros à caravana de Lula no Paraná e ao acampamento próximo à prisão em que está o ex-presidente. No caso do atentado ao acampamento, a polícia colheu testemunhos e vídeos que revelam que os atiradores gritavam “Bolsonaro 2018”.

O STF precisa juntar incitação à violência ao processo por racismo que conduz contra o candidato fascista. E, em seguida, precisa tirá-lo da eleição.

Eduardo Azeredo e a blindagem da mídia

Por Cynara Menezes, no blog Socialista Morena:

É absolutamente patética a tentativa da mídia comercial de comparar a condenação do tucano Eduardo Azeredo no mensalão com a do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Lava-Jato. Não vou nem falar sobre a diferença de estatura entre as duas figuras: um, ex-governador mineiro e político obscuro do PSDB; outro, uma das personalidades brasileiras mais prestigiadas mundialmente no século 21 e ex-presidente que continua à frente das pesquisas mesmo na cadeia.

Tiros no Paraná e a frente antifascista

Por Eleonora de Lucena e Rodolfo Lucena, no site Tutaméia:

Mais de 20 tiros foram disparados nesta madrugada contra o Acampamento Marisa Letícia, em Curitiba. Atingido no pescoço, o sindicalista Jeferson Lima de Menezes, 39, foi levado à UTI do Hospital do Trabalhador, onde respira por aparelhos. Uma mulher também ficou ferida, mas sem gravidade. Conforme a polícia, cápsulas de pistola 9 mm foram recolhidas no local pelos peritos. Um inquérito foi aberto.

Relatos dos participantes do acampamento afirmam que um homem desceu de um carro e fez os disparos. Eram 4 horas da manhã. Antes, rojões tinham sido disparados e um carro circulara pelo local ameaçando os acampados. “Vou voltar para te matar!”, ouviram.