quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Auschwitz e a luta pela democracia

Editorial do site Vermelho:

Nesta segunda-feira (27), cerimônias realizadas em todo o mundo marcaram a passagem dos 75 anos da libertação de Auschwitz pelas tropas soviéticas. Em todas elas foi reafirmada a condenação ao criminoso regime hitlerista cuja derrota exigiu uma ampla aliança para superar uma das maiores encruzilhadas já enfrentada pela humanidade.

Esquerda, governo e lições históricas

López Obrador, presidente do México
Por José Luís Fiori, no site Outras Palavras:

Entre 1922 e 1926,
Leon Blum desenvolveu uma distinção conceitual
entre a “conquista do poder” e o “exercício do poder”.
A “conquista do poder” era uma ideia revolucionária
embora não fosse necessariamente um ato violento,
que levaria a uma nova ordem social
baseada em novas relações de propriedade [..]
E o segundo conceito – de “exercício do poder” –
funcionaria como uma justificação teórica
para quando o Partido Socialista Francês
fosse obrigado a governar,
antes que as condições da conquista do poder
estivessem maduras”

D. Sassoon, “One Hundred Years of Socialism”,
Fontana Press, London, 1997, p. 53


Um criminoso chamado Abraham Weintraub

Por Eric Nepomuceno, no site Brasil-247:

No dia 13 de dezembro – há pouco mais de um mês – publiquei aqui no 247 uma coluna com o seguinte título: ‘Se for verdade, enfim uma boa notícia!’. Estava me referindo aos boatos, já intensos, de que um paspalho chamado Abraham Weintraub seria catapultado do ministério da Educação.

Bem: como do governo do Jair Messias vem de tudo um pouco, menos notícia boa, a abjeta aberração continuou no cargo até pelo menos a tarde da terça-feira 28 de janeiro.

A questão é que agora já não se trata apenas de um idiota prepotente, um mentiroso compulsivo, um sacripanta despreparado para o que for: o que ele cometeu no ENEM foi crime, no sentido figurado e também no sentido literal da palavra. Trata-se, portanto, de um criminoso.

Um animal, claro, porém criminoso.

Juristas denunciam prefeito de Porto Alegre

Por Jeferson Miola, em seu blog:

A AJURD – Associação de Juristas pela Democracia ingressou no Ministério Público do RS com representação contra o Prefeito de Porto Alegre Nelson Marchezan Júnior/PSDB pela prática de crime de responsabilidade no uso de verbas públicas para gastos com publicidade ilegal, em desacordo com a Lei Orgânica do Município e as Constituições Estadual e Federal.

A representação é assinada pelo Presidente da AJURD, Mario Luiz Madureira, e por juristas como o ex-Procurador-Geral do Estado, Gabriel Pauli Fadel, o professor e pós-Doutor em Direito Lenio Streck, as advogadas Jucemara Beltrame, Luciane Toss, Luísa Stern, Maritânia Dallagnol e os advogados Daniel Severo Schiites, Jorge Buchabqui, Jorge Garcia de Souza, Leonardo Kauer Zinn e Ramiro Goulart.